Bate bola – Sergio Luiz

Olha o timaço da A. A. Comercial, em 1955. A foto pertence ao acervo do Décio Amorim.

Em pé da esquerda para a direita: DPI, Fala-Fina, Bulau, Décio Amorim, Paraíso, Murtha, Martinelli e Macaé. Agachados: Bila, Zé Darci, Índio, Márcio, Cauper, Alcione e Guará.

Mais uma pra conta

Na minha opinião, a vitória sobre o Botafogo (PB) por 2 a 1 foi mais importante do que a goleada sobre o Manaus por 5 a 0. Explico: vencer o time amazonense foi importante porque serviu para reabilitar o time do Voltaço, que estava abatido pela derrota de 3 a 0 para o Altos (PI). Deu moral e confiança. Assim, os comandados de Neto Colluci não tomaram conhecimento do adversário, que jogava em seu campo. Propuseram o jogo, e saíram na frente com gol de MV. Mesmo sofrendo o empate, o time teve tranquilidade, não se abalou e venceu com gol de Emerson Júnior. Podia até aumentar o placar.
O jogo deste sábado, 19, às 17 horas, contra o Paysandu, será um bom teste para sabermos se o tricolor de aço está mesmo evoluindo. Afinal, vai pegar o atual campeão paraense, jogando em seus domínios. Mas acredito que se o Volta Redonda se impuser em campo, sem querer jogar pelo empate, poderá trazer mais três pontos e subir ainda mais na tabela de classificação. E vale aquele ditado: Quem joga para não perder, esquece como vencer. Quem viver verá!

Reforços
A diretoria do Volta Redonda anunciou a contratação do zagueiro Júlio César, 23 anos, revelado pelo Friburguense. Com a saída de Andrey, o Voltaço chegou a pensar em contratar o goleiro Neguete, da Portuguesa, Jefinho, do Resende e Lucão, do Madureira. Porém, a comissão técnica vai apostar nos garotos da casa, como é o caso de Vinícius, que vem dando conta do recado, e ainda Avelino e Adner.

Perguntas
O volante Wiliam Chumbinho, 17 anos, formado nas divisões de base do Voltaço, assinou o seu primeiro contrato como profissional, mas logo foi emprestado para o Bragantino. Segundo os dirigentes, o Voltaço mantém 70% dos direitos econômicos fixados. Pergunta: 70% de qual valor? Tem mais. Se o garoto é bom porque não ficar com ele para a série C? Outra: Quanto o Voltaço vai receber pelo empréstimo do atleta?

História
Certa vez montamos um time de futsal na família para disputar um torneio no Clube Paranhos, no Rio de Janeiro. No primeiro jogo, nosso goleiro não apareceu e escalamos um dos primos, o Zé Camargo, que usava óculos de fortíssimo grau, tipo fundo de garrafa. Pior: teve que jogar sem eles. Só que nosso herói fechou o gol. Detalhe: não fez uma defesa com as mãos. Ele abaixava, a bola batia na testa. Tentava pegar em cima e a redondinha estourava no peito. Enfim, vencemos a primeira por 2 a 0.  Classificados, fomos para o segundo jogo, e da mesma maneira, Camargo, mesmo não enxergando quase nada, salvava a pátria com defesas milagrosas. Fomos para a final contra um timaço da Marinha. Antes, nosso time se concentrou num boteco ao lado e toma-lhe chope. Foi quando chegou o goleiro “titular”. Imediatamente trocamos o goleiro e o pior aconteceu. Com dois minutos, o goleiraço já tinha tomado dois gols. Perdemos por 3 a 1. Isso confirmou que em time que está ganhando, mesmo sem um bom goleiro, não se mexe. É mole?

Barra Mansa
A prefeitura de Barra Mansa, por meio da subsecretaria de Juventude, Esporte e Lazer (SMJEL), lançou um projeto de ‘Iniciação Desportiva’ para descobrir novos atletas em modalidades de alto rendimento, como basquete, vôlei, handebol e futsal. As aulas acontecerão todas às terças e quintas, às 19 horas, na quadra do Colégio Municipal Leonísio Sócrates Batista, no Roberto Silveira. As atividades serão gratuitas e podem ser praticadas por qualquer pessoa acima de 15 anos. Inscrições no local das aulas.

Brilhando
Dois ex-jogadores do Voltaço andam brilhando pelo mundo da bola. O atacante Caio Canedo, 30 anos, vive a expectativa de levar os Emirados Árabes à Copa do Catar em 2022. Naturalizado, Caio fez um dos gols da vitória por 3 a 1 sobre a Tailândia, pelas eliminatórias da Ásia. O outro é Pedro Castro, 28 anos, que das divisões de base do tricolor de aço, foi liberado para o Santos. Depois rodou por diversas equipes na Espanha e pelo Brasil. Hoje é uma das peças mais importantes do Botafogo.

Raulino
Flamengo e Fluminense deverão realizar alguns dos seus jogos em Volta Redonda. Um deles seria o do Fla contra o Fortaleza, marcado para a próxima quarta, 23. O Flu deverá jogar por aqui no dia 27, domingo, às 16 horas, contra o Corinthians e no dia 30, quarta, às 20h30min, contra o Atlético-PR. Tem mais. O time sub-20 do Botafogo decide amanhã, domingo, 20, a Copa do Brasil da categoria contra o Curitiba. No primeiro jogo, empate de 1 a 1. Um novo empate leva a decisão para os pênaltis.

Bola fora
Para a morte do professor Marcelo Chaves, o Marcelão do Handebol, aos 66 anos, vítima da Covid-19. Formado em Educação Física, trabalhou muito tempo no Recreio do Trabalhador e também no Clube dos Funcionários. Chegou a ser convocado para a seleção brasileira de handebol. Lamentável perda. Foi uma grande figura e um grande desportista. Lamentável!

Bola dentro
Para a segunda vitória consecutiva do Voltaço na série C, sobre o Botafogo, da Paraíba, por 2 a 1, em João Pessoa. O Volta Redonda ocupa a segunda posição, com seis pontos, um a menos do líder, o Ferroviário, do Ceará. Tá valendo!

Deixe um comentário