Tragédia anunciada
Quando o Volta Redonda conquistou a Série C, em 2024, e subiu para a Série B, o torcedor mais empolgado passou a sonhar com o tricolor na Série A. Outros, como eu, pensavam de forma diferente: seria bom se o clube conseguisse se manter na segunda divisão e que se estruturasse para, em um ano ou dois, finalmente chegar à elite do futebol brasileiro. Mas tudo foi por água abaixo. Todos erramos, e o tricolor de aço foi rebaixado – está de volta à Série C – por ter feito uma péssima campanha.
O sucesso de ter sido campeão da Série C subiu à cabeça dos dirigentes.
Resultado: planejaram tudo errado. Mantiveram o treinador, talhado para a Série C, e inexperiente na Série B, onde nunca treinou uma equipe. Isso foi comprovado ao longo da competição, quando não conseguiu manter uma base e nem tampouco implantar um padrão de jogo que levasse o time às vitórias. Se perdeu quando era obrigado a escalar jogadores, provavelmente de empresários, que, mal fisicamente, chegavam e logo entravam no time.
Só para que o leitor entenda, o Voltaço contratou três jogadores para cada posição. Foram 33 refugos, pernas de pau, bonzinhos, nenhum craque. Pior, chegaram pelas mãos de empresários ávidos por empurrar goela abaixo seus apadrinhados. Os garotos da base foram deixados de lado. Tem mais. Os dirigentes, mais preocupados em faturar, ainda se deram ao luxo de negociar alguns jogadores, como Gabriel Bahia, Pierre e Robinho, que até estavam se saindo razoavelmente dentro do contexto geral. Motivo: as propostas eram irrecusáveis.
Oras, o Volta Redonda deve ter arrecadado uns 10 milhões de reais na competição, incluindo cotas de TV. Tudo bem que as despesas são grandes, mas a CBF banca o transporte aéreo e terrestre, a hospedagem e a alimentação da equipe. Os clubes mandantes pagam apenas a arbitragem, sendo que a renda da partida fica toda com o dono da casa. Neste item, o Volta Redonda deve ter amargado um baita prejuízo devido à péssima campanha, o que afastou o torcedor do Raulino, já que ele não é bobo.
Enfim, a tragédia era esperada. Agora não adianta chorar em cima do leite derramado. Apanhando é que se aprende. O Volta Redonda terá que começar tudo de novo na Série C de 2026. Pode até sonhar em retornar à série B, afinal, sonhar não custa nada. Quem viver verá!
Na Geral
Dispensado
O Volta Redonda dispensou o seu treinador. Agora é tarde demais, deveria ter sido demitido logo no primeiro turno. Por que ficou, só os dirigentes sabem e não vão revelar nem que a vaca tussa… Aliás, o Voltaço é o único clube no Brasil que viu que o barco ia afundar e não tomou providências para salvá-lo. Uma pena.
Adversários
Como ainda faltam dois jogos para o enterro, o Voltaço terá de retornar a campo neste sábado, 15, para enfrentar a Chapecoense, no Raulino. E vai encerrar sua melancólica participação na Série B jogando contra o Vila Nova-GO, em Goiânia. Seria até engraçado ver o time – sem o malfadado treinador – ganhar esses dois jogos, não é?
Classificação Série B
O Coritiba lidera com 61 pontos, em 2º, Athlético-PR, em 3º, o Remo e em 4º, Chapecoense, todos com 59 pontos. Em 5º, Criciúma e em 6º, o Goiás, os dois com 58 pontos. Abrindo o Z4, a Ferroviária-SP, com 40, 18º, Amazonas, com 35. Em 19º, o Volta Redonda, com 34 e, em 20º, o Paysandu, com 27 pontos, ambos já rebaixados.
História
Vida de repórter de rádio não é fácil, e transmitir jogos em certos estádios da segunda divisão exige coragem e disposição. Certa vez, os saudosos Paulo Miranda, como narrador, o comentarista Gino Lopes e o também repórter João Bosco foram transmitir pela Rádio Sul Fluminense uma partida do Barra Mansa, em Miguel Couto, no Rio de Janeiro. A cabine de rádio improvisada ficava em uma laje, em cima do vestiário. Tiveram que pedir a um funcionário da Telerj uma escada que ele usava para instalar as linhas de transmissão. Maravilha! Galho quebrado. O problema foi no final do jogo. Quando foram descer, surpresa! O cara da Telerj havia ido embora e levado a escada, deixando os três em situação difícil. Como descer? Ao lado do vestiário havia um monte de areia. Os três tiveram que saltar e saíram todos sujos, como se estivessem saindo da praia. É mole?
LDVR ( Depois mando o grampo)
Convocado
O atleta Thierry Henry, ex-Clube dos Funcionários, foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-17 de Basquete. Com altura privilegiada, de 2,10 m, o garoto é um dos destaques da equipe do Saski Baskonia, da Espanha. Vai disputar o Sul Americano entre os dias 10 e 14 de dezembro em Assunção, no Paraguai.
Bola fora
Para o rebaixamento prematuro do Voltaço para a Série C do Campeonato Brasileiro. Os dirigentes, que só acumularam lambanças durante o ano, deveriam fazer um estágio no Mirassol, sensação da série A.
Bola dentro
Para os garotos do time sub-17 do Voltaço, que garantiram uma vaga para disputar a Taça Cidade São Paulo. Mostraram aos dirigentes que são capazes e, não duvidem, melhores do que muitos dos reforços contratados para o time profissional.

Em pé, da diretira para esquerda: Marcelo, Garrincha, Pedal, Pial, Aldo e Sargento. Agachados: Jacaré, Doca, Odir, Zé Maria e Tarugo.

