A partir de sábado, dia 10, todas as atenções estarão voltadas para a mais tradicional e animada festa do calendário nacional, o Carnaval. Com duração de quatro dias na maioria das cidades, ela exige cuidados por parte dos foliões para que possam enfrentar a maratona carnavalesca sem levar sustos.
Dentre os vários cuidados, um dos mais importantes é o de evitar a exposição solar no período das 10 às 16 horas, devido à maior intensidade dos raios ultravioletas, além de usar filtros solares, dando preferência aos filtros físicos. Óculos de sol e chapéus também fazem parte do aparato correto de proteção.
Para evitar a desidratação decorrente das altas temperaturas e do desgaste físico ao desfilar nos blocos e escolas de samba, beba bastante líquido. Água e sucos leves, de preferência. Ah, para tristeza de muitos, bebidas alcoólicas não devem ser consideradas na hora da hidratação. Muito pelo contrário.
Também não se deve exagerar na maquiagem para ir às ruas. Use marcas confiáveis – dermatologicamente testadas – para evitar dermatites. Dê preferência ao uso de roupas leves e feitas de algodão, pois quando comparadas às de tecidos sintéticos, diminuem a chance de queimaduras. E ainda ajudam a evitar o surgimento de micoses cutâneas. E não se esqueça de usar calçados confortáveis – tênis são ideais para evitar calos, bolhas e até cortes nos pés.
Por último e não menos importante, use preservativo para evitar DSTs como HIV, sífilis, hepatites B e C, além da gravidez indesejada. No mais, brinque bastante até quarta-feira de cinzas.
André Piffer Bahia é Médico com pós-graduação em Dermatologia, CRM 52.87713-1 e Médico Tricologista indicado pela Sociedade Brasileira do Cabelo. Atende no Centro Médico, ao lado do Hospital Vita – telefone (24) 2102-0088, no Centro de Saúde Renascer – telefone (24) 3348-1098 e em Resende no Rio Medical Center Avenida Riachuelo, 152, bairro Liberdade – Resende – (24) 2108-0030