quarta-feira, julho 17, 2024
CasaEditoriasVolta Redonda“Arte na Escola”

“Arte na Escola”

Os alunos do Colégio Getúlio Vargas, no Laranjal, estão tendo aulas gratuitas de pintura. O projeto “Arte na Escola”, que está completando três anos em 2024, atende adolescentes matriculados no 8o e 9o anos do Ensino Fundamental, e foi idealizado pela artista plástica Ana de Nigris, que
também é professora de Ciências no Getúlio Vargas. Ela destaca que o objetivo do “Arte na Escola” é fazer uma educação de contraturno, melhorando a atenção e o foco dos jovens.
“Sempre quis ajudar crianças que via que tinham muito talento, e o projeto ‘Arte na Escola’ é o meu sonho, que a escola abraçou. As crianças hoje em dia têm pouco foco, por causa da tela (digital), e isso (projeto) faz com que eles fiquem atentos, aumentando a atenção e o foco, além de estimular o lado artístico do cérebro. Curiosamente, eles se tornam os melhores alunos da turma”, disse a professora.
O “Arte na Escola” conta com cerca de 12 alunos, e a turma é renovada anualmente. Porém, alguns estudantes estão desde o início do projeto. “Já passaram por aqui muitas crianças, mas elas normalmente ficam,
porque o aprendizado de pintura é longo, com muitas técnicas, muitas maneiras de diluir, então algumas estão comigo já no terceiro ano, outras já saíram, porque completaram o Ensino Fundamental, e outras estão começando agora”, ressaltou Ana de Nigris. “Sou uma artista do hiper- realismo e acabo puxando para o meu lado, mas nada impede que eles façam quadros abstratos se quiserem, deixo bem livre. Normalmente eles escolhem o material, procuram na internet as figuras que querem pintar”, comentou.
Maria Eduarda, 14
anos, aluna do 9o ano, está desde o início no projeto “Arte na Escola”. Com alguns quadros pintados no currículo, ela tem até um nome artístico para assinar suas obras: Mary Oliver. “Sempre desenhei, desde muito pequena. Gostava de assistir desenho, pegava e brincava. Tinha muita vontade de fazer algum curso, mas nunca cheguei a fazer. Quando a professora me convidou, aceitei na hora. Quando estou pintando, fico na dúvida se está ficando bom, aí a professora chega do meu lado e fala que está lindo. É tão legal”, afirmou.

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp