quinta-feira, março 28, 2024
CasaEditoriasVolta RedondaÁgua Limpa ganha nova UBS

Água Limpa ganha nova UBS

O prefeito Samuca Silva entregou na manhã de quarta, 30, a Unidade Básica de Saúde da Família Carlos Gomes de Freitas (Tio Gomes), localizada à Rua Violetas, 214, na Água Limpa. Com a inauguração, o bairro passa a contar com duas unidades de Atenção Básica, que devem suprir as necessidades dos moradores. A nova UBS, que começou a funcionar logo após a inauguração, vai poder assistir a 700 famílias, cerca de três mil pessoas.

 

Alfredo Peixoto, secretário de Saúde, reafirmou o compromisso do governo em entregar à população as obras que estavam em andamento quando assumiram a prefeitura de Volta Redonda. “A construção dessa unidade de saúde está no Orçamento Participativo do bairro desde 2009 e o terreno, desapropriado desde 2013. Hoje, conseguimos entregar à comunidade o local já em funcionamento”, disse, lembrando que no ano passado o bairro passou a contar com a primeira Unidade Descentralizada de Fisioterapia de Volta Redonda.  

 

No seu discurso, Samuca destacou o fato de estar concluindo as obras inacabadas, deixadas pelo seu antecessor (ex-prefeito Neto). “Inauguramos a unidade da Atenção Básica do Padre Josimo, a Rodovia do Contorno, a Clínica de Diálise, a Clínica Odontológica Concentrada do Santa Cruz e, em breve, vamos entregar a Arena Esportiva”, relacionou. 

 

A nova unidade da Atenção Básica da Água Limpa conta com um médico generalista, um pediatra, um ginecologista, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, quatro agentes comunitários de saúde, dois dentistas, além de um profissional administrativo, dois recepcionistas e um auxiliar de serviços gerais. O local tem cinco consultórios; salas de vacina, curativo, coleta de sangue, expurgo, esterilização; consultório odontológico; além de recepção, sala da gerência, depósitos, refeitório e banheiros adaptados.  

 

A unidade vai ofertar à comunidade os serviços previstos na Atenção Básica como aplicação de vacina, atendimento clínico, ginecológico e pediátrico, consulta de enfermagem e procedimentos de enfermagem como curativo, injeção e outros. Além de encaminhamento para especialistas, atendimento odontológico. A população assistida também será cadastrada para atendimento domiciliar.

 

A presidente da Associação de Moradores, Marta Felipe, agradeceu o empenho de Samuca em implantar mais uma unidade de saúde na Água Limpa. “Somos muitos moradores e um só ponto de atendimento era pouco para suprir as demandas”, justificou.

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp