Abertas as inscrições do ano letivo de 2021 na Faetec

Os estudantes que desejam ingressar no ensino público gratuito em 2021 devem ficar atentos às datas de inscrição do processo seletivo da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. As inscrições para o próximo ano letivo já estão abertas, com oferta de 2.370 vagas e oportunidades em vários municípios do Estado do Rio de Janeiro. Há vagas na Região Metropolitana, na Baixada Fluminense, na Região dos Lagos, na Região Serrana, Norte, no Centro-Sul Fluminense e no Médio Paraíba.
A Faetec vai receber alunos para Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio (Normal e Formação Geral), Técnico de Nível Médio e Ensino Superior (Licenciatura e Tecnólogo). Todas as oportunidades são para ingresso em 2021.
Vale lembrar que, do total de vagas, mais de 1.700 são destinadas aos cursos técnicos, que oferecem formação em áreas de setores estratégicos da economia do Estado, como: Administração, Análises Clínicas, Enfermagem, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Hospedagem, Informática, Telecomunicações, Construção Naval, Segurança do Trabalho, entre outros.
“Esta é uma excelente oportunidade para quem busca uma formação educacional de qualidade em 2021. Por isso, o candidato deve ler atentamente o edital para que não cometa erros na inscrição e ficar de olho no calendário do certame, assim, ele não perderá os prazos”, orienta João Carrilho, presidente da Faetec.
Inscrição
Para não perder a oportunidade, é preciso atenção. As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de janeiro pela internet, pelo site do Instituto Selecon (www.selecon.org.br) ou da Faetec (www.faetec.rj.gov.br). Os interessados devem ler o edital e conferir os requisitos. Para as vagas de Ensino Técnico, Médio e Cursos Superiores a taxa é de R$ 55,00 e pode ser paga em qualquer agência bancária até a data do vencimento. Somente após o pagamento a participação no processo seletivo é confirmada.
O processo seletivo será por meio de prova objetiva, prevista para o dia 28 de fevereiro. O resultado final está previsto para o dia 16 de março de 2021 e a matrícula dos classificados será realizada entre os dias 22 e 29 de março. Para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio (Geral, Normal e para Jovens e Adultos) haverá sorteio público, a ser realizado no dia 6 de março.
A confirmação de matrícula para alunos maiores de 18 anos nas escolas da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro teve início na segunda, 4, e vai somente até quarta, 14. Isso mesmo. Os alunos que na primeira fase fizeram a pré-matrícula pela internet agora terão de comparecer à unidade escolar para garantir a vaga. E para agilizar o processo e evitar aglomerações, a entrega da documentação do estudante será feita com dia e hora previamente agendados através do site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br) e também no portal oficial da secretaria de Estado de Educação (http://www.rj.gov.br/secretaria/educacao). Desde o dia 30 de dezembro, está disponível nos sites a listagem nominal dos alunos que foram contemplados na 1ª fase de pré-matrículas.
Documentação
No ato da matrícula, é necessário apresentar originais e cópias dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento ou Casamento, Carteira de Identidade ou documento que a substitua; CPF, se possuir – Original (será devolvida no ato); Histórico Escolar ou Declaração da última unidade escolar em que estudou, constando a série para a qual o aluno está habilitado, ficando o original na escola; Carteira de Identidade e CPF do responsável legal, no caso de menor de 18 anos, original e cópia; Laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso); Comprovante de residência com o mesmo endereço informado no ato da inscrição da matrícula; Atestado médico específico para a prática de atividade física de alto rendimento, no caso de matrícula nas unidades escolares com Ensino Médio Vocacionado ao Esporte.
Vocacionado ao Esporte.

Deixe uma resposta