Museus e Mudanças Climáticas

Museu da Memória do Trabalhismo Brasileiro integra a 19ª Primavera de Museus

0
343

O Museu da Memória do Trabalhismo Brasileiro está participandooficialmente da 19ª Primavera de Museus, promovida anualmente pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que neste ano traz o tema “Museus e Mudanças Climáticas”. O eventotermina neste sábado, 27, e o público poderá visitar a exposição de parte do acervo histórico do Museu, que reúne registros da formação de Volta Redonda e da trajetória trabalhista brasileira. Entre os destaques estão:

Coleção de câmeras fotográficas e filmadoras – relíquias que resgatam a memória da produção audiovisual.
O Lingote – jornal que marcou a vida social e cultural dos trabalhadores da CSN, entre as décadas de 1950 e 1970, período fundamental para a consolidação da cidade.
Recorte fotográfico do mestre da imagem, Sebastião Salgado – fotógrafo brasileiro de reconhecimento internacional, que nos deixou recentemente, e cuja obra é referência mundial na documentação da vida dos trabalhadores e das transformações sociais e ambientais.

O encerramento da programação será neste sábado, a partir das 17 horas, com uma série de atrações especiais:

Pocket show “Sintonias”, com o músico Leon Martins
Episódio especial de “Pequenas Leituras”, com o Grupo Cênico Estudarte
Esquete teatral “O Meu Direito”, com Demétrio Santos e Rodrigo Hallvys
Pocket show “Um Pouco de Mim”, com a atriz e cantora Sarah Ferreira

?? Homenagens Especiais

Durante a 19ª Primavera de Museus, o Museu da Memória do Trabalhismo Brasileiro, localizado à Rua 19, número 21, no Bela Vista, está homenageando personalidades que marcaram a cultura e a história de Volta Redonda, como:

Jean Carlo Gomes – Poeta e Presidente da Academia Voltaredondense de Letras, instituição que completa 20 anos em 2025.
Stael de Oliveira – Atriz e Diretora, fundadora da Companhia de Teatro Arte em Cena, que celebra 36 anos em 2025.
Leandro Vieira – Pintor e muralista, que inaugurou em 2025 um painel na Biblioteca Municipal Raul de Leoni em homenagem aos 71 anos de Volta Redonda.
Adriana Bittencourt Silva – Engenheira de Produção e Caterina Gallioto Piloto – Produtora Cultural, ambas ativistas do Movimento Sul Fluminense contra a poluição