Abrigo Pinguilim
Muitos moradores que vivem em situação de rua em Barra Mansa devem passar o dia sofrendo com as previsões de frio para as próximas semanas. Pensando nisso, o prefeito Rodrigo Drable inaugurou na manhã de sábado, 31, o abrigo “Mário Antônio de Carvalho (Pinguilim)”, no Siderlândia. O local oferece alimentação e pernoite, higiene pessoal, banho quente e área de convívio, além de contar com uma equipe técnica com psicóloga e assistente social. Tem mais. Os usuários que apareceram foram vacinados contra a Covid-19 – e os próximos também serão.
“Tínhamos a preocupação em manter as pessoas em situação de rua longe dos riscos de contaminação. Assim, estruturamos um abrigo temporário no antigo Grêmio Nestlé. O resultado superou nossas expectativas, inclusive com a reinserção familiar, social e de trabalho de alguns abrigados. Agora, estamos ampliando este trabalho. Diante das baixas temperaturas registradas no inverno, oferecemos às pessoas em condições de vulnerabilidade a oportunidade do abrigo permanente, com condições para banhos quentes e estrutura adequada de acompanhamento social e psicológico, visando o resgate de vínculos afetivos familiares. Àqueles que ainda encontram dificuldades para permanecerem na unidade, oferecemos a opção do albergue, que funciona para pernoite das 19 às 8 horas”, explicou Drable.
Também estiveram presentes à solenidade Denise de Carvalho, esposa do homenageado que deu nome ao abrigo, secretários municipais, o presidente do Legislativo, Luiz Furlani, e demais vereadores. A escolha do nome de Pinguilim, como Mário era carinhosamente conhecido, para batizar o abrigo se deu pelo fato dele ter sido a primeira vítima fatal da Covid-19 no município, e, principalmente, por tudo o que o empresário representava para a cidade, seja como presidente do Barra Mansa FC ou na sua paixão pelo município.
No seu discurso, Drable destacou que a pandemia da Covid-19 levou pessoas amadas, mas deixou uma grande lição. “Barra Mansa foi a primeira cidade do Estado do Rio de Janeiro a identificar uma paciente contaminada pelo vírus em março do ano passado. Na época, não sabíamos como lidar com a doença, faltavam informações. Tivemos que aprender os protocolos, as medidas de prevenção, o tratamento e reestruturar a nossa rede de saúde. Isso foi um aprendizado muito importante, que nos tornou referência para outras cidades do Estado e região”, disse.

Sangue O negativo – O Hemonúcleo de Barra Mansa está convocando a população para ajudar na reposição do estoque da unidade, em especial do tipo sanguíneo O negativo. As doações devem ser feitas de segunda a sexta, das 7 às 11 horas, na sede do Hemonúcleo, que fica no Centro, anexo à Santa Casa de Misericórdia. Segundo a coordenadora do órgão, Thais Mendes, o número de doações está abaixo do esperado. “Com a chegada do inverno, as doações diminuíram muito. Estamos aproveitando a parceria com a secretaria de Assistência Social, que está cedendo o estacionamento do setor para os doadores, para dar mais um incentivo”, revelou, acrescentando que o endereço do estacionamento fica na Rua Oscar da Silva Marins, 155.

Conselho – O prefeito Rodrigo Drable participou na sexta, 30, da posse dos integrantes do Conselho Comunitário de Segurança, ocorrida na Associação Comercial de Barra Mansa. Regina Dornas Messias e Xisto Neto serão os próximos presidente e vice-presidente, respectivamente.

 

Conselho – A foto acima mostra bem como anda o relacionamento entre o prefeito Rodrigo Drable, e a comandante do 28 Batalhão da Polícia Militar, Andreia Ferreira Campos. Ou seja, cada qual em seu pedaço…

Libras – Para garantir os direitos das pessoas surdas, a prefeitura de Barra Mansa, através da secretaria de Saúde, iniciou o atendimento especializado na Fábrica de Óculos, com o auxílio de um intérprete de libras. O serviço, que consiste em criar uma comunicação plena entre moradores e funcionários, para que eles possam receber as orientações sobre a escolha da armação e tirar dúvidas, atende idosos e alunos da rede pública municipal de ensino. “O prefeito Rodrigo Drable e a vice-prefeita Fátima Lima acompanham de perto os serviços e não hesitaram em oferecer o melhor atendimento para as pessoas surdas. Para nós, é uma alegria e uma satisfação muito grande atingir mais esse público, o qual o prefeito estima muito e que, com certeza, faremos de tudo para atender com excelência”, disse o gerente da Fábrica de óculos, Joel Valcir. Para ter direito ao serviço, é necessário comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo de sua residência ou ao setor do CadÚnico (Cadastro Único) no pátio da Prefeitura para realizar a primeira avaliação.

Cartão – Uma boa notícia para os barra-mansenses: o pagamento das taxas, como IPTU e ISS, poderão ser efetuadas através de cartão de débito ou parceladas em até 12 vezes no cartão de crédito das bandeiras Mastercard e Visa. Importante: as contas do Saae não fazem parte do pacote. “Nosso intuito é oferecer comodidade, segurança e facilidade para que o cidadão possa gerenciar melhor seu orçamento no que diz respeito ao acerto de tributos municipais”, disse o secretário de Finanças, Leonardo Ramos de Oliveira. O pagamento pode ser efetuado diretamente no atendimento ao contribuinte, no térreo do Centro Administrativo, ou de forma on-line, através do site: www.barra-mansa.rj.gov.br.

Feirantes – Na segunda, 2, a secretaria de Desenvolvimento Rural promoveu uma reunião com feirantes do município para debater o fortalecimento da feira livre. Na pauta, a adesão de novos feirantes e a fiscalização de quem trabalha nas feiras, assim como o cancelamento daqueles que não trabalham mais. “A secretaria quer planejar com os feirantes uma nova estratégia de comercialização, desenvolvendo boas práticas e a padronização na diversificação de produtos para atrair mais consumidores. A feira é muito importante para a cidade tanto na parte cultural quanto na social, mas principalmente na econômica que nos possibilita cada vez mais gerar negócios na cidade e no campo”, disparou o secretário de Desenvolvimento Rural, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza.

Amamentação – Visando mobilizar a sociedade a respeito da importância da amamentação exclusiva como fonte de promoção à vida, a secretaria de Saúde de Barra Mansa, por meio da ATAN (Área Técnica de Alimentação e Nutrição) está realizando – termina hoje, sábado, 7 – diversas ações de proteção e apoio ao aleitamento materno, iniciativa que faz parte da campanha intitulada ‘Agosto Dourado’. “A cor está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Informações da Organização Mundial da Saúde e do Fundo das Nações Unidas para a Infância indicam que, por ano, cerca de seis milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade. Por isso, no decorrer do mês de agosto realizaremos a capacitação com a rede municipal de saúde, além do encontro “Oportunidades para o fortalecimento e proteção ao aleitamento materno”. Encerraremos as atividades com uma Feira da Saúde no próximo dia 31, quando também é celebrado o Dia do Nutricionista”, explicou a coordenadora da ATAN, a nutricionista Juliane Resende Cristino.

Deixe uma resposta