sexta-feira, março 29, 2024

Grampos

Mudanças (I) – Como o aQui divulgou com exclusividade nas redes sociais, na tarde de terça, 24, o prefeito Samuca Silva surpreendeu a todos ao anunciar novas mudanças em sua equipe. A principal delas foi a saída de Samuquinha, seu fiel escudeiro, da secretaria de Comunicação Social. Ele já foi, inclusive, substituído por um marqueteiro (jornalista) de São Paulo. Trata-se de Gustavo Pinchiaro Santos (foto), que chega com a fama de ter trabalhado para o senador Álvaro Dias (Podemos) e para o governador de São Paulo, o tucano João Dória. Santos, para quem não sabe, fez sua primeira participação no governo ao acompanhar a entrevista concedida por América Tereza ao jornal aQui.

Mudanças (II) – A contratação do ex-vereador e engenheiro Jerônimo Telles, que trabalhou durante anos para o ex-prefeito Neto, também foi noticiada pelo aQui. O eterno ex-secretário de Obras virou o braço direito do engenheiro metalúrgico Márcio Lins na presidência do IPPU-VR. Detalhes: a nomeação de Jerônimo estava sendo contestada por vereadores da base aliada do governo Samuca. Para a maioria, o ex-vereador, com poder novamente, poderia estar pensando em se lançar candidato à Câmara em 2020.

 

A conferir – Entre os políticos do Palácio 17 de Julho a impressão que se tem é que Jerônimo está sendo preparado para assumir a presidência do IPPU-VR, o que poderá ocorrer em abril de 2020, quando o atual titular deverá deixar o cargo para ele, e não Jerônimo, disputar as eleições para o Poder Legislativo. Faz sentido, afinal Lins é um ilustre desconhecido. 

 

Smac (I) – As mudanças anunciadas pelo aQui levaram o Palácio 17 de Julho a reagir para reduzir o impacto do noticiário. E, de uma leva só, a Secom anunciou algumas mudanças que, como destacaram, ainda vão ocorrer. “As mudanças irão acontecer gradativamente durante o mês de outubro, visando a melhor transição nas secretarias municipais”, informou a pasta, garantindo que seriam “mudanças técnicas no primeiro escalão de governo”.

Smac (II) – A primeira foi que a secretaria de Ação Comunitária será comandada por Ailton da Silva Carvalho, “formado em serviço social, especialista em Políticas Sociais e SUAS, com MBA em Gestão Hospital e Sistema de Saúde”. O atual secretário, Marcus Vinicíus Convençal, o Marcão, vai retomar o cargo de assessor especial do gabinete do Prefeito. Ou seja, só vai pensar em política para 2020. Ele e Samuquinha, que deixou a Secom, fazem parte de um pequeno grupo de formadores de opinião junto ao prefeito Samuca.

Última – A última mudança técnica anunciada pelo Palácio corresponde à nomeação de um novo titular para a secretaria de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão:  André Luiz de Oliveira Soares, atualmente secretário de Fazenda da prefeitura de Guapimirim. Ou seja, ainda está se transferindo de mala e cuia para a cidade do aço.

 

Agradecimentos – Ao falar sobre as mudanças, Samuca agradeceu a todos. “Essas são mudanças técnicas importantes no nosso processo de gestão eficiente. Agradeço aos secretários que deixam as pastas pelos serviços prestados ao município e desejo sorte nas novas funções. Também faço questão de desejar sucesso e um excelente trabalho aos novos secretários, que assumem com objetivo de manter a qualidade da gestão visando sempre o bem-estar da população de Volta Redonda”, concluiu Samuca.

 

Estratégia – O prefeito Samuca Silva decidiu, sem avisar, mudar seu modo de se comunicar pelo WattsApp. Desde o final da semana passada, ele não passa mais recibo de leitura quando visualiza uma mensagem. Sem o famoso azulzinho, quem lhe envia mensagens fica na dúvida se o mesmo leu ou não o recado, piada, crítica ou elogio. Faz isso não, prefeito…

 

Palpite – Para quem gosta de fazer uma fezinha no jogo do bicho, a dica é a centena 703. Corresponde a um processo que, se virar público, vai dar o que falar. É pura nitroglicerina. Ah, no bicho, a centena corresponde ao avestruz. Tadinho, não tem nada com isso. Tem mais. Para quem não sabe, o animal alimenta-se de grãos, ervas, sementes, insetos e outros bichinhos pequenos. Come até pedras. É por isso que se diz que o avestruz come tudo o que vê pela frente.  

 

Sanção – O governo do Estado pode vir a implantar o programa ‘Segurança Presente’ em todos os municípios do Estado do Rio para evitar situações de conflitos e reduzir a criminalidade. A determinação é do Projeto de Lei 48/19, do deputado Rosenverg Reis (MDB), que foi aprovado em primeira discussão pela Alerj. O texto ainda precisa ser votado em segunda discussão pela Casa. “Vivemos diariamente com olhar desconfiado, entrando em lojas para atender o telefone, evitando alguns lugares à noite, ou então até mesmo o simples ato de se sentar no banco de uma praça. Hábitos que se tornaram preocupantes no nosso dia a dia, tendo em vista a ausência de segurança nas ruas”, afirmou Rosenverg.

 

Ameaças (I) – Em entrevista ao programa ‘Fato Popular’, na terça, 24, o prefeito Samuca Silva voltou a falar sobre as ameaças que estaria recebendo desde que decidiu mexer na caótica situação do transporte público da cidade do aço. Segundo ele, as intimidações sempre existiram, mas de uns tempos pra cá, a ‘coisa’ esquentou. “Ameaça eu recebo desde que comecei o meu mandato, mas sempre foram administradas internamente pela minha equipe, pela minha própria família, enfim. Eu nunca tomei uma medida dessas (ir à DP). Infelizmente, isso é inerente ao cargo quando você busca (defender) os interesses da população contra interesses históricos na cidade (‘?’, grifo nosso). Mas agora subiu o tom”, pontuou, sem dizer nomes.

 

Ameaças (II) – Só que ele não parou. “Foram ameaças claramente com o intuito de me parar, sob o ponto de vista da minha vida, da minha família. Compete à polícia (investigar), já fiz meu trabalho. Eles (policiais) já estão investigando e já ouviram algumas pessoas”, afirmou, para logo disparar: “A intenção é descobrir se a pessoa que fez (a ameaça) foi a mando de alguém ou não. E se foi efetivamente de uma pessoa”, concluiu.

 

Ameaças (III) – Na manhã de quinta, 27, um leitor do aQui, bem informado, é claro, se assustou ao ver o prefeito Samuca Silva, acompanhado pelo secretário de Saúde, Alfredo Peixoto, sair do Plaza Business Center e atravessar, tranquilamente, a Avenida Paulo de Frontin para pegar seu carro, que estava estacionado em uma das vagas em frente a um supermercado. “Ele podia ser atropelado e o motorista poderia fugir sem ser preso e sem ser identificado”, comentou, garantindo que um fusca, cuja placa não anotou, tirou um fino nas duas autoridades. “Quem está sendo ameaçado não pode agir assim”, completou. Não pode mesmo!

 

Obras – Jornais da capital especularam na edição de ontem, sexta, 27, que o governador Wilson Witzel anunciaria, enfim, a nomeação de um novo secretário de Infraestrutura em substituição a Horácio Guimarães (ex-presidente do Saae-BM), conforme o aQui antecipou com exclusividade. O nome mais cotado para assumir a pasta era o de Bruno Kazuhiro, do DEM.

 

Agricultura – Witzel, segundo os jornais, também deveria anunciar o novo titular da pasta de Agricultura. O nome mais cotado era de Marcelo Queiroz, do PP. 

 

SD (I) – Por falar em nomes para 2020, ontem, sexta, 27, o vereador Granato acertou sua ida para o Solidariedade e, se depender do seu grupo político, tentará bater de frente com Samuca nas eleições do ano que vem. O padrinho da filiação de Granato ao SD é o deputado federal Áureo Ribeiro, que esteve na cidade do aço para abrigar o parlamentar na legenda. Depois de conversar por telefone com o também deputado federal Paulinho da Força, Áureo prometeu entregar a executiva da legenda ao vereador voltarredondense.

 

SD (II) – Com a filiação de Granato, a legenda passou a contar com dois vereadores em Volta Redonda: ele, Granato, e Carlinhos Santana. Um dos dois deverá sair do partido. Quem será?

 

SD (III) – Essa é para Granato ficar atento: o deputado Áureo Ribeiro já tinha oferecido a executiva do diretório local a outros caciques políticos da cidade do aço. Quem garante que ele parou de oferecer?

 

SD (IV) – Essa é para queimar as pestanas: O prefeito Samuca tem três aliados no novo partido de Granato: Márcia Cury, Maycon Abrantes e seu fiel escudeiro Samuquinha. Será que Samuca desistiu do partido?

 

SD (V) – Áureo Ribeiro, segundo uma fonte do aQui, prometeu a Granato que o SD deve ajudar o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), a resolver a questão da inelegibilidade do ex-prefeito Neto em Brasília. Aí tem, né?

 

SD (VI) – No Hotel Bela Vista, onde Áureo & Granato almoçaram, a sobremesa ficou por conta do Inea. A impressão que o deputado federal deixou é de que ele estaria pedindo a cabeça de todo mundo que comanda o órgão em Volta Redonda. Vixe, Maria.

 

SD (VII) – A última: Áureo garantiu que o SD vai indicar o novo secretário estadual do Meio Ambiente… E ainda vai indicar alguém para comandar a Superintendência Federal de Agricultura. O moço, eleito pela Baixada Fluminense, tá podendo!

 

Maldade – No Palácio 17 de Julho a filiação de Granato ao SD não foi bem digerida. Nos corredores palacianos uma maldade passou a ser dividida entre ocupantes de cargos comissionados: “Será que Granato vai devolver os cargos ocupados por amigos e eleitores?”. A resposta é…     

 

Discussão – Por falar em Granato, o leitor deve se lembrar do projeto de lei do parlamentar que visa criar o Banco de Medula Óssea da cidade. Esse projeto que ocasionou a discussão entre ele e o vereador José Augusto (PDT), que culminou com gritos de até “vagabundo”. Pois bem, o projeto não deverá ser votado em breve: É que o vereador Sidney Dinho (Patriotas) pediu vista do projeto para analisar melhor seu conteúdo.

 

Conversa – ‘Finge que me engana que finjo que acredito’. Esse é o mantra do prefeito Samuca depois de conversar com algumas lideranças da cidade do aço.

 

20… (I) – O prefeito Samuca Silva disse, em entrevista ao Programa Dário de Paula, que, como cidadão, sonha em ser Presidente da República. A colocação foi feita quando o jornalista lhe perguntou se João Dória seria mesmo candidato à presidência da República em 2022. Inicialmente, Samuca lembrou que o PSDB conta com bons nomes. “Temos outras lideranças em nível Brasil. O importante é que nós tenhamos a clareza de pensar em um novo PSDB, em uma nova forma de fazer política”, pontuou.

 

20… (II) – “Tudo que fazemos é para o povo e para a população, e é por isso que eu estou no novo PSDB. Sem essa de candidato a presidente. Eu quero ser presidente, não sei se um dia eu conseguirei…”, ponderou Samuca, descartando a tese da candidatura de Dória, por enquanto, é claro.

 

20… (III) –  Antes de encerrar, Samuca fez um comparação. “Estou muito convicto em trabalhar por Volta Redonda e tenho certeza que o João Dória está muito convicto em trabalhar para São Paulo. Eleição é lá pra frente, quem estiver melhor. O Brasil precisa de pessoas para governar. O que não podemos é ter irresponsabilidade de discursos, por exemplo, que levam ao ódio. O Brasil não precisa de ódio, precisa é de pessoas que se juntam para o bem de alguma coisa”, disparou. Entenderam?

 

Eleições (I) – Ontem, sexta, 27, o prefeito Samuca Silva era esperado em Barra Mansa, com direito a fogos de artifício, para dar posse aos novos integrantes do diretório local do PSDB. E hoje, sábado, como bom tucano que é, Samuca vai participar do I Encontro do Novo PSDB, que contará com a presença de João Dória, governador de São Paulo, e Bruno Araújo, presidente nacional do partido.

 

Eleições (II) – No evento, o PSDB deverá anunciar, entre outras, os nomes de Val e Denílson Sampaio como pré-candidatos às prefeituras de Itatiaia e Porto Real, respectivamente. O de Samuca, como pré-candidato à reeleição, ficará para depois, em um evento próprio na cidade do aço.

Na manhã de terça, 17, ao comprar remédios em uma das farmácias da Vila, um idoso quase teve um piripaque. É que a soma dos remédios que ele iria comprar chegou a exatos R$ 282,83. Antes de ir pra uma melhor, foi informado que teria um desconto… de R$ 229,61 (ver reprodução). Pagou R$ 53,22 no cartão de crédito (não parcelou em 10 vezes), e saiu da farmácia querendo descobrir onde está a sacanagem. Que tem tem, não é mesmo? 

 

Feira – A partir das 8 horas de amanhã, domingo, 29, os voltarredondenses poderão comprar bons – e baratos – livros durante a realização da 31ª Feira do Livro Espírita de Volta Redonda 2019. O lema deste ano é “Ler para Ser”, e tem o objetivo de motivar o público a encontrar nos livros as ferramentas necessárias para o seu autodesenvolvimento, além de proporcionar um ambiente acolhedor para diminuir a distância entre as pessoas que prestigiarem o evento! 

A feira ficará disponível, até o dia 13 de outubro, das 9 às 21 horas, no térreo da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila e contará com um acervo de mais de 1.500 títulos, entre obras básicas do espiritismo, romances, livros de autoajuda, mediúnicos, infantis, juvenis, científicos e filosóficos, sem contar as palestras que vão abordar temas espíritas e contemporâneos. A entrada é franca.

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

Grampos

Grampos

Grampos

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp