500 vagas

O nome é pomposo: “Escola de Governo e Gestão de Volta Redonda”. Prestes a completar um ano – foi implantada em abril de 2017 –, a unidade, que é vinculada à secretaria de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão, vai finalmente sair do papel e está oferecendo cerca de 15 cursos para o primeiro trimestre de 2019. As capacitações vão abordar temas variados e disponibilizar cerca de 500 vagas apenas para quem é servidor municipal.

“Promover e semear conhecimentos e técnicas da administração pública, com foco na qualidade dos serviços, bem como na valorização dos servidores, buscando otimizar resultados para a cidade e para a gestão”, teoriza o titular da pasta, Enock Azevedo, para quem a programação dos cursos respeita a missão da escola.

Diretor de Modernização da secretaria de Planejamento, Igor Alves é um dos diretores da Escola de Governo e Gestão, e explica que os cursos foram escolhidos por questionário respondido por servidores representantes das secretarias e autarquias da gestão municipal. “Estão definidos para esse primeiro trimestre curso para os secretários, oficinas para utilização de ferramentas administrativas que melhorem a qualidade dos serviços públicos, além de capacitação para valorização do servidor público”, afirmou.

A partir de janeiro, a programação inclui a oficina ‘Instrumentos de Democracia Digital – A Plataforma VR Interativa’, iniciada na quarta, 23; e ainda o curso de Suprimento de Fundos, exclusivo para os secretários e diretores-presidentes das autarquias e fundações da administração municipal, que será realizado no dia 31.

Em fevereiro, o calendário da Escola de Governo e Gestão prevê capacitação sobre Cidadania e Controle Social: Ouvidoria como Instrumento de Controle e Participação na Administração Pública, a ser realizado no dia 5; a formação da 1ª e da 2ª Turma de um Curso de Ética e Relacionamento Pessoal, que será oferecido nos dias 7 e 14 respectivamente; e, por último, uma palestra sobre Transparência Pública: a aplicação da Lei de Acesso à Informação, marcada para o dia 20.
Para o mês de março, as opções são palestra sobre o Papel da Mulher no Serviço Público, no dia 7; Curso de Execução Orçamentária Municipal, no dia 13; Curso de Compras Públicas na Gestão Municipal, no dia 20; e capacitação para os Conselheiros Municipais: O papel dos conselhos municipais na Administração Pública.

Em março ainda serão abordados temas como gestão de conflitos; curso de informática básica; elaboração de projetos e captação de recursos; curso de liderança, exclusivo para os secretários e diretores-presidentes das autarquias e fundações; e mais uma turma de ética e relacionamento profissional.

Deixe uma resposta