O secretário de Ordem Pública de Volta Redonda, coronel Luiz Henrique, esteve visitando duas creches, a Associação de Proteção à Maternidade e à Infância Volta Redonda (APMI), no Conforto, e o Recanto das Crianças, na Vila Rica/Três Poços. Esteve também na sede do projeto ‘Volta Redonda Cidade da Música’, na Vila Mury. As entidades são conveniadas ao projeto do governo Neto de instalação de câmeras de segurança com acompanhamento 24 horas, ligadas ao Ciosp (Centro Integrado de Segurança Pública), assim como ocorre em diversas outras escolas da cidade do aço.
Nos três locais, o coronel tentava identificar os pontos onde os equipamentos de monitoramento da prefeitura serão instalados. “O monitoramento por câmeras já acontece em mais de 100 unidades de ensino do município. Também contamos com sensor de presença e o ‘botão do pânico’, que em situações de iminente perigo aciona o Ciosp, que, por sua vez, emite alertas para a Polícia Militar e a Guarda Municipal. Este serviço garante tranquilidade aos pais, alunos e também aos profissionais. Todo esse sistema traz segurança também ao patrimônio”, crê Luiz Henrique, informando que as creches e a Cidade da Música serão incluídas nas rondas da Patrulha Escolar.
“A Patrulha Escolar é um serviço da Guarda Municipal com rondas diárias por instituições de ensino. Agentes capacitados realizam patrulhamentos preventivos e atuam na mediação de conflitos. Há também um grupo de WhatsApp com a direção das escolas, que garante agilidade e um serviço de proximidade com a comunidade escolar. Esse serviço não substitui os números de emergência, como o 190 (Polícia Militar) e 153 (Guarda Municipal), mas garante proximidade”, concluiu
24 horas
Câmeras da prefeitura vão monitorar creches e a sede do ‘Volta Redonda Cidade da Música’