quarta-feira, maio 22, 2024
CasaEditoriasVolta Redonda vai promover atividades para comemorar o Dia do Arigó

Volta Redonda vai promover atividades para comemorar o Dia do Arigó

Em comemoração ao Dia do Arigó, celebrado em 5 de abril, a prefeitura de Volta Redonda realizará uma programação especial amanhã, quarta, com atividades na Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila. As ações vão começar com uma apresentação da Banda e do Coral Municipal da Fevre, às 9h30min, sendo que o público poderá conferir a tradicional feira de artesanato, inclusive com venda de itens que remetem ao Arigó.

 

Às 10 horas, será lançado o Polo Street Art – iniciativa da Fundação CSN em parceria com a prefeitura para estimular a produção artística e fomentar a linguagem do grafitti, além de formar grafiteiros para atuarem no mercado de trabalho da região.

 

“Agora que temos criado por lei o Dia do Arigó, vamos celebrar todos os anos este importante marco para a história de Volta Redonda, com eventos e ações culturais de forma gratuita para a população”, frisou o secretário de Cultura, Anderson Souza.

 

Os Arigós

 

No dicionário, a palavra Arigó refere-se aos trabalhadores de origem mais humilde. Em Volta Redonda, com o passar dos anos, o termo ganhou contornos mais lúdicos. Passou a ser relacionado com as aves de arribação, que são pássaros que migram para outros territórios em busca de sobrevivência. Desta forma, artistas e artesãos fazem uma relação direta do pássaro com os trabalhadores que vieram para a construção da CSN, na década de 40, e participaram da construção de Volta Redonda.

ARTIGOS RELACIONADOS

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp