A prefeitura de Volta Redonda está promovendo uma série de atividades em alusão ao Janeiro Branco – movimento social que tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para as necessidades relacionadas à saúde mental das pessoas, e que neste ano tem o tema “A vida pede equilíbrio”. O primeiro evento aconteceu nesta terça, 3, no Centro Universitário Geraldo Di Biase, no Aterrado, reunindo 40 profissionais dos Caps (Centros de Atenção Psicossocial).
“São atividades nas quais a gente tenta simplificar a relação das pessoas. Descomplica as relações e faz com que elas sejam possíveis, e traz exercícios como contar uma história coletiva. E quando contamos essa história, a gente pode se apoiar no outro pra reinventar, inventar junto, se divertir, se conhecer. Todos têm um espaço, uma voz”, contou o professor de teatro e artista circense, Flávio Franciulli, ao lado de uma equipe de profissionais, dentre eles o psicólogo e especialista em Ciência, Arte e Cultura na Saúde, Roberto Carlos da Silva.
“Essa oficina é para trabalhar a sensibilização inicial, para as pessoas se encontrarem, poderem se comunicar, se olhar. Isso vai ao encontro da campanha Janeiro Branco, que é preciso falar, ter alguém para se apoiar, se conectar nos momentos mais difíceis. Nosso trabalho hoje é para que possa reverberar para o usuário de Saúde Mental. Um espaço de cuidado com os profissionais para que eles também possam cuidar do outro”, explicou Roberto.