A Série B do Brasileirão chegou ao fim, e o que se pode dizer é que foi uma das piores dos últimos anos. O nível foi muito baixo, houve muitas reclamações contra a arbitragem e, como previsto, foi muito ruim para o nosso Voltaço. Caiu de quatro e decepcionou sua torcida. Melhor sorte tiveram os torcedores de Coritiba (campeão), Athetico-PR, Chapecoense e Remo, que vão disputar a Série A no ano que vem. Ao lado do Volta Redonda, foram rebaixados: Ferroviária-SP, Amazonas e Paysandu. Os piores dos piores.
A amarga experiência por que passou o Volta Redonda mostrou o que não deve ser feito quando um clube vai disputar uma divisão acima, seja B ou A.
Para começar, deve-se manter a humildade de quem está por baixo, sonhando em chegar à elite do campeonato nacional. Não adianta posar de sabichão e ser engolido por empresários mais que espertos, que colocam seus jogadores onde querem. E olha que o Voltaço recebeu mais de 20 em seus domínios, tudo craque, tudo de primeira linha. E deu no que deu. Os garotos da base foram obrigados a assistir verdadeiras peladas no Raulino de Oliveira. Devem ter desaprendido tudo.
Outro erro foi manter um técnico igualmente sabichão, com experiência apenas de disputar a terceira divisão. O relacionamento com a imprensa foi o pior possível, pois os ‘espertos’ não aceitavam críticas e tampouco elogios. Agora Inês é morta, e chegou a hora de juntar os cacos para tentar ressurgir das cinzas. Aos sabichões, digo apenas uma coisa: tem que mudar tudo, se quiserem voltar para a Série B. E não pensem mais longe, não, por favor. Quem viver verá!
Na Geral
Aprovado
O Regulamento Específico do Campeonato Carioca de 2026 foi aprovado, por unanimidade, pelos 12 clubes que vão disputar a competição em apenas 10 datas e novo formato. A Taça Guanabara será disputada em dois grupos que jogam um contra o outro, e os 4 melhores se classificarão para as quartas de final. Tem mais. Nas quartas e nas semifinais não haverá vantagem para o time de melhor campanha e, em caso de empate, a decisão será por pênaltis. Novidade: no Carioca do ano que vem, o VAR não vai opinar. Então não precisa gastar dinheiro com a engenhoca, né?!
Tabela
Veja os jogos do Volta Redonda no Cariocão de 2026. A estreia será no dia 21 ou 22, contra o Boavista, em casa. Dia 24/25, encara o Flamengo, também no Raulino. No dia 31/01 ou 2/2, enfrenta o Botafogo lá no Nilton Santos. Dia 4/5 pega o Nova Iguaçu, fora de casa. No dia 7/8 vai a Maricá e, na última rodada, jogará em casa contra o Madureira.
História
Meu amigo Edinho Silva, ex-becão do Voltaço, hoje radialista, lá pela década de 1980 comandava o Tribunal Esportivo da Rádio Sul Fluminense. Tinha sempre à mão uma lista de ouvintes para mandar abraços. Eram sempre os mesmos. Como não a revisava, às vezes caía do cavalo, como aconteceu em um dos programas. ”Quero abraçar o seu ‘João do Churrasquinho’, que fica lá na esquina do Sendas, na Vila. Abração, seu João”, disse, com aquele vozeirão que Deus lhe deu. Imediatamente, o ouvinte Otávio Maciel ligou para a rádio e pediu: “Fala pro Edinho que o seu João morreu há um mês”. É claro que Edinho não perdeu a viagem e devolveu: “Seu João, onde estiver receba o nosso abraço”. Safo o becão, né? É mole?
Copinha
A Federação Paulista de Futebol lançou oficialmente a edição de 2026 da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A Copinha será disputada entre os dias 2 e 25 de janeiro, reunindo 128 clubes com a participação de cerca de 4 mil jovens atletas de todas as regiões do país. O Voltaço estará no Grupo 1, com sede em Santa Fé do Sul (SP). Vai encarar o Santa Fé – anfitrião da chave –, a Chapecoense (SC) e o Alagoinhas (BA).
Master 40
Retiro e Capitólio decidem hoje, sábado, 29, às 15 horas, no Campo do Siderlândia, o título de campeão do Master 40, da LDVR. Vale a pena conferir.
Bola fora
Para o falecimento do ex-presidente do Volta Redonda, Dr. Jesus de Paula, que morreu no domingo, 23, aos 92 anos. A causa da morte não foi divulgada. Jesus, como era conhecido, comandou o Voltaço no final da década de 1990 e renunciou à presidência em 1998, após o rebaixamento da equipe para a Série C.
Bola dentro
Para a decisão da Libertadores entre Flamengo x Palmeiras, neste sábado, 29, às 18 horas, em Lima, no Peru. O Brasil vai parar para ver quem tem mais garrafas vazias para vender. Que seja um grande jogo de futebol e não um festival de besteiras em campo, sem participação do VAR no resultado da partida.

Varandão da Saudade
Essa é a equipe do Volta Redonda no empate de 0 a 0 contra o Náutico, em 15 de setembro de 1976.
Em pé, da esquerda para a direita: Valdir, Aloísio, Fernando, Vagner, Paulo Florêncio e Jorge Luiz. Agachados: Zé Dias, Jailson, Paulo Roberto, Ademir, Paulo Cesar e o massagista Chico.

