Com o calor que estamos enfrentando – e o verão promete dias muito mais quentes –, de sol a pino, surgem duas dúvidas: temos realmente que nos proteger? Temos que fugir do sol nos horários de maior intensidade?
Para esclarecer a necessidade da proteção contra a radiação solar, inicialmente vamos explicar o que é o fotoenvelhecimento, apontando ainda os riscos. O fotoenvelhecimento resulta dos efeitos de radiações ultravioletas e é mais proeminente nas áreas expostas da pele. Estudos científicos mostram, inclusive, que até 80% do envelhecimento da face ocorrem devido à exposição ao sol. Ou seja, perca a mania de, entre outras, deitar na piscina ou na praia com o rosto para o céu.
A pele exposta cronicamente a essas radiações reflete acelerando o envelhecimento fisiológico (aquele causado por fatores genéticos), ficando com a pele precocemente envelhecida, espessada, amarelada, áspera, manchada e com um número maior de rugas. Isso é um processo acumulativo e vai depender do grau de exposição solar, do fototipo (tonalidade da pele) e também da predisposição individual.
Apesar de existir grande variação individual nos aspectos da pele fotoenvelhecida – pessoas de pele clara e com anos de exposição solar intensa são as que mais apresentam alterações -, os principais sintomas clínicos associados são as alterações da pigmentação como as sardas, pintas e manchas; queratoses actínicas (lesões pré-malignas) e os tumores malignos de pele.
Então, resumindo: é muito importante que todos se protejam da radiação solar para prevenir o envelhecimento, o aparecimento de manchas, rugas e, principalmente, o temido câncer de pele.
Além do uso de protetores solares com FPS30 ou superior na face e em todas as áreas do corpo que não sejam cobertas por roupas (mesmo em dias de frio ou chuva), o uso de óculos escuros, chapéus e roupas apropriadas também são muito importantes. Procure ficar à sombra nos horários de sol forte. Faz bem e não custa nada!
Maitê Vieira Bahia é Médica com pós-graduação em Dermatologia, CRM 52.85624-0. Atende no Centro Médico, ao lado do Hospital Vita – tel: (24) 2102-0088, no Centro de Saúde Renascer – tel: (24) 3348-1098 e também na Clínica Dermatológica de Volta Redonda – Tel: (24)3348-1410