Deputados revogam prisão de Bacellar; Jari e Munir falam sobre seus votos
A semana foi das mais quentes na política fluminense, e não tem previsão nenhuma de que o clima pode esfriar. Muito pelo contrário. Tende a piorar, se forem verdadeiros os boatos que circulam pelo Parlamento desde a aprovação do Projeto de Resolução 2.116/25, que revogou a detenção do presidente da Casa, deputado Rodrigo Bacellar (União). Foram 42 votos favoráveis, 21 contrários e duas abstenções. Durante a sessão, presidida pelo deputado Guilherme Delaroli (PL) – 1º vice-presidente da Casa, hoje ocupando a cadeira de Bacellar –, foi acordado que seis parlamentares discutiriam o tema por 10 minutos: três falaram a favor da soltura, casos dos deputados Alexandre Knoploch (PL), Índia Armelau (PL) e Renan Jordy (PL); e outros três pela manutenção da detenção, que foram Flávio Serafini (PSol), Carlos Minc (PSB) e Élika Takimoto (PT).
Garantia constitucional
As Constituições Federal e Estadual determinam, em seus Artigos 53 e 102, respectivamente, que cabe ao Parlamento decidir sobre prisões aplicadas a seus integrantes. A detenção de Bacellar, como todos se lembram, foi determinada no dia 3 de dezembro, após mandado expedido pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, conforme consta na Petição 14.969 RJ, cumprido pela Polícia Federal no âmbito da ‘Operação Unha e Carne’. A Mesa Diretora da Alerj foi notificada oficialmente e, então, a Procuradoria da Casa instou a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alerj a se manifestar.
Parecer da CCJ
Na segunda, 8, a CCJ emitiu parecer favorável, por quatro votos a três, ao relatório do presidente do grupo, deputado Rodrigo Amorim. A conclusão do documento foi pela elaboração do Projeto de Resolução 2.116/25, aprovado, posteriormente, em plenário – o rito seguiu o Artigo 268 do Regimento Interno da Assembleia.
Amorim explicou que o parecer foi fruto de amplo debate com a Procuradoria da Alerj, sendo estritamente técnico. O parlamentar declarou que o colegiado teve como objetivo central levar a decisão final ao plenário da Casa, que é soberano. “Apresentei um parecer técnico, que respeita a Constituição Federal, a Constituição do Estado do Rio e o Regimento Interno da Assembleia Legislativa. A comissão é a guardiã do regimento e do rito nesta casa. Portanto, foi respeitado o que está descrito de forma objetiva nas normas em vigor”, atestou Amorim.

A versão de Jari
Procurados pela reportagem do aQui para que explicassem seus votos, Jari Oliveira e Munir Neto não fugiram do tema. Não se pode dizer o mesmo de Célia Jordão, deputada por Angra dos Reis, que até o fechamento desta edição não tinha se pronunciado a respeito.
Jari, por exemplo, votou pela manutenção da prisão de Bacellar. Veja, na íntegra, como ele explica a decisão.
“Esse é um momento muito triste, onde nosso tempo e empenho – que deve ser para melhorar a vida da população do estado do Rio – esteja sendo usado para debater tal pauta. Não há como negar que os recentes acontecimentos são muito ruins para a imagem da Assembleia Legislativa do Rio.
Diante desse cenário, tomei a decisão de votar pela manutenção da prisão preventiva do presidente da Alerj com total responsabilidade institucional, serenidade e respeito ao devido processo legal.
Mantive a coerência em acatar a decisão judicial, deixando o empenho da defesa para o Poder Judiciário. Vale lembrar que em 2024 também votei na Alerj para acompanhar a decisão judicial que visava afastar do mandato uma deputada por suspeita de ligações com a milícia.
Defendo que nossas instituições funcionem plenamente, com independência e compromisso com a verdade. Tenho confiança de que a Justiça seguirá seu curso com transparência, equilíbrio e rigor diante dos fatos apresentados.
O Parlamento precisa continuar trabalhando, focado no interesse público e nas necessidades da população do nosso estado. Essa é a minha responsabilidade como deputado — e é assim que continuarei atuando”, justificou.

A versão de Munir
Munir, filiado ao PSD, surpreendeu os que acreditavam que ele iria seguir a linha da legenda, ligada a Eduardo Paes, e votar pela manutenção da prisão de Bacellar. Veja abaixo, também na íntegra, os argumentos dele para optar pela revogação da prisão do presidente da Alerj.
“A decisão tomada pela Alerj sobre a revogação da prisão do deputado Rodrigo Bacellar foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal, responsável por conduzir o caso e impor as medidas cautelares adequadas.
Meu voto tratou exclusivamente da análise prevista na Constituição sobre a questão da prisão preventiva. O mérito das investigações permanece integralmente sob responsabilidade do STF, que já determinou novas ações preventivas.
Reafirmo meu respeito total à Polícia Federal, ao Ministério Público e ao Supremo, e defendo que todas as apurações sigam com rigor até completo esclarecimento dos fatos”.

Calçada?
Com os recursos milionários que recebe das multas de trânsito, entre outras, a Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana de Volta Redonda bem que poderia gastar alguns trocados e fazer uma calçada de verdade ao longo da Rua 41, na Vila, no trecho entre o Tiro de Guerra e a ponte do antigo Hotel das Enfermeiras, não é mesmo? Aliás, os motoristas que estacionam seus carros na via correm riscos desnecessários de cair dentro do Rio Brandão ao sair dos veículos.
Segurança (I)
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Odair Mariano, se reuniu com o comando da Guarda Municipal de Volta Redonda para tratar de medidas de segurança voltadas aos trabalhadores que atuam nas proximidades da Usina Presidente Vargas. O sindicalista quer que sejam elaboradas estratégias e ações para combater os casos de roubos registrados nas proximidades da usina. “Nosso compromisso é com a vida e a segurança dos trabalhadores. Essa reunião abre caminho para uma parceria que pode trazer mais proteção e confiança para quem exerce sua atividade todos os dias nas proximidades da CSN”, justificou.
Segurança (II)
Para a geração Z, vale explicar: no passado, quem trabalhava na UPV tinha a proteção das famosas ‘rapinhas’, que faziam parte da guarda patrimonial da CSN. A exemplo dos agentes da Semop de hoje, os “guardinhas da CSN” se achavam ‘os maiorais’ e agiam como tal. Faziam até policiamento nas ruas da cidade do aço.
Poluição do ar (I)
A Assembleia Legislativa aprovou na quinta, 11, o projeto de lei do deputado estadual Jari Oliveira que institui o Dia Estadual de Combate à Poluição do Ar, a ser celebrado anualmente em 17 de julho, data do aniversário de Volta Redonda. “A data coincide com o aniversário de Volta Redonda, cidade que abriga a primeira siderúrgica do Brasil, a Companhia Siderúrgica Nacional, inaugurada em 1941. Volta Redonda é uma das cidades que mais sofrem com a poluição do ar no estado, devido à sua intensa atividade industrial”, justificou Jari.
Poluição do ar (II)
Pela proposta, serão desenvolvidos programas educacionais e campanhas de sensibilização em escolas e comunidades, explicando as principais fontes de poluição e formas de mitigação. “Não somos contra as empresas, como a CSN. Reconhecemos sua importância econômica e social. Mas é fundamental que haja investimentos que assegurem um ar de qualidade para a população”, concluiu.
Bacellar
O caso Bacellar (presidente da Alerj que foi preso pelo STF e solto por determinação da Alerj) deixou pelo menos um político de Volta Redonda tomando remédio para dormir. Isso porque a mulher dele e o sogro teriam sido nomeados para ‘trabalhar’ na Alerj. Mais precisamente na cota parlamentar do presidente da Casa. Detalhes: a esposa teria um salário aproximado de R$ 6.505,00; o sogro, menos: R$ 2.250,00. Os nomes constam no Portal da Transparência. É só procurar. Quer mais? A esposa do político, que seria amigo de Bacellar, é comerciante em Volta Redonda, o que gera dúvidas sobre a possibilidade de exercer sua função na Alerj.
Motos infernais
Quem mora na rua do cemitério (Avenida Waldir Sobreira Pires) já não aguenta mais a omissão da Ordem Pública de Volta Redonda diante dos motoqueiros que passam pela via com escapamento da moto aberto, “produzindo um som tão alto que chega a impedir que as pessoas conversem ou vejam TV por conta do barulho que fazem”. “Ainda passam em alta velocidade e empinando as motos”, denunciou um morador em e-mail enviado ao jornal. “Aqui é uma região com alto índice de idosos doentes, e estes são os que mais sofrem”, completou.
Pele
O Hospital São João Batista vai participar hoje, sábado, 13, das 9 às 15 horas, do Dia do Atendimento do Dezembro Laranja – ação gratuita promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em todo o país, voltada ao diagnóstico precoce e à prevenção do câncer de pele, o tipo mais comum entre os brasileiros. O atendimento será feito, por ordem de chegada, no ambulatório da FOA, ao lado da unidade hospitalar, por oito dermatologistas voluntários, oferecendo avaliações gratuitas e orientações sobre proteção solar e hábitos saudáveis. Ah, a prioridade no atendimento será para idosos e pessoas com deficiência (PCDs).

Regional
O secretário de Ordem Pública de Volta Redonda, coronel Luiz Henrique, participou na noite de terça, 9, de uma roda de conversa em Barra do Piraí, com a presença de autoridades, lideranças religiosas e moradores, para discutir avanços e desafios da segurança pública na região, com foco no respeito e na garantia da liberdade religiosa. Tudo muito bom. Fora do horário de trabalho, ele tem direito de fazer o que quiser, né? Mas que parecia mais um encontro político, isso ninguém pode negar (ver foto).
Concerto de Natal
A Praça Brasil, na Vila, será palco, neste sábado, 13, às 20 horas, do Concerto de Natal da Orquestra Filarmônica de Volta Redonda, com participação ainda do Coro Infantojuvenil do Núcleo Semeando Música e de jovens integrantes do Programa Orquestra Escola, reunindo mais de 80 músicos no palco. O repertório será inteiramente dedicado ao Natal, com clássicos que marcam esta época do ano e que inspiram celebração e união. Entre as canções confirmadas estão ‘Então é Natal’, ‘Oh Holy Night’, ‘Jingle Bells’ e outras músicas tradicionais que embalam as festividades ao redor do mundo.
Outras atrações
A Praça Brasil também vai receber outras atrações especiais ao longo do mês. Amanhã, domingo, 14, será a vez da Arena da Viola, às 9h30min. Na segunda, 15, haverá a Cantata com o Coral Municipal e o Coral do UniFOA; na terça, 16, apresentação do Coral da Igreja Batista de Volta Redonda; na quinta, 18, apresentação da Fanfarra da ETPC; e encerrando, na sexta, 19, o espetáculo especial de Natal do Sítio do Pica-Pau Amarelo.
Sem abono
Na entrevista a Dário de Paula na manhã de quinta, 11, o prefeito Neto jogou um balde de água fria na cabeça dos servidores municipais ao anunciar que não vai conceder nenhum abono de Natal à categoria, como Pezão e Babton, prefeitos de Piraí e Rio Claro respectivamente, fizeram. “De jeito nenhum”, disparou, referindo-se ao abono. “Eu estou torcendo muito para poder pagar todo mês a folha de pagamento. Aquilo que eu prometi continua de pé. Prometi que não ia atrasar um dia sequer o pagamento. Não está sendo fácil, mas vamos cumprir o que eu prometi”, justificou.
Pagamento
Aliás, na segunda, 15, a Prefeitura de Volta Redonda vai pagar a segunda parcela do 13o salário aos seus servidores.
Merendeiras
Ainda em entrevista a Dário de Paula, Neto soltou cobras e lagartos sobre um grupo de cinco merendeiras que trabalham na creche Dauro Aragão, no Tangerinal, que teriam se recusado a fazer o almoço de 400 crianças em protesto contra a empresa para a qual prestam serviços e que não teria pagado os salários de novembro. Detalhe: a prefeitura fez o repasse à empresa. “Isso é uma covardia e, se essas merendeiras fizerem de novo, eu demito todo mundo”, disse Neto, de forma aborrecida com a situação. “A empresa não pode atrasar o pagamento, ela sabe disso”, completou, dando um soco na mesa.
Audiência
A Prefeitura de Volta Redonda promove na quinta, 18, uma audiência pública para tratar da revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico – fase de diagnóstico. Será às 19 horas, na unidade Aterrado da AAP-VR.
Expo
As prefeituras de Resende e Itatiaia vão promover, em abril de 2026, a ‘Expo Agulhas Negras 2026’. A ideia é promover a economia regional, a exemplo da Flumisul, de Barra Mansa.
Detran
Na segunda, 15, Volta Redonda vai sediar uma edição do programa ‘Detran em Movimento’. Será embaixo da Biblioteca Municipal, na Vila, das 9 às 16 horas. Os moradores poderão tirar a nova Carteira de Identidade Nacional, a Carteira de Habilitação, transferir a propriedade e emplacar veículos, recorrer de multas de trânsito e resolver pendências. Tudo sem necessidade de agendamento e por ordem de chegada. A ação será realizada a pedido da Prefeitura de Volta Redonda, por articulação do deputado estadual Munir Neto. É que se dependesse só do Detran…
Festa
A sessão da Câmara de Volta Redonda de quinta, 11, aconteceu pela manhã. É que à noite os vereadores, os cargos comissionados, os servidores da Casa e convidados participaram da festa de fim de ano promovida pelo presidente da Câmara, vereador Edson Quinto.
Cobiçado
O vereador Neném foi um dos mais assediados na festa da Câmara. E não por causa da sua bela camisa florida. É que Neném será o próximo presidente da Casa, com mandato a partir de 1º de janeiro.
Reconhece
A Câmara de Volta Redonda, através do Projeto de Lei 249/2025, reconheceu a renovação do Estado de Calamidade Financeira na Saúde Pública, pedida pelo prefeito Neto. Com isso, o Palácio 17 de Julho poderá receber recursos extraordinários dos governos do Estado e Federal.
Crítica
A situação da Organização Social Ideas, que administra o Hospital Regional, é cada vez mais crítica. A OS está constantemente atrasando o pagamento dos funcionários e, nas últimas semanas, vejam só, a unidade nem tinha alguns medicamentos e EPIs para atender os trabalhadores. Até fralda chegou a faltar. Que fase!
Derrubada
Por unanimidade, os vereadores de Volta Redonda derrubaram o veto do prefeito Neto ao Projeto de Lei 098/2025, que institui um centro de fisioterapia no Santo Agostinho, proposto pelo vereador Simar.
Extra
A pedido do vereador Renan Cury, o prefeito Neto autorizou a Feira Livre a funcionar mais uma hora por dia nos finais de semana. É uma forma de ajudar os feirantes a ter um 13º salário.
Noel
Os vereadores de Volta Redonda receberam um convidado especial na sessão de terça, 9. O presidente Edson Quinto levou um Papai Noel para visitar os parlamentares. Que tenha deixado bons presentes para a cidade do aço.
Confirmada
A Prefeitura de Volta Redonda ainda não divulgou oficialmente, mas neste ano ainda haverá uma edição da Corrida da Paz, tradicional evento esportivo da cidade do aço. Deverá acontecer na última semana de dezembro.

