Segue o líder

0
11

Paes segue como favorito para chegar ao Palácio Guanabara com mais que o dobro das intenções de voto de Douglas Ruas

Mateus Gusmão

Em mais uma rodada da pesquisa de intenção de voto do instituto Prefab Future, o cenário permanece semelhante ao observado nos últimos meses. No primeiro levantamento feito após o início da campanha eleitoral, Eduardo Paes (PSD) continua na liderança da corrida pelo Governo do Rio. A posição de líder segue consolidada. Mostra Paes com 34,9% das intenções de voto, enquanto Douglas Ruas (PL) aparece em segundo lugar, com 14,7%. 

Na comparação com a pesquisa realizada no fim de julho, Paes passou de 34,5% para 34,9%, uma oscilação positiva de 0,4 ponto percentual. Ruas, por sua vez, avançou 3,8 pontos, saindo de 10,9% para 14,7%. Anthony Garotinho (Republicanos) caiu de 10,8% para 9,5% e aparece na terceira colocação. Na sequência estão André Marinho, com 2,9%; William Siri, com 2,8%; Coronel Busnello, com 2,6%; Cyro Garcia, com 1,7%; Luan Monteiro, com 1,1%; e Juliete Pantoja, com 1%. Os eleitores que não sabem em quem votar ou se declararam indecisos representam 19,7%, ante 19,4% em julho. Já os votos brancos e nulos recuaram de 12,1% para 9,1%.

Segundo o diretor de pesquisas quantitativas da Prefab, Henrique Serra, os resultados começam a indicar uma polarização na disputa pelo Palácio Guanabara. “Será uma espécie de disputa final entre esquerda (Eduardo Paes e Lula) e direita (Douglas e Flávio Bolsonaro)”, avalia Serra. “Ao que parece, Garotinho está ficando para trás, e seus votos podem migrar aos poucos para Paes ou Douglas”, completou o diretor da Prefab.

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, 66,4% afirmaram não saber em quem votar. Ou estão indecisos. No levantamento anterior, esse percentual chegava a 78,7%.

A Prefab ouviu presencialmente 2 mil eleitores no estado do Rio, entre os dias 20 e 23 de agosto. Segundo o instituto, a pesquisa tem nível de confiança de 95% e margem de erro de 2,19 pontos percentuais. O levantamento está registrado no TSE sob o número RJ-04605/2026.

Disputa pelo Senado segue aberta

A pesquisa também aponta que Benedita da Silva (PT) continua na liderança da disputa pelo Senado no Rio de Janeiro, mas o cenário para a segunda vaga permanece indefinido. O levantamento mostra a petista com 15,2% das intenções de voto, seguida por Marcelo Crivella (Republicanos), com 10,1%. 

Em terceiro lugar, aparecem empatados Pedro Paulo (PL), com 5,8%, e Carlos Jordy (PL), com 5,1%. Jordy não havia sido apresentado aos entrevistados na pesquisa de julho. Na sequência estão Waguinho (Republicanos), com 4,6%; Marcos Dias (Podemos), com 4,3%; Monica Benício (PSOL), com 4,1%; e Carlos Portinho (PL), com 3,8%.

O cenário é marcado, principalmente, pelo elevado número de eleitores que ainda não escolheram seus candidatos. Os que não sabem em quem votar ou estão indecisos passaram de 40,8% em julho para 48,6% em agosto. Já os votos brancos e nulos recuaram de 16,5% para 12,9%. Na eleição para o Senado, cada eleitor poderá escolher dois candidatos, já que duas das três cadeiras do Rio estarão em disputa em 2026.

“Será impossível qualquer instituto brasileiro medir a intenção de votos para senador no estado do Rio de Janeiro”, avalia Mário Marques, fundador da Prefab Future e CEO do LabPop Group. “Além do volume de candidatos (são 16), o eleitor fica zonzo na rua com tantos nomes. A pesquisa quantitativa terá enorme dificuldade para antecipar possíveis vencedores. Será uma eleição a ser decidida no dia da votação, sem sombra de dúvida”, acrescentou.

O diretor de pesquisas da Prefab, Henrique Serra, também destaca a indefinição. “Não há qualquer certeza na eleição ao Senado no Rio. As campanhas são volumosas, e o eleitor ainda está desconectado de seus favoritos”, afirmou.