A prefeitura de Volta vRedonda retomou, e não vera sem tempo, a força-vtarefa contra o mosquito da dengue. A ideia é intensificar os cuidados para a eliminação dos focos do Aedes aegypti – transmissor do vírus da dengue, chikungunya e zika. As primeiras ações aconteceram no bairro Siderlândia, com vistorias nas residências, orientações aos moradores, uso de drone para identificar criadouros do mosquito e observar, principalmente, as caixas d’água destampadas. O mesmo deverá ser feito em todos os bairros da cidade do aço.
Vale lembrar que as larvas do Aedes se proliferam na água parada, por isso, a importância de a população inspecionar a casa e o quintal, pelo menos uma vez por semana, durante 10 minutos. Segundo a coordenadora da Vigilância Ambiental de Volta Redonda, Janaína Soledad, os recipientes contendo água – grandes ou pequenos, como caixas d’água ou tampinha de refrigerante, por exemplo – podem ser tornar depósitos para o mosquito.
“O verão é um período de altas temperaturas e constantes chuvas, isso contribui para o aumento da reprodução do Aedes aegypti. A prevenção tem que existir durante todo o ano, mas precisa ser intensificada nesta estação. É fundamental o empenho dos moradores e a atenção aos riscos e que façam a vistoria, pois 80% dos focos estão em áreas residenciais”, alerta. Além dos agentes de endemias da Secretaria de Saúde, a força-tarefa da prefeitura conta com o apoio da Secretaria de Serviços Públicos (o que é um risco, grifo nosso), que vai oferecer caçambas para os moradores descartarem corretamente materiais que estejam ocupando o quintal de suas casas. Se elas serão recolhidas, e quando, isso ninguém garante.
Medidas simples de prevenção à dengue
– Tampe caixas d’água, ralos e pias;
– Higienize bebedouros de animais de estimação;
– Descarte pneus velhos. Caso precise guardá-los, mantenha-os em local coberto, protegidos do contato com a água;
– Retire a água acumulada da bandeja externa da geladeira e de bebedouros, e lave-os com água e sabão;
– Limpe as calhas e a laje da sua casa e coloque areia nos cacos de vidro de muros que possam acumular água;
– Coloque areia nos vasos de plantas;
– Amarre bem os sacos de lixo e não descarte resíduos sólidos em terrenos abandonados ou na rua;
– Faça uma inspeção em casa pelo menos uma vez por semana para encontrar possíveis focos de larvas;
– Sempre que possível, faça uso de repelentes e instale telas, especialmente nas regiões com maior registro de casos; e
– Receba bem os agentes da Saúde na sua casa.
Sai, Aedes
Prefeitura retoma força-tarefa contra a dengue