segunda-feira, junho 17, 2024
CasaEditoriasBarra MansaRodrigo Drable sanciona lei que autoriza complementação do Piso Nacional da Enfermagem

Rodrigo Drable sanciona lei que autoriza complementação do Piso Nacional da Enfermagem

Mensagem do Executivo foi aprovada em sessão na Câmara Municipal nesta segunda, 18

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, sancionou, nesta segunda, 18, a lei que dispõe sobre a autorização do pagamento da complementação do Piso Nacional da Enfermagem, com base na Lei Federal nº 14.434/2022. Durante a manhã, os vereadores do município haviam aprovado a Mensagem do Executivo nº 21. A publicação ocorrerá nesta terça-feira, dia 19, no Boletim Oficial (disponível no site da Prefeitura) e em jornais de grande circulação.

Reivindicação antiga da categoria no país, o Piso Nacional da Enfermagem havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados e sancionado pelo Governo Federal em 2022. Com base nos dados dos profissionais ativos no município, o Ministério da Saúde repassou a verba referente à complementação dos salários para que eles sejam equiparados ao piso determinado, de forma proporcional. O primeiro pagamento com o valor reajustado será feito dentro de 10 dias; os retroativos referentes ao período de maio a agosto de 2023 serão pagos em folha suplementar.

Atualmente a rede pública de saúde de Barra Mansa conta com mais de mil profissionais ativos na área da enfermagem, incluindo enfermeiros, técnicos e auxiliares.

O secretário de Saúde de Barra Mansa, Dr. Sérgio Gomes, enalteceu a importância desse avanço para os profissionais da enfermagem. “Essa é uma notícia marcante, justa e digna. Neste ano eu completo 40 anos de carreira e posso afirmar que a área da saúde não anda sem esses profissionais. A saúde é multidisciplinar e, com toda certeza, a enfermagem é o esteio da área em qualquer lugar do mundo. Isso representa a vitória desses profissionais e eu parabenizo cada um deles”, declarou o secretário.

O secretário de Governo, Luiz Furlani, também comemorou a aprovação da medida. “Isso representa valorização e justiça para a classe que trabalha diariamente e de forma intensa para salvar tantas vidas em nosso município. Fico muito feliz em ver essa reparação histórica para os profissionais da enfermagem”, afirmou Furlani.

Foto: divulgação

ARTIGOS RELACIONADOS

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp