Por Pollyanna Xavier
Em menos de dois meses como gestor municipal, o prefeito de Resende, Tande Vieira, anunciou um projeto importante que pode alavancar o turismo e a economia da cidade. Trata-se do Plano de Revitalização do Centro Histórico local. A ideia é restaurar os mais de 60 imóveis que compõem o acervo tombado de Resende e criar um centro gastronômico no circuito histórico. O anúncio foi feito pelas redes sociais e o plano deve começar a ser implementado ainda no primeiro semestre deste ano. “Vamos começar pelo Cine Vitória”, disse Tande, referindo-se ao casarão mais antigo da Praça Botelho, com capacidade para 1.500 pessoas e inaugurado há quase 80 anos. O aQui conversou com Tande sobre o plano envolvendo o patrimônio histórico de Resende. “Vamos fazer com que o Centro Histórico se torne um dos grandes cartões postais da nossa região, atraindo muitos visitantes, gerando emprego e fazendo a economia local girar”, prometeu o prefeito. Confira detalhes da entrevi- sta exclusiva de Tande Vieira ao aQui:
aQui – O senhor anunciou que a prefeitura está traçando planos e ações voltados à revitalização do Centro Histórico de Resende. O que exatamente pretende fazer e em quanto tempo?
Tande – O primeiro passo foi a criação da Superintendência do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, que trabalhará de forma coordenada com um grande número de secretarias para pôr em prática um programa de requalificação que funcionará em diversas frentes para fomentar uma cadeia que envolverá cultura, gastronomia, lazer e turismo a fim de criar um ambiente atrativo para a população e novos investimentos no Centro Histórico.
aQui – Resende possui 63 imóveis tombados pelo Patrimônio Histórico Cultural do município. Todos eles serão contemplados por esse plano de revitalização?
Tande – Os imóveis públicos tombados serão objeto de investimento público com recursos federais, por meio de editais ou emendas, ou mesmo de recursos municipais caso seja necessário para garantir celeridade às obras. Já para os imóveis privados, estamos desenvolvendo uma série de benefícios urbanísticos e fiscais para o financiamento das obras de restauração e, ainda, para garantir a sustentabilidade das atividades econômicas que desejamos incentivar no bairro.
aQui – O senhor disse que a revitalização vai começar pelo Cine Vitória. Por que começou por ele? O que pretende fazer?
Tande – O Cine Vitória abrigou diversos eventos de grande importância na região durante sua história e está presente no imaginário de grande parte da população que teve a chance de frequentar as sessões de cinema e os festivais. É também um equipamento público que pouquíssimas cidades do porte de Resende têm o luxo de ter à disposição. Além disso, assim que voltar a funcionar como cineteatro, ele vai ser como um polo atrativo de interesse pelo Centro Histórico e se inserir numa cadeia econômica cultural que beneficiará o bairro e toda a população.
aQui – Como será o Concurso Nacional de Projetos para requalificação da infraestrutura urbana do Centro Histórico que o senhor anunciou?
Tande – Estamos na reta final da negociação com o Instituto de Arquitetos do Brasil para a promoção de um concurso nacional de projetos para a requalificação da paisagem urbana do Centro Histórico que deverá contemplar ruas, praças e parques. Esta é mais uma das diretrizes do nosso programa para o bairro e a ideia é a de que, respeitadas as regras de preservação do patrimônio, sejam recuperadas as áreas públicas e criadas condições favoráveis à requalificação econômica e social do bairro.
aQui – O senhor disse que pretende colocar em prática o plano de segurança para o Centro Histórico. Vai armar a Guarda Municipal de Resende ou firmar convênio com o Estado para reforçar o policiamento no local?
Tande – Nosso plano para a segurança pública, além de outras medidas, é instalar no Centro Histórico uma base do Programa Segurança Presente, que garantirá policiamento ostensivo permanente na área. E instalar o monitoramento por câmeras em toda a área
Campos Elíseos
Na segunda, 17, a Prefeitura de Resende começou a fazer uma pesquisa de campo para ouvir os moradores acerca do comércio de Campos Elíseos. É o primeiro passo para a revitalização da área e vai procurar entender os hábitos e preferências dos consumidores locais. A Pesquisa com o Consumidor – Comércio Resende está sendo realizada em parceria com a Associação Comercial de Resende (Aciar), Sicomércio, CDL, entre outras. O levantamento segue até o próximo dia 27 e envolve temas como frequência de compras no comércio local, principais categorias de produtos adquiridos, motivos que levam os consumidores a escolher o comércio da cidade e o valor médio gasto em cada compra.
Detran
O Detran.RJ vai realizar neste sábado, 22, um mutirão para emissão de carteiras de identidade em Resende. Será das 10 às 16 horas, por ordem de chegada, com distribuição de senhas, não sendo necessário agendamento para a realização do serviço. Os interessados devem comparecer ao posto de identificação civil, localizado na Av. Dorival Marcondes de Godoy, 500 – lojas 1111 a 1115, no Shopping Pátio Mix.