Grana na conta!

Servidores públicos de Volta Redonda poderão antecipar 100% do salário através de empréstimo

0
700

Por Mateus Gusmão

Essa é uma boa notícia para os servidores públicos de Volta Redonda que estão com a corda no pescoço, precisando de um dinheirinho extra. E uma péssima notícia para quem não tem controle financeiro. É que a Prefeitura de Volta Redonda, conforme apurado com exclusividade pelo aQui, vai permitir que os servidores públicos possam contrair empréstimos consignados de até 100% dos seus rendimentos (já descontados os impostos). Na prática, o servidor poderá antecipar o salário completo e ir pagando – com juros – mensalmente.

O Palácio 17 de Julho, através da Secretaria de Administração, fez um chamamento público para o credenciamento de instituições financeiras, e o processo terminou na quarta, 19. O chamamento foi para instituições financeiras ou bancárias, autorizadas pelo Banco Central do Brasil, cooperativas de créditos, entre outros, interessadas na oferta de produtos de antecipação salarial aos servidores da administração direta e indireta. Segundo o edital do chamamento público, a possibilidade da antecipação salarial visa proporcionar aos servidores uma opção viável para lidar com despesas imprevistas ou urgentes, sem recorrer às alternativas de crédito potencialmente mais onerosas. “Ao oferecer a antecipação salarial, a instituição financeira colabora diretamente com a melhoria do bem-estar financeiro dos servidores, contribuindo para a sua estabilidade econômica e pessoal”, destaca o documento oficial.

Esse benefício ao servidor, garante a prefeitura, também fortalece o vínculo entre a administração pública e seus funcionários, demonstrando preocupação com o seu bem-estar financeiro ao oferecer uma solução que pode melhorar a gestão do orçamento pessoal. A antecipação salarial será celebrada exclusivamente entre a instituição e os servidores, sem a necessidade de algum tipo de aval do Poder Público. O servidor poderá antecipar até 100% do total líquido remanescente do seu salário após descontadas as deduções legais e demais consignações contratadas. Poderão ter direito ao empréstimo consignado, os servidores ativos e inativos que tenham mais de três meses de efetivo exercício; estando licenciados, que estejam com vencimentos integrais pagos pelo município; sejam aprovados pelo sistema de avaliação de risco de crédito do banco. Não há, no documento do chamamento público, qualquer previsão para que os contratos com as instituições financeiras estejam em vigor e os servidores comecem a poder usufruir de uma bufunfa adiantada.