CÂMARA: Neném aposta em boa relação com governo Neto e desconversa sobre candidatura a prefeito em 2028
Mateus Gusmão
Pela terceira vez, o vereador Nilton Alves de Faria, o Neném, assume a presidência da Câmara de Volta Redonda. Até o final de 2026, ele terá o controle administrativo da Casa e será responsável por escolher as pautas e projetos que serão votados pelos parlamentares. Uma responsabilidade e tanto. Ainda mais em ano eleitoral, quando a população deverá escolher os seus deputados estaduais e federais. No parlamento volta-redondense, por exemplo, existem vários pré-candidatos.
Questionado se será um dos candidatos a deputado federal – como foi em 2022 –, Neném diz que não. “Nesta eleição não serei candidato, tenho compromissos políticos que vou cumprir”, explicou. Mas, para as eleições de 2028, quando o prefeito Neto terminará seu mandato e não poderá concorrer à reeleição, Neném pode se candidatar ao Palácio 17 de Julho. “É um desejo, vamos ver o que acontece. Mas quem sabe é o futuro”, despistou.
Como um dos políticos mais próximo a Neto (Neném tinha como principal cabo eleitoral D. Munira, mãe do prefeito), o novo presidente da Câmara de Volta Redonda espera manter a harmonia com o atual governo. “Nosso objetivo é trabalhar para a população, pois é isso que a população espera. Vamos manter a harmonia entre os poderes. Respeitamos a opinião da oposição, mas vamos continuar atuando em parceria pelo bem da cidade. Queremos ajudar Volta Redonda”, acrescentou.
“Quero o cidadão presente, acompanhando de perto o trabalho do Legislativo”, destacou Neném, procurando reforçar a importância da participação popular nas ações da Câmara. O parlamentar também destacou que um dos seus objetivos é conseguir colocar em votação, ainda este ano, o novo Plano Diretor de Volta Redonda. “Esse projeto é fundamental para nortear o desenvolvimento urbano da cidade. É um dos nossos objetivos votar o projeto”, pontuou.
Neném também destacou que vai investir na estrutura física da Casa, como na compra de um gerador de energia. Afinal, é comum não ter sessões plenárias por culpa da Light. “Também esperamos convocar todos os aprovados no concurso público para a Casa, feito no final do ano, para completar nosso quadro de funcionários”, prometeu.
Além de Neném, a mesa diretora para este ano é composta da seguinte forma: Paulo Conrado, como 1º vice-presidente; Edson Quinto, como 2º vice-presidente; Rodrigo Furtado, como 1º secretário; e Cacau da Padaria, como 2º secretário.

