sexta-feira, outubro 4, 2024
CasaGERALProjetos ousados

Projetos ousados

Kaio do Diogo Balieiro pretende investir pesado na saúde de Itatiaia com a construção de 10 postos, um deles em Penedo. E promete que merenda escolar não será à base de pipoca

Kaio foi secretário de Diogo Balieiro em Resende

Kaio Márcio de Paiva, o Kaio do Diogo Balieiro, candidato a prefeito de Itatiaia pelo PL, na coligação ‘Juntos Pela Transformação’ (PMN, Progressistas e PL), soltou o verbo em entrevista exclusiva ao aQui. Falou dos absurdos que ocorrem no município, como a prefeitura fornecer pipoca como merenda escolar. “Os alunos passam dias comendo pipoca”, denuncia. Ele vai além. Diz que Itatiaia, caso ele seja eleito, vai ganhar 10 postos de saúde, um em Penedo. Detalhe: vai contratar médicos e adquirir remédios para serem fornecidos à população.
Veja abaixo a íntegra da entrevista com Kaio do Diogo Balieiro.

aQui: Em entrevistas, o senhor tem dito que Itatiaia é um município rico, que nunca faltou e não falta dinheiro. Qual é a atual arrecadação?
Kaio do Diogo Balieiro:
Segundo o IBGE, Itatiaia possui uma receita realizada de R$ 386 milhões, com um PIB per capita de R$ 213.339,67. Estamos falando da quinta cidade mais rica do estado, cuja riqueza deveria estar sendo devolvida à população em forma de serviços públicos de qualidade, com toda a assistência necessária.

aQui: De onde são os recursos?
Kaio: O maior volume desses recursos é oriundo do setor industrial, mas o município também possui muita força nos setores de comércio e turismo.

aQui: Se Itatiaia tem dinheiro, o que falta para o município ser o melhor da região?
Kaio: Infelizmente esse cenário é, de fato, contraditório. Falta compromisso, seriedade e transparência. É preciso romper com a velha política que vem se perpetuando na cidade há anos. O que vemos no histórico de Itatiaia são problemas muito sérios, gestões ganhando capa de jornal por razões que envergonham a cidade e uma descrença muito grande na política, afinal, todo esse passado gera uma insegurança nas pessoas. Itatiaia precisa de um modelo de gestão de sucesso, que coloque a cidade no caminho certo e que priorize a população. Não adianta ter boa arrecadação e isso não ser revertido para a população, com serviços públicos de qualidade.

aQui: Se a prefeitura tem recursos, por que a população local ainda é obrigada a procurar atendimento em Resende e cidades vizinhas?
Kaio: Essa também é uma situação que todos nós nos perguntamos. Sucessivas gestões que não conseguem promover o básico, como oferecer medicamentos e merenda de qualidade para a população. Cuidar da população e promover uma saúde de qualidade são obrigações que não estão sendo cumpridas, e a população sofre com isso. O que vemos hoje são candidatos que pedem votos para fazer tudo que tiveram a oportunidade de fazer e não fizeram. Então, falta um modelo de gestão comprometido, preparado, humanizado, honesto e realmente preocupado em mudar a realidade da população de Itatiaia.

aQui: Como o senhor avalia a questão da segurança em Itatiaia?
Kaio: É fundamental que a gestão municipal de Itatiaia mantenha um diálogo com o Estado para trabalhar em parceria e ajudar na atuação da Polícia Militar. Precisamos de uma Guarda Municipal cada vez mais fortalecida, para que ajude a melhorar a segurança pública no município. Pensando nisso, nosso objetivo é ampliar o efetivo da Guarda para aumentar a cobertura e expandir as possibilidades de ações. Vamos realizar treinamentos contínuos para que os guardas tenham cada vez mais preparo e estejam aprimorados e atualizados para saber lidar com todo tipo de situação. Nesse trabalho, contaremos com tecnologia a favor da população, atuando no monitoramento e na prevenção de crimes. Também planejamos implementar um sistema de monitoramento inteligente, com o auxílio dos recursos tecnológicos, como o uso de câmeras. Vamos criar programas de segurança comunitária, onde os munícipes se tornam parceiros no trabalho que vai estabelecer mais segurança para Itatiaia.

aQui: Quais são suas principais propostas?
Kaio: A primeira coisa a se fazer é oferecer o básico, que são os insumos e medicamentos. Não pode uma mãe ter que sair do hospital onde a filha está internada para comprar remédio pra ela! A segunda é colocar médicos. Fiz vários concursos públicos em Resende para repor os médicos que saem. Itatiaia não tem nenhum leito de CTI. Criar leitos de CTI vai ser uma prioridade no nosso governo. Também vamos construir uma sede própria para a Secretaria Municipal de Saúde e postos de saúde em 10 bairros, inclusive Penedo. Vamos reformar e modernizar as outras unidades e transformar os postos de saúde da Maromba e Vila Flórida em pronto atendimento 24h, com sala de estabilização e ambulância UTI. Vamos construir três Unidades de Fisioterapia e um hospital municipal da criança, anexo ao HMI, com leitos UI e UTI. O CRI é um hospital do exército que está desativado. A gente vai fazer uma parceria com o Exército e assim ter um novo hospital municipal. Além disso, temos projetos para a saúde mental, a terceira idade, a saúde bucal e também para a saúde animal. Queremos ter um Hospital Veterinário de verdade e uma farmácia. Tudo de graça para cuidarmos dos animais, assim como o Diogo e eu fizemos em Resende e deu muito certo.

aQui: Mais alguma proposta?
Kaio: Cuidar das nossas crianças é fundamental e as nossas crianças têm merenda de péssima qualidade. Passam dias comendo pipoca. Temos que oferecer às crianças, que são o nosso futuro, merenda de qualidade, saudável, nutritiva e saborosa, atendendo às restrições alimentares do aluno: se ele é intolerante à lactose, tem que ter leite sem lactose! E o uniforme tem que ser entregue no início do ano! E, claro, temos que dar condições de trabalho para os nossos professores! Tem escola caindo aos pedaços, em situação precária, de abandono! Por isso, vamos reestruturar a rede municipal de educação, com reformas das escolas. Hoje, temos 200 crianças na fila por creche em Itatiaia. Além de melhorar as nossas creches, vamos construir mais quatro unidades no município, sendo duas em Itatiaia e duas em Penedo. Precisamos falar também de educação especial e por isso vamos construir Centros Especializados no atendimento adequado e adaptado para pessoas com deficiência.

aQui: e…
Kaio: Vamos criar áreas industriais planejadas, com o suporte de profissionais especializados e, além disso, vamos oferecer incentivos para empresas que se instalarem no município. Vamos atualizar o Plano Diretor Municipal e teremos o desenvolvimento de
um novo plano participativo, com envolvimento da comunidade e setores organizados. Vamos melhorar a infraestrutura do município, tanto a zona urbana quanto a zona rural. E o trabalho será intenso na pavimentação e manutenção das vias públicas. Esse é apenas um resumo dos nossos objetivos e convido todos a acompanhar o nosso trabalho nas redes sociais, através dos meus perfis.

Quem é Kaio?
Kaio Márcio de Paiva, o Kaio do Diogo Balieiro, candidato a prefeito de Itatiaia pelo PL na coligação ‘Juntos Pela Transformação’ (PMN, Progressistas e PL), mora em Itatiaia e é formado em Direito pela Universidade Estácio de Sá, com especialização em Direito Público. Sua vocação é a gestão pública.
Em 2013, mudou-se para o Rio de Janeiro e ingressou em um projeto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) junto ao Banco Mundial, na elaboração de políticas públicas no Combate à Violência Contra a Mulher. Em 2017, Kaio ingressou na prefeitura de Resende, assumindo a secretaria de administração. Posteriormente, assumiu a direção geral da Santa Casa, onde inaugurou a nova Saúde Mental, o Centro de Imagens e o primeiro Hospital de Olhos do Sul Fluminense. Católico praticante, Kaio Márcio frequenta a Igreja Matriz São José, e passeia pelas ruas de Itatiaia tendo a certeza que grandes feitos podem se tornar realidade no município, através do trabalho eficiente, com uma gestão comprometida e com experiência em projetos de sucesso.

ARTIGOS RELACIONADOS

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp