Policiais civis da 90ª DP de Barra Mansa estouraram uma residência utilizada como criadouro de aves utilizadas em rinhas de galo, em Barra Mansa. Na ação, que ocorreu no bairro Parque Independência, um homem foi preso em flagrante por crimes ambientais.
Os agentes foram ao endereço verificar informações de inteligência sobre o possível esconderijo de um narcotraficante, integrante de uma facção criminosa que atua na cidade. Os policiais, contudo, encontraram no imóvel um criadouro de aves, destinadas a brigas de galo. Segundo apurado, os animais eram avaliados em até R$ 50 mil, sendo treinados e revendidos para diferentes estados do país.
Durante a ação, foram resgatados 17 galos que viviam em compartimentos individuais, além de equipamentos de treinamento, medicamentos veterinários, acessórios utilizados em rinhas, seis aves da fauna brasileira sem qualquer tipo de autorização legal, e uma cadela da raça pitbull em situação de maus-tratos. Os agentes ainda constaram que algumas aves estavam feridas.
A operação contou com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Guarda Municipal Ambiental, que realizaram o resgate e prestaram os cuidados adequados aos animais.