Pezão conta com apoio declarado de Neto, prefeito de Volta Redonda e candidato à reeleição na cidade do aço
Por Mateus Gusmão
O ex-governador Luiz Fernando Pezão (MDB) tem tudo para voltar a comandar a prefeitura de Piraí, cidade em que foi prefeito por dois mandatos, entre 1997 e 2004. Pelo menos é o que indica uma pesquisa de intenção de voto feita pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), antigo Ibope, um dos institutos mais respeitados do Brasil. O levantamento foi feito entre os dias 10 e 12 de agosto. A pesquisa foi contratada pelo aQui e devidamente registrada no Tribunal Regional Eleitoral, sob o protocolo no RJ- 06689/2024.
A parcial da pesquisa foi divulgada com exclusividade pelo aQui na quarta, 14, e reproduzida em diversos veículos de comunicação, inclusive da capital. Segundo o Ipec, a margem de erro estimada é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
No cenário estimulado, em que são apresentados os nomes dos candidatos, a pesquisa mostra Pezão liderando com larga vantagem: 54% das intenções de voto, enquanto Arthur Tutuca (PRD) aparece com 29% das menções. Aqueles que declaram votar em branco ou anular o voto somam 7%, e 10% estão indecisos. Neste momento, 65% dos eleitores consideram definitiva sua decisão de voto, enquanto 31% declaram que ainda podem mudar de opinião.
De forma espontânea, ou seja, quando os entrevistados são questionados sobre sua intenção de voto sem a apresentação do nome dos possíveis candidatos, aqueles que ainda não mencionam um postulante ao cargo chegam a 23%. Pezão é o mais lembrado, sendo apontado por 48% dos entrevistados, seguido de Arthur Tutuca, citado por 22% dos eleitores. São 7% os que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto.
Segundo a pesquisa Ipec, as intenções de voto em Pezão são maiores entre os eleitores que consideram a atual gestão municipal (ligada a Arthur Tutuca) ruim ou péssima (77%) e entre aqueles que almejam mudança (60%) para o próximo governo. Já Arthur Tutuca tem mais menções entre os que avaliam bem (44%) a administração do prefeito Dr. Ricardo Passos e entre aqueles que querem continuidade para a próxima gestão (41%).
A pesquisa também mostra que a rejeição ao nome de Arthur Tutuca chega a 34%; ao de Pezão, chega a 18%. Tem mais. O Ipec também apresentou a expectativa de vitória (onde os eleitores apontam quem deve ganhar o pleito), que aponta Pezão com 63%, Tutuca com 20% e 17% não sabem.
Entrevistado pelo aQui, Pezão não escondeu a satisfação com os ótimos percentuais de aprovação e a pequena rejeição comparada com seu principal adversário. “Recebemos o resultado da pesquisa com muita alegria, mas com os pés no chão. O sentimento de responsabilidade aumenta, mas sabemos que temos os melhores projetos e a capacidade de realização para recolocar nossa cidade no caminho certo”, pontuou.
Quanto à sua situação junto à Justiça Eleitoral, Pezão afirmou que, a partir deste sábado, 17, quando a propaganda eleitoral já estará liberada, ele irá para as ruas de Piraí. “Fizemos nossa convenção, nosso CNPJ da campanha já saiu, estamos preparando todo o material normalmente. E amanhã estaremos como sempre nas ruas, mas agora em campanha mesmo, para levar ao povo nossas propostas e projetos”.
Outros dados
A pesquisa também apontou a avaliação da atual administração da prefeitura de Piraí, comandada pelo Dr. Ricardo Passos. Quem avalia como ótimo ou bom são 41%, regular 39%, ruim ou péssima 15% e não sabem ou não responderam 5%. Sobre aprovação, 55% dizem que aprovam o mandato de Ricardo Passos, enquanto 30% desaprovam e 15% não souberam responder.
Já a administração do governador Cláudio Castro é avaliada como ótima ou boa por 27% dos entrevistados, regular por 44%, ruim ou péssima por 14% e não souberam responder 16%. A administração do presidente Lula, por sua vez, foi considerada ótima ou boa por 34%, regular por 28% dos piraienses, ruim ou péssima para 35% e 4% não souberam responder.
Confira os principais resultados da pesquisa: