Pacote de obras de Drable prevê inaugurações até 2025

0
296
Screenshot

Foto: Felipe Vieira 

Drable espera eleger Furlani para ser convidado de honra nas inaugurações do futuro

No final do mês de julho, dia 29 para ser exato, o prefeito Rodrigo Drable tinha hora marcada para dar uma entrevista na Rádio Cidade do Aço. Ia falar sobre o que espera fazer e o que vai deixar de concluir nos próximos seis meses de governo. Chegou atrasado. “Peço desculpas, mas eu saí de casa cedo. Meu dia começa às 5 horas, e fui ver obras ali na Colônia. Eu também tinha fisioterapia. Acabei me enrolando no horário. E, vejam que problema, hein: é que Barra Mansa está com obras demais”, justificou. “Estão reclamando, pois, as obras fecham as ruas, fecham trânsito. Outro dia eu me peguei xingando o prefeito”, brincou.
Drable tem razão. As obras de asfaltamento da Avenida Homero Leite, por exemplo, fizeram com que os comentários contra o prefeito atingissem até a sua mãe – não a mãe real, é claro. Mas a que todo político ‘carrega no bolso para ser xingada’. “Com certeza xingaram muito. Eu peço desculpas para a minha mãe, né, coitada, não tem nada a ver com isso, sobra muito pra ela”, disse, ao comentar a situação das obras nos bairros Saudade e Vila Nova.
“Asfaltamos a Avenida Homero Leite quase inteira. Avenida imensa, extensa, e a gente conseguiu asfaltá-la rapidamente e com qualidade. Só que isso g era transtorno, e as pessoas têm dificuldade até de entender as opções que temos”, comentou. “No primeiro dia
começamos de madrugada: das 9 da noite até 1 da manhã. Quem mora em frente ficou incomodado, pois naquele dia teve barulho”, exemplificou, indo além.
“Mas o que eu podia fazer? Ou eu incomodo umanoitedas9a1da manhã ou eu travo a cidade inteira na hora do rush. Imagina se eu faço isso durante o dia? O prejuízo para a cidade seria imensurável. Mas aqueles que moram ali também ficam incomodados. Então eu fico entre a cruz e a espada, buscando a melhor forma de fazer”, pontuou.
Apesar dos transtornos, Drable lembra que o pacote de obras será recompensador. “É um conjunto de obras que nunca tivemos em Barra Mansa. Eu estou no final do meu mandato de 8 anos, mas, quando comecei, não tinha obras. Não tinha asfalto nenhum. Só tinha buraco, um buraco emendado no outro, e hoje a gente está com um pacote de obras que se somar o que foi feito nos últimos 30 anos em Barra Mansa não dá o que estamos executando. O que foi feito em 30 anos? Então, a pessoa tem até o direito de não gostar de mim, mas não tem como não reconhecer que o que estamos fazendo é transformador, e eu não falo só do Pátio de Manobras, não”, disse.
Aos repórteres da Rádio Cidade do Aço, Drable voltou a garantir que as obras iniciadas por ele e que serão inauguradas pelo prefeito eleito estarão com os pagamentos garantidos. “Para vocês terem ideia, hoje dia 29 de julho, eu estou iniciando o Hospital Veterinário com 100% dos recursos em caixa; a obra do mercado do produtor também. Eu não vou ter a honra de inaugurar essas duas obras, mas vou entregá- las adiantadas e com o dinheiro todo em caixa para ser pago. Completamente diferente do que eu peguei. Eu peguei cinco escolas fechadas sem 1 real para poder concluir obra”, comparou, referindo-se ao governo do ex- prefeito Jonas Marins. “Eu espero que o próximo prefeito me convide, claro”, respondeu ao ser indagado se estaria presente. Desde que seja Luiz Furlani, deve ter pensado.
Antes de encerrar, Sérgio Mama, da Sintonia do Aço, perguntou a Drable se o Pátio de Manobras seria inaugurado até o dia 31 de dezembro. “Se der tudo certo e não tiver nenhuma intercorrência, o viaduto deve ficar pronto entre o final de outubro e início de novembro”, respondeu. “Se fosse obra eleitoreira, eu inauguraria na hora da eleição, e não é. Vou inaugurar depois da eleição”, disparou.
Quanto ao Mercado do Produtor, que será construído no centro da cidade, Drable anunciou que haverá 60 lojas no seu interior. “Vai ter 60 comércios ali dentro, e a expectativa é que cada boxe atenda a três famílias. Estou falando de 120 famílias sendo atendidas. Vai ser um equipamento de desenvolvimento de fomento do grande ao pequeno produtor e comerciante da cidade”, afirmou, apostando que o Mercado será inaugurado já em janeiro de 2025. “Ali será para artesanato e para produtores rurais da cidade. Vai ser um mercado municipal, de um padrão bonito, com banheiros públicos. O pessoal reclama que Barra Mansa não tem banheiro público, vai ter”.
Provocado a falar sobre investimentos na área rural, Drable diz que seu governo está atuando em todos os distritos. “Vamos iniciar o asfaltamento de três ruas importantes em Rialto. Em Amparo, colocamos ar-condicionado na capela mortuária. Parece pouco, mas quando você pega aquela tristeza de velório no verão, é impactante. Colocamos ar- condicionado em todas as capelas do cemitério municipal, era horrível”, pontuou, indo além: “Vamos construir 180 gavetas novas no cemitério. Se você imaginar que as pessoas passavam tendo que enterrar lá no alto do morro, lá no ‘mandiocão’, onde a ponta do caixão ficava de fora, você agora vai poder fazer um enterro digno. Vai ser um paredão bonito de mármore, de gavetas, para ter sepultamento digno”, comparou.
Quanto a Floriano, vejam só, Drable disse que não inaugurou a Praça Nossa Senhora dos Remédios por um pequeno grande detalhe: “Na época da inauguração, as crianças já estavam invadindo e usando a praça. Acabou que quando tivemos a oportunidade de inaugurar, ela já estava em uso e aí não fomos inaugurar. Mas agora vamos investir no entorno da igreja de Floriano, o santuário de Floriano. Vamos mudar a cara do local que vai virar um ponto de visitação da cidade”, aposta.
Logo depois, Drable soltou uma notícia ruim. Ou boa. “Falamos do transtorno do barulho, né? Então eu tenho uma péssima notícia para vocês, pois vamos levar transtorno também para o Ano Bom, o Ano Bom inteiro. As ruas no Ano Bom estão muito deterioradas. Então o bairro será totalmente asfaltado, mas dará um trânsito tremendo. Eu não posso fazer só à noite, pois as pessoas vão ficar 15 dias sem dormir; eu não posso fazer só de dia. Então vou ter que fazer um meio-termo entre noite e dia, durante 15 dias, pra gente fazer o asfalto do bairro todo. Fica, desde já, o meu pedido de desculpas antecipado. Mas, se queremos a cidade diferente do que temos hoje, as coisas têm que ser feitas”, sentenciou.
Ao se despedir da Rádio Sintonia do Aço, Drable anunciou que o seu governo irá investir na Praça das Nações Unidas, “que é um cartão de visita da cidade”, disparou. “A qualquer hora do dia que você for lá, tem um monte de criança e não tem uma área de lazer. Vai ter. No coração da praça, vamos tirar o obelisco e fazer um parque. Vamos criar um parque para as crianças, com gradeamento em torno. E nas cabeceiras da ponte vamos instalar painel de LED de 9 metros. Vamos mudar a cara do Ano Bom”, finalizou, anunciando o início das obras para esta semana. “Teremos um mês e meio de obras. Lembrando que, em setembro, eu inauguro a Praça da Liberdade”. Palavra de quem sabe o que faz.