O Museu da Justiça do Rio de Janeiro, em comemoração ao marco dos 270 anos da criação dos tribunais de Justiça no estado, inaugurou nesta terça-feira (20/9) a exposição ‘Tribunais do Rio de Janeiro – 270 anos’. Com o auxílio dos bens culturais preservados no Museu, a Mostra rememora os órgãos que integravam a administração da Justiça desde o início da colonização, com destaque para os diferentes tribunais que desempenharam a jurisdição no território que corresponde ao atual Estado do Rio de Janeiro e sua interação com a história social brasileira.
No acervo histórico exposto estão objetos de trabalho, móveis, fotografias, livros de registros e documentos decorrentes da atividade judicial, no qual destacam-se autos processuais com mais de três séculos.
Para o presidente do TJRJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, a exposição traz uma reflexão sobre os valores da justiça e da cidadania, incentivando o interesse pela história, pelo funcionamento do Judiciário e estimulando sua aproximação com a sociedade. “A exposição conta a história do nosso Tribunal de Justiça, que faz parte da história da cidade do Rio e do país. Toda essa história e o que representa a nossa atividade jurisdicional precisa ser contada e apresentada para a nossa sociedade. Os visitantes terão a oportunidade de rememorar os sucessivos tribunais sediados na cidade ao longo dos últimos 270 anos em seus contextos com a história política e social do Brasil. Processos importantes, rumorosos e badalados passaram por aqui”, discursou.
Preservar, pesquisar e difundir a memória do Poder Judiciário fluminense estão entre as missões do Museu da Justiça do Rio. A fala é da diretora do órgão, Simone Fontarigo. “A exposição vai mostrar ao público toda a pesquisa realizada pelo museu, apresentando os espaços, processos, mobília e particularidades dos tribunais. Os cidadãos e moradores do Rio poderão conhecer melhor a história do estado, que por muitas vezes podem considerar muito distante das suas realidades, mas que, na verdade, faz parte do dia a dia da cidade. Os visitantes poderão conhecer a história desses 270 anos de forma interativa e absorvendo muito conhecimento”, contou Simone.
A inauguração da exposição contou com a participação do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio, Elton Martinez Carvalho Leme, e dos desembargadores Luiz Felipe Miranda de Medeiros Francisco, Wagner Cinelli de Paula Freitas e Ronald dos Santos Valadares – membro da Comissão de Preservação da Memória Judiciária.
Serviço
Exposição Tribunais do Rio de Janeiro – 270 anos
De segunda a sexta, das 11 às 17 horas
Museu da Justiça
Rua Dom Manuel, 29, Centro, Rio de Janeiro/RJ
Indicação etária: Livre
Entrada Franca
Foto: Rosane Naylor/TJRJ
‘O dia a dia’
Museu da Justiça inaugura exposição que conta os 270 anos dos tribunais de Justiça