Novembro Azul: tempo de se cuidar

0
203

No mês passado, tivemos o Outubro Rosa, chamando atenção das mulheres para fazer os exames preventivos ao câncer de mama, de colo de útero, e para a saúde em geral. Se elas, que comprovadamente cuidam mais da saúde que os homens, têm uma ação para lembrar a importância de fazer os exames, é mais que necessário chamar a atenção do público masculino para a necessidade de se cuidar.

O Novembro Azul vem lembrar aos homens como é fundamental fazer os exames para a prevenção de diversos males, mas principalmente o câncer de próstata. E aí, entram alguns pontos fundamentais: o primeiro é que a melhor estratégia contra o câncer de próstata é o diagnóstico precoce – quando detectado precocemente, o câncer de próstata chega a ter 90% de chances de cura. O segundo, é que para realizar esse diagnóstico precoce, o melhor exame conhecido é o toque retal. E, finalmente, existe uma baixa adesão dos homens para realizar o exame, basicamente por causa do preconceito.

E este preconceito – de ser examinado por um médico competente, usando o exame mais eficiente conhecido – pode impedir que vários homens se livrem de procedimentos muito mais incômodos e invasivos, que deixam muito mais marcas e consequências, como uma cirurgia para a retirada da próstata. É fundamental quebrar essa barreira para que possamos salvar cada vez mais vidas.

A Câmara Municipal de Volta Redonda, participante e atuante, também vai entrar nessa campanha, assim como em todas as outras que é necessário chamar a atenção da população, e apoiará incondicionalmente o Novembro Azul. Durante todo este mês, a fachada da Casa Legislativa ficará iluminada na cor azul, para lembrar a todos os homens a importância de se cuidar.

Diga não ao preconceito!

Edson Quinto é vereador e presidente da Câmara de Volta Redonda