Na manhã de segunda, 7, o prefeito Rodrigo Drable deixou Barra Mansa e foi para a cidade vizinha de Porto Real, onde iria receber uma moção de louvor e congratulações dos vereadores da Câmara local. O autor da homenagem, o primeiro vice-presidente da Casa, Elias Vargas de Oliveira (PRTB), destacou a atuação de Drable, principalmente nas áreas da Educação e Saúde. “O Rodrigo realizou um feito histórico ao intermediar ações para garantir o andamento das atividades do UBM (Centro Universitário de Barra Mansa), que com seu fechamento acarretaria uma perda sem tamanho para a educação da nossa região, em especial do ensino superior”, justificou.
O parlamentar chegou a informar que vários universitários de Porto Real saem diariamente, em ônibus alugados pela prefeitura local, para estudar em Barra Mansa. “De Porto Real saem vários ônibus com universitários, são cerca de 90 estudantes que seriam impactados com a descontinuidade do ensino”, afirmou, referindo-se ao fechamento do Centro Universitário de Barra Mansa, que estava à beira da falência e que estaria saindo da crise graças à interferência de Drable junto à Universidade de Vassouras.
Elias foi além. Lembrou que a população de Porto Real também depende de Barra Mansa na área da Saúde. “Temos uma parceria na área da Saúde, e Barra Mansa atende nossos pacientes em especialidades. Nós, como uma cidade pequena, não temos estrutura, como no caso dos pacientes oncológicos atendidos na Oncobarra. Terão nossa gratidão”, disparou.
A secretária de Educação, Cultura e Turismo de Porto Real, Maria Madalena Ferreira de Souza, reforçou a importância da continuidade dos serviços oferecidos pelo UBM. “Eu sou uma das pessoas que se formaram na instituição, quando ainda era Sobeu (Sociedade Barramansense de Ensino Superior). Então as notícias do seu fechamento me deram uma tristeza, não só por ter sido também estudante da universidade, mas pelo nosso município ter universitários na instituição. Desde 2005, Porto Real fornece condução para que os estudantes possam ir aos cursos em municípios vizinhos. Então nós temos que agradecer ao Rodrigo Drable por seu esforço em manter o UBM, já que seu fechamento nos traria um vazio muito grande, e por toda a parceria com o município de Porto Real”, justificou.
Rodrigo Drable, ao agradecer a homenagem, falou do futuro do ensino superior em Barra Mansa. “Eu preciso compartilhar essa moção com algumas pessoas, entre elas o procurador-geral do município, César Catapreta, o secretário de Educação, Marcos Barros, e o de Finanças, Leonardo Ramos de Oliveira. O desenho que nós fizemos para resolver esse problema foi desenvolvido a muitas mãos e esses três foram peças essenciais na construção da solução de um problema, que apesar de não ser uma instituição pública, afeta a vida de todos nós. Agradeço em especial aos três pelo empenho, mas também à Faculdade de Vassouras, que abraçou o projeto”, disse, para acrescentar:
“E é das adversidades que surgem as oportunidades; inicialmente nós nos dedicávamos a evitar o fechamento da UBM, e agora nós temos a oportunidade de sonhar com um curso de medicina e dobrar o tamanho da instituição. Com isso nós teremos pessoas da nossa comunidade se formando aqui para atender aqui, pois quando um aluno sai para estudar em outro lugar, ele acaba construindo uma vida fora. Se formar aqui é muito importante para criar essas raízes”, ponderou.
Drable destacou ainda a importância da parceria entre os municípios e os poderes Executivo e Legislativo, priorizando sempre o melhor para a população. “Barra Mansa atualmente atende 19 cidades em diversas complexidades, mas em oncologia e cardiologia são 29. Eu vejo que esses esforços que temos empreendido para melhorar a saúde têm salvado vidas”, afirmou. “Atender todas essas cidades e pessoas é motivo de orgulho, e ressalto que ninguém faz nada sozinho, isso é resultado de um esforço coletivo e que todos têm a sua importância por igual. A harmonia é algo que temos que buscar efetivamente, eu costumo dizer que temos que trabalhar como em casa, onde há momentos de desentendimento, mas o amor da família se sobrepõe. É assim que nós trabalhamos. Digo isso em relação à Câmara, ao nosso secretariado, às entidades de classe, aos nossos amigos e a parceria com as cidades vizinhas, como Porto Real”, finalizou o prefeito.
No quintal vizinho
Rodrigo Drable é homenageado pela Câmara de Porto Real
ARTIGOS RELACIONADOS