Por Mateus Gusmão
Com pompa e circunstância, o poderoso titular da Secretaria de Ordem Pública, coronel Luiz Henrique, desde já pré-candidato a deputado federal, está comemorando a ‘redução dos índices de criminalidade’ na cidade do aço. Mas a história não é bem assim. Segundo dados levantados pelo aQui junto ao Instituto de Segurança Pública, Volta Redonda de fato pode curtir a redução de crimes como roubos de aparelho celular e de residência. Mas outros casos registram aumento. O número de homicídios dolosos é um bom exemplo: entre janeiro e fevereiro de 2024, foram apenas 4. Este ano, foram 14.
Ou seja, um crescimento maior do que 100%. Os furtos também aumentaram. O de bicicletas, vejam só, mais que dobrou em 2025. Foram 11 casos entre janeiro e fevereiro, contra apenas cinco no ano passado. O furto de celular também aumentou. Foram 37 este ano, contra apenas 11 em 2024. Novamente, mais do que o dobro. Outro dado impressionante é o de furto de veículos: foram 24 este ano, em apenas dois meses. Já em 2024, foram furtados apenas 13 carros. Em número total de furtos, foram 302 este ano e 291 no ano passado. Ou seja, não é bom comemorar desse jeito, né? Alguns índices tiveram de fato uma redução. Caso das tentativas de homicídios, que foram 4 este ano e 6 no ano passado. Roubos de aparelho celular foram 7 no ano passado e 4 este ano. Outros índices ficaram no empate. Foram 3 roubos a estabelecimentos comerciais tanto em 2025 quanto em 2024. Já os roubos a transeuntes foram 8 também em cada ano.
Comemoração
Os dados levantados pelo aQui para esta reportagem estão disponíveis no Instituto de Segurança Pública em seu site oficial. Até quinta, 3, apenas dados de janeiro e fevereiro estavam disponíveis. Entretanto, a Prefeitura de Volta Redonda já deve ter tido acesso aos dados oficiais do mês de março. É que a Secretaria de Ordem Pública diz que, neste mês, comparando 2024 e 2025, o município alcançou quedas de até 85% em alguns crimes. Segundo o ISP-RJ, comparando somente os meses de março, os furtos de veículos tiveram uma brusca queda entre 2024 e 2025. No ano passado foram 14, contra dois deste ano, uma redução de 85%. Já os roubos de veículos caíram 66%, de três para um caso. Letalidade violenta e tentativa de homicídio apresentaram diminuição de 66% (de seis para dois) e 62% (de oito para três), respectivamente. Os roubos de rua sofreram uma queda de 60%; de cinco para dois casos; enquanto o roubo a residência não houve registro em 2025, uma diminuição de 200%, já que no ano anterior dois casos foram registrados em março.
O furto a transeunte reduziu em 25%, de quatro casos para três neste ano. O secretário de Ordem Pública, coronel Luiz Henrique, sem citar os crimes que aumentaram, atribuiu a queda – de alguns delitos – aos investimentos feitos pelo Poder Público. Segundo ele, a integração entre todas as forças de segurança, o investimento no parque tecnológico, a otimização de recursos com o aumento do contingente da Guarda Municipal, no policiamento (contratação de policiais para atuarem em seus dias de folga e convênios com o Governo do Estado) e a participação popular são os ingredientes do ‘sucesso’ da Segurança Pública de Volta Redonda.
“O prefeito Neto é um visionário e sempre nos apoiou em todos os avanços que tivemos que fazer na segurança pública de Volta Redonda. Tudo isso possibilitou a otimização dos recursos, e os resultados estão aí. Mas o mais importante é a participação popular, pois não existe sucesso na segurança pública sem a participação da sociedade. Hoje nós temos conseguido estar em vários lugares e atuar em qualquer atividade suspeita, graças ao apoio do cidadão de bem, agindo de forma preventiva e impedindo que o crime aconteça”, justificou o coronel da PM, pensando em 2026.