Para comemorar o Dia Internacional das Mulheres, em 8 de março, a CSN soltou uma nota reafirmando o seu compromisso com a diversidade e inclusão por meio de uma campanha que levou o nome de “Mulheres que Transformam a Indústria”, em que compartilha histórias de colaboradoras que atuam em áreas da Siderurgia, Mineração, Cimento, Logística e Energia. A ideia é reforçar o compromisso da empresa em “ampliar a participação feminina no setor e promover um ambiente mais diverso e inclusivo”.
Tem mais. A CSN lembra que é a maior empregadora na cidade do aço, desempenhando um papel fundamental na economia local, sendo responsável pela criação de um a cada quatro empregos formais no município. “Com mais de 20 mil empregos diretos e 20 mil indiretos, a CSN representa mais da metade de todos os empregos formais com carteira assinada na região, contribuindo de maneira significativa para o desenvolvimento econômico local”, destaca na nota aos jornais. “Com o crescente aumento da presença feminina no setor industrial, a CSN está acompanhando essa evolução. Até o final de 2025, o objetivo do Grupo é alcançar 28% de mulheres ocupando diversas posições”, acrescenta.
Uma das colaboradoras da campanha é Antônia Moraes, supervisora de Manutenção e Transporte da Siderurgia. Com 11 anos de história na CSN, Antônia iniciou sua jornada como auxiliar de expedição. Ao longo de sua trajetória, passou por cargos de expedidora e líder de expedição, até alcançar a posição de supervisora. “É uma honra representar as mulheres em um setor onde a gestão sempre foi predominantemente masculina. Minha trajetória é um exemplo de que, com persistência, é possível alcançar cargos de liderança e abrir caminho para outras mulheres”, pontuou. A campanha “Mulheres que Transformam a Indústria” continuará ao longo de 2025, com o objetivo, frisa a CSN, de inspirar ainda mais mulheres a seguir suas carreiras na indústria e ampliar a representatividade feminina no setor.