terça-feira, dezembro 3, 2024
CasaEditoriasEspecialMEP está aberto ao diálogo para definir futuro da Pedreira da Voldac

MEP está aberto ao diálogo para definir futuro da Pedreira da Voldac

A semana começou com uma reunião no Palácio 17 de Julho entre o prefeito Neto e o secretário de Cidades do Estado do Rio de Janeiro, Douglas Ruas, para tratar da criação de uma unidade do Parque RJ, projeto de esporte e lazer que o governo do Estado está desenvolvendo em São Gonçalo e que pode ser criado na Pedreira da Voldac. O encontro contou com a presença do deputado estadual Munir Neto, que seria autor da proposta de criação do Parque RJ na cidade do aço, dos secretários de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Sodré; do Meio Ambiente, Anderson Silva, além da prefeita eleita de Barra do Piraí, Katia Miki. Só não contou com a presença do MEP (Movimento Ética na Política), que há anos tenta convencer as autoridades a cuidarem da Pedreira da Voldac. É que eles já tinham estado com Munir justamente para tratar do caso. “O diálogo será fundamental”, definiu Zezinho do MEP. Munir, acompanhado pelo representante do governo estadual, esteve na antiga pedreira do bairro Voldac, local apresentado como opção para o projeto em Volta Redonda. Na volta do ‘tour-visita’, já no gabinete, Douglas falou da iniciativa, cuja primeira unidade está sendo construída em São Gonçalo. “O objetivo do Parque RJ é oferecer opções de esporte e lazer
não apenas para o município onde está localizado, mas para toda a região. Em São Gonçalo, o local terá anfiteatro, pista de skate Park com Half Pipe, área kids, academia e quadra poliesportiva, entre outras opções”, detalhou, sem informar se no caso de Volta Redonda as opções seriam as mesmas. “Como pretendemos ter pelo menos um Parque RJ por região, atendemos ao pedido do Munir para conversar com o prefeito sobre instalar a unidade em Volta Redonda”, limitou-se a divulgar, conforme release oficial enviado aos jornais. Ficou decidido, entretanto, que ainda serão feitos estudos para a viabilidade do Parque RJ na Pedreira da Voldac e uma próxima reunião já teria sido agendada para dezembro. Segundo Neto, a unidade seria importante para aumentar as opções de lazer e esporte para a população. “Sempre buscamos o melhor parana cidade, e acredito que a parceria que temos com o governo estadual vai render mais frutos para nossos moradores, e também para quem mora nas cidades vizinhas”, disse Neto. O deputado estadual Munir Neto acrescentou que todos estão empenhados em criar uma unidade do Parque RJ em Volta Redonda. “Podem ter certeza de que faremos todo o possível para que a cidade seja contemplada com um complexo que vai beneficiar milhares de pessoas”, defendeu.

Aberto ao diálogo
Em entrevista exclusiva ao aQui, 7, Zezinho, coordenador do MEP, contou que a entidade foi convidada por Munir a ir até o gabinete do deputado na Alerj. Lá, foram informados do projeto Parque RJ e da visita de um representante do governo do Estado. “Agora estamos aguardando (para iniciarmos) o diálogo, a ser intermediado pelo deputado. O MEP tem a contribuir com elementos para a área abandonada”, destacou. Segundo Zezinho, os estudos do MEP apontam múltiplas atividades para a Pedreira da Voldac. “(Pode ser para) Lazer, contemplação, prevenção da Mata Atlântica, pesquisa e educação ambiental. Trilhas, observatório, espaços livres, de forma a garantir a biodiversidade da área, que tem mais de 50 espécies registradas, inclusive a coruja gigante, o Jacurutu. As questões geológicas também devem ser consideradas no projeto”, sugeriu.

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

Tá difícil

Sem lugar

LEIA MAIS

‘Compromisso com a democracia’

… para pessoas com deficiência

Via portal

Tá difícil

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp