quinta-feira, outubro 3, 2024
CasaEditoriasVolta RedondaLaboratório fez mais de 2,2 milhões de exames

Laboratório fez mais de 2,2 milhões de exames

Com uma média de 190 mil exames por mês, o Laboratório Municipal de Volta Redonda, no Aterrado, fechou o ano de 2023 com 2.288.208 análises laboratoriais. O número é 37% maior do que o registrado em 2022, quando o laboratório fez 1.661.562 exames. O crescimento, de acordo com a Secretaria de Saúde, se deve ao investimento na melhoria do atendimento, por meio da contratação de uma empresa do setor.
Sheila Rodrigues, diretora do Departamento de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria da SMS, explicou que a nova forma de prestação do serviço permitiu a estruturação de um laboratório central com capacidade para mais de 300 atendimentos por dia a pacientes ambulatoriais. Segundo ela, também foi possível instalar laboratórios independentes nas redes de urgência e emergência e os descentralizados nos hospitais municipais, além da coleta descentralizada na Atenção Primária em Saúde, qualificando e agilizando as demandas diárias. “A contratação da empresa para realizar os exames fez com que conseguíssemos, ao mesmo tempo, aumentar a quantidade e reduzir o custo médio dos exames laboratoriais, permitindo ainda uma economia de escala”, afirmou Sheila.

Pacientes atendidos
O levantamento de 2023 mostrou um aumento no número de pacientes atendidos pelo Laboratório Municipal. Foram 187.633 no ano passado – número 37% maior que o registrado em 2022: 136.248. Segundo a pesquisa, o laboratório atende a uma média de 15,6 mil pacientes mensalmente.
A maior demanda da unidade é para realização de exames de sangue, mas o atendimento também envolve a saúde da mulher, com os preventivos; anatomopatológicos (leitura de biópsias e peças cirúrgicas); e exame de imuno-histoquímica, utilizado na área de oncologia. O atendimento acontece no próprio laboratório central, na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Santo Agostinho e nos três hospitais (São João Batista, do Retiro e Nelson Gonçalves).

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp