O câncer de pele é o mais comum de todos os tipos de cânceres que afetam tanto os homens quanto as mulheres. E se divide em três tipos: carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma maligno. É tão comum que o mês de junho foi escolhido para as campanhas de conscientização da população a respeito do melanoma que é maligno, e para alertar a todos sobre a importância de se buscar um diagnóstico precoce.
Não é para menos. Embora represente apenas 3% dos tumores malignos, o melanoma é o mais agressivo de todos, com alto nível de mortalidade e metástase. É caracterizado pela formação de células malignas a partir dos melanócitos, que são as células que dão cor à pele. Podem surgir em qualquer lugar, na mão, no couro cabeludo, no rosto, pernas etc. São mais comuns em adultos, mas infelizmente também podem atingir crianças e adolescentes.
Os maiores riscos para o desenvolvimento da doença estão relacionados à exposição solar, histórico familiar e à presença de sinais incomuns. Geralmente esses sinais atípicos não chegam a se transformar em melanoma, mas quem tem um número elevado de sinais tem maior chance de desenvolver o câncer.
A regra do ABCDE ajuda na identificação dos melanomas. Veja quais são: A = assimetria da lesão; B = bordas irregulares; C = cores diferentes na mesma lesão; D = diâmetro geralmente aumentado, e, E = evolução, mostrando alterações nas últimas semanas ou meses.
O diagnóstico definitivo é feito unicamente pela biópsia da pele, que também vai fornecer outras características importantes para classificação do tipo e agressividade da lesão. Com a biópsia e exames complementares define-se o prognóstico e o tratamento ideal para cada caso.
Na dúvida, procure um dermatologista com a máxima urgência. O diagnóstico precoce, motivo da campanha “Junho Preto”, é fundamental para um melhor tratamento e uma maior sobrevida.
Maitê Vieira Bahia é Médica com pós-graduação em Dermatologia, CRM 52.85624-0 Atende no Centro Médico, ao lado do Hospital Vita – telefone (24) 2102-0088 e no Centro de Saúde Renascer – telefone (24) 3348-1098. Confira meu perfil no Instagram: @dramaitebahia