O deputado estadual Jari Oliveira, presidente da Comissão de Saneamento Ambiental da Assembleia Legislativa, esteve na sexta, 11, vistoriando o Pátio de Escória da Usina Presidente Vargas na Brasilândia. Estava acompanhado por integrantes da Comissão de Meio Ambiente da Alerj, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da própria CSN. Motivo: Ver as medidas ambientais que a CSN continua implementando para adequar o pátio de escória às exigências do Inea e da Justiça.
Foram vistoriadas as pilhas de escória que ficam próximas à BR-393 (Rodovia Lúcio Meira) e ao Rio Paraíba. “O Pátio de Escórias gera muita preocupação para a população de Volta Redonda”, justificou. E Jari gostou do que viu. “Conseguimos perceber que as pilhas de escória estão realmente diminuindo, mas ainda há muito o que reduzir. Vamos continuar acompanhando e cobrando até que essas pilhas cheguem ao nível estabelecido pela Justiça, não gerando qualquer risco ao meio ambiente”, destacou.
Jari foi além. Lembrou que técnicos do Governo Federal já atestaram que não existem riscos de desmoronamento das pilhas de escórias nas águas do Rio Paraíba do Sul. Entretanto, o parlamentar, insiste que a CSN retire as pilhas mais próximas do rio.
“Desde 2022, nós fazemos essa vistoria anualmente. Percebemos no dia de hoje uma redução significativa nas pilhas. A CSN apresentou estudos e investimentos que estão feitos no local. Vamos continuar acompanhando e cobrando ainda mais investimentos, afim de garantir mais segurança para a população dos bairros ao redor e menor impacto possível sobre o meio ambiente”, finalizou Jari.