Alunos e professores da Escola Municipal Damião Medeiros, localizada no Paraíso de Baixo, juntamente com uma representante da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, realizaram na quinta, 12, uma visita à Escola Municipal Quilombola de Santana, que fica no Quilombo de Santana, em Quatis. A atividade também envolveu o Centro PIR (Promoção da Igualdade Racial) e a Gepir (Gerência de Promoção da Igualdade Social), que trabalham continuamente no combate ao racismo em todas as suas formas.
Além da conscientização e troca de experiências sobre o tema, a visita teve como objetivo fortalecer a integração com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Vila Natal, que fica localizado próximo à Escola Damião Medeiros. A diretora adjunta da unidade escolar, Cristiana Aparecida da Silva Costa, oportunidade de destacou que a visita fez conhecer mais sobre a parte do Projeto cultura afro-brasileira em Negritude Damião, um espaço tomado por implantado no local em resistência”, relatou. 2017, em consonância Já a assistente social e com a Lei 10639/2003, coordenadora do CRAS que estabelece a Vila Natal, Keila Eugênia obrigatoriedade da Lima Moraes, falou da inclusão do ensino da importância da história e da cultura afro- participação na atividade brasileira nos currículos escolares, sobretudo a juntamente com a escola. “É importante destacar o importância do povo convite que nós preto para o crescimento recebemos para participar do Brasil. “Sempre foi em parceria com a Escola um desejo levar nossos Damião Medeiros, alunos a uma comunidade sobretudo porque muitas quilombola, para que
crianças da unidade são houvesse uma troca de atendidas pelo Serviço de vivência e cultura. Esse Convivência e momento representou Fortalecimento de uma experiência única Vínculo (SCFV) do para os estudantes do 5° CRAS Vila Natal”, ano. Eles tiveram a contou.
Feriado
A prefeitura de Barra Mansa determinou ponto facultativo no próximo dia 30 de setembro, segunda, e antecipou o feriado do aniversário da cidade – 3 de outubro – para o dia 1º de outubro (terça-feira). O decreto não atinge os serviços considerados essenciais em função de exigências técnicas ou por motivo de interesse público, como hospitais e Central de Ambulância, além de outros sujeitos à escala.
Espiões
A prefeitura de Barra Mansa vem tentando aperfeiçoar suas ações, melhorar os atendimentos à população e valorizar os servidores que atuam diariamente em seus dispositivos. Uma dessas melhorias é a instalação de câmeras de segurança em diferentes setores vinculados à Pasta da Assistência Social, como a sede da pasta, no Centro, o Cemitério Municipal e o Abrigo Municipal Pinguilim do bairro Siderlândia, dentre outros.
Sangue
O Hemonúcleo de Barra Mansa continua esperando por novas doações de sangue. No momento, os tipos sanguíneos A+, AB+ e B+ aparecem com o estoque considerado adequado, porém os tipos A-, O- e O+ se encontram em nível baixo, enquanto AB- e B- estão em situação crítica. A coordenadora do órgão, Thaís Mendes, ressalta que toda doação é bem-vinda para a unidade continuar salvando vidas. “É muito importante que as pessoas se conscientizem e se solidarizem, pois é um ato nobre que ajuda aqueles que passam por cirurgias complexas, fazem quimioterapia, entre outros vários tratamentos”, disse Thaís, que frisou ainda que o ato de doação dura apenas 15 minutos em média. O telefone para mais informações é o: (24) 3512-078