0 Km
A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos de Barra Mansa, Ruth Coutinho, recebeu na terça, 4, do ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, um micro-ônibus 0 km. O veículo Volkswagen, com capacidade para 23 adultos, já está no município e será usado para transporte de pessoas com deficiência, idosos etc.
II Corrida da Bíblia – A equipe Corredores de Cristo, com apoio da prefeitura de Barra Mansa, promove amanhã, domingo, 9, a II Corrida da Bíblia. A largada será às 8 horas, na Praça da Liberdade, no Centro. O trajeto será pelas seguintes vias: Avenida Joaquim Leite, Avenida Doutor Francisco Villela de Andrade Neto, Rua Ari Fontenelle, Rodovia Sérgio Braga com retorno na altura do Sesi, Avenida Dário Aragão, Rua José Marcelino de Camargo, Rua Prefeito João Chiesse Filho, Avenida Hamilton Reis Alves, com retorno na Avenida Três de Outubro, Avenida Domingos Mariano e novamente Avenida Joaquim Leite, com chegada na Praça da Liberdade.
Movimento Espírita – Os vereadores de Barra Mansa aprovaram um Projeto de Lei que inclui a Feira do Livro Espírita, iniciada em 1993, no calendário Cultural da cidade e poderá, entre outras, ficar livre de, todo ano, pedir autorização ao prefeito que estiver à frente da prefeitura. O PL é de autoria do vereador Daniel Volpe Maciel, que também completou 25 anos em 2018.
Chapéu – A direção do Saae-BM adiou sine die o pregão eletrônico 100/2018, que previa a compra de material de segurança e ‘chapéu australiano’. Detalhe: adiou ‘100 dizer’ os motivos. Aliás, fica a pergunta: tem que ser ‘chapéu australiano’? Não pode ser brasileiro, tipo cangaceiro, não?
Sinal – A prefeitura de Barra Mansa instalou na madrugada de quarta, 5, um sinal para pedestre com botoeira na Avenida Beira Rio. Aproveitou e revitalizou a sinalização vertical e criou uma terceira faixa para facilitar o acesso dos motoristas à Avenida Argemiro de Paula Coutinho. As medidas visam organizar o trânsito nas imediações da Ponte Ataulfo Pinto dos Reis, a Ponte dos Arcos, que liga o Centro ao bairro Ano Bom.
‘Receitas Regionais das Avós’
O que as receitas culinárias das avós têm em comum com as aulas dos 5º anos das escolas municipais de Barra Mansa? Quem responde é a coordenadora da Atan (Área Técnica de Alimentação e Nutrição), Jilliane Resende Cristino. “Barra Mansa foi contemplada com a publicação de duas receitas: “Broa Gostosa da Vovó”, da aluna Maria Eduarda Medeiros de Castro (Vovó Nevina), que na época da seleção estudava na Escola Estadual Municipalizada Santa Rita. Hoje ela estuda no Colégio Clécio Penedo; e “Frango com Quiabo”, de Tainá Bernardo Alves (Vovó Sebastiana), do Ciep Escola Municipal Professora Maria Machado de Carvalho. “Ficamos extremamente satisfeitos com o resultado do trabalho realizado e a seleção das receitas de Barra Mansa para compor o Caderno de Receitas Regionais dos Avós’, uma publicação do governo do Estado”.
O ‘Caderno de Receitas Regionais dos Avós” teve o envolvimento de escolas das nove Regiões de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, com a participação valiosa das famílias dos escolares, especialmente dos avós e seus registros culinários, que formam um importante acervo de nossa cultura alimentar. Cada receita foi apresentada pelos alunos juntamente com a sua história na família, por desenhos, textos ou fotos, que aparecem com as receitas.