Ciclismo
A Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer promove amanhã, domingo, 1º, o GP Barra Mansa de Ciclismo 2025. Com percurso de 5,5 km, a competição acontecerá no Centro do município e reunirá ciclistas federados e não federados em diversas categorias, além da Gincana Bike Kids, voltada para o público infantil. A largada será às 8 horas na Praça da Igreja Matriz, indo em direção à Escola Sesi, passando depois pelas avenidas Roosevelt Brasil e Prefeito João Chiesse Filho, retornando pela Avenida Domingos Mariano até a Praça da Matriz. Para esclarecimento e informações, o contato pode ser feito pelo WhatsApp (24) 98112-2185 ou pelo e-mail gpbarramansa [email protected].
TEA
Diante da crescente demanda por diagnósticos e atendimentos a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Prefeitura de Barra Mansa está articulando a formação de um grupo técnico com foco exclusivo na ampliação e qualificação do cuidado voltado ao público autista. A ideia é zerar a fila de investigação do TEA no município e, para isso, estão sendo desenvolvidas estratégias para capacitar pediatras e psiquiatras infantis, além de integrar uma equipe multidisciplinar que atue de forma coordenada – com participação ativa do Cemae (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado) e do CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil).
Samu
Na manhã de segunda, 26, Barra Mansa ganhou mais duas ambulâncias para o Samu. Os veículos, um de suporte básico e outro de suporte avançado, vão modernizar a frota municipal e garantir mais agilidade e eficiência nos atendimentos de urgência e emergência prestados à população. A entrega dos veículos atraiu muitos políticos. Bem coisa do interior mesmo.
Via Dutra
A CCR RioSP espera restaurar a pista da Via Dutra no trecho de Barra Mansa entre o km 284 e 285, sentido São Paulo, até segunda, 2, às 18h. Durante a execução do serviço o tráfego será feito somente pela faixa 1 (daesquerda), pois a faixa 2 (da direita) ficará interditada. A concessionária reforça que o motorista deve respeitar a sinalização implantada e, principalmente, o limite de velocidade que no trecho será de 60 km.
Nos distritos
A Prefeitura de Barra Mansa promoverá nos distritos do município o ‘Circuito Rural’, com provas de corridas e caminhadas. A primeira etapa será em Antônio Rocha, no dia 8 de junho, às 8 horas, paralela à programação do Torneio Leiteiro da localidade. O percurso será de cerca de cinco quilômetros. “Vamos iniciar nossas etapas nos distritos em Antônio Rocha, buscando fazer com que esses eventos entrem no calendário anual de atividades esportivas do município. Pensamos em fazer durante o Torneio Leiteiro, para que os participantes também aproveitem a estrutura e programação cultural”, disse o secretário de Esporte, Mário Jorge Ferreira. Ele lembra que as demais etapas estão sendo programadas. “Além de Antônio Rocha, temos mais três eventos previstos, sendo quatro até o fim do ano. Vamos realizar o circuito em Nossa Senhora do Amparo, Floriano e Santa Rita de Cássia. Nosso intuito é, depois de promover esses eventos de corrida e caminhada, introduzir também provas de ciclismo nos distritos”, concluiu.
PCD
O subsecretário da Pessoa com Deficiência de Barra Mansa, Lucas Alves, se reuniu com a subsecretária estadual da Pessoa com Deficiência, Bianca Pacheco na terça, 27, com o objetivo de fortalecer a parceria para políticas públicas voltadas às PCDs. No encontro, Lucas formalizou a adesão de Barra Mansa ao Fórum de Gestores Municipais da Pessoa com Deficiência do Estado do Rio de Janeiro para integrar ações, compartilhar boas práticas e fomentar políticas inclusivas em toda a rede estadual. “O Fórum é um espaço estratégico de troca e construção coletiva. Nossa intenção é fazer com que Barra Mansa esteja inserida em tudo o que há de mais avançado em inclusão e acessibilidade no Estado do Rio”, destacou.
Idoso
Com o tema ‘Envelhecimento Multicultural e Democracia – Urgência por Equidade, Direitos e Participação’, Barra Mansa promoveu na quarta, 28, a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento contou com a presença, entre outras, da vice-prefeita e secretária da Pessoa com Deficiência, Luciana Alves; da secretária de Assistência Social, Joseane Ricarte. A programação foi estruturada em torno de cinco temas: financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa; participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices; consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política de Estado. “Envelhecer é um processo que envolve vários aspectos, e é importante que as políticas públicas sejam integradas, saúde, assistência social, cultura, habitação, mobilidade urbana. Então, precisamos criar uma cadeia consolidada com serviços e equipamentos públicos para cuidarmos das demandas dos nossos idosos na sua integralidade. Estamos aqui para combater violações e garantir direitos. Cuidar da melhor idade é cuidar de nós mesmos, da nossa memória, da nossa história, e promover o desenvolvimento de todos”, concluiu Joseane Ricarte.