quinta-feira, abril 18, 2024
CasaEditoriasBarra MansaGrampos Barra Mansa

Grampos Barra Mansa

Cidades Excelentes – A Fábrica de Óculos de Barra Mansa, projeto desenvolvido pelo governo Drable, já entregou cerca de 6 mil óculos e está entre os três finalistas da categoria ‘Saúde e Bem-estar’ do prêmio Cidades Excelentes, promovido em parceria entre o Instituto Áquila e o Grupo Bandeirantes de Comunicação. “A Fábrica de Óculos é motivo de muito orgulho para nós. Surgiu a partir de uma demanda que identificamos pela população estar com a qualidade de vida comprometida por conta da dificuldade de enxergar, e o nosso trabalho a cada dia ganha mais notoriedade e reconhecimento. Já recebemos representantes de diversos municípios que vieram conhecer o que nós desenvolvemos e, agora, estamos entre os finalistas de um prêmio de relevância nacional. Para nós, o dia de entrega é um dia de festa e hoje os motivos para comemorar são maiores”, comemorou o prefeito ao participar da entrega de mais 100 óculos.

ISS – A secretaria de Finanças de Barra Mansa divulgou a arrecadação do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) de setembro: foi de R$ 6.284.000,00, com um aumento de 43,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior, quando se arrecadou R$4.377.000,00.

Ideb – O município de Barra Mansa alcançou as notas 5,6 (para os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental) e 5,3 (séries finais do Ensino Fundamental) no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021. Os resultados podem ser conferidos em https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/ideb/resultados.

Vacinação – Para aumentar o número de crianças e adolescentes imunizados, Barra Mansa ampliou o horário de funcionamento do Programa de Saúde Familiar (PSF) do Ano Bom. A unidade, que permanece aberta de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, funcionará às terças e quintas com o horário estendido – até às 20 horas. O local oferece a aplicação de doses contra Influenza e Covid-19.

Hotel – O secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Bruno Paciello; o de Planejamento Urbano, Eros dos Santos; e o presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo; estiveram, antes das eleições, com representantes da Summit Hotels – rede hoteleira que está se instalando na Bocaininha.

Aves e mamíferos (I) – A secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa passou a monitorar a fauna das unidades de conservação do município. Em setembro, por exemplo, uma equipe da pasta instalou câmeras, lentes e armadilhas fotográficas acionadas por movimento, para observar as aves e os mamíferos que circulam pela cidade. O projeto-piloto começou no Parque Natural Municipal Carlos Roberto Firmino de Castro, o Horto Municipal, na Água Comprida, e na Área de Proteção Ambiental Candido Silva, no Getúlio Vargas. O biólogo João Rafael Marins destaca a relevância do monitoramento da fauna para a conservação da biodiversidade nas áreas protegidas do município. “Com essas ações conseguiremos, por exemplo, direcionar esforços para implementar políticas públicas de proteção das espécies ameaçadas de extinção e incentivar pesquisas científicas e atividades de educação ambiental junto aos munícipes de Barra Mansa”, disse.

Aves e mamíferos (II) – Segundo o site @wikiaves, o catálogo de Barra Mansa já contabiliza 200 espécies de aves e agora foram registradas mais três novos tipos, que são: o alegrinho (Serpophaga subcristata); a saíra-viúva (Pipraeidea melanonota) e o bacurauchintã (Hydropsalis parvula). Segundo alguns estudos, já foram contabilizadas 35 espécies de mamíferos e nesta semana as equipes registraram quatro diferentes espécies para a APA Candido Silva: o gambá (Didelphis aurita); a lontra (Lontra longicaudis); o mão-pelada (Procyon Cancrivous) e a paca (Cuniculus paca).

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp