Nissan – O prefeito Rodrigo Drable recebeu na tarde de segunda, 26, o diretor de Assuntos Externos, Governamentais e Sustentabilidade da Nissan do Brasil, Fernando Flórido, que estava acompanhado pela gerente de sustentabilidade da empresa, Ana Silva, e pelo especialista em educação do Senai, Danilo Dantas. O encontro teve a finalidade de apresentar novos projetos na área de educação e sustentabilidade a serem desenvolvidos através de parceria público/privada. Segundo Marcus, há algum tempo a prefeitura e a Nissan vêm conversando sobre a ampliação da parceria, que pode inclusive contemplar a educação profissionalizante. “Estabelecemos esta cooperação na Escola Socioambiental, que funciona no Ciep Ada Bogato, na Região Leste, desde o início deste ano letivo, e os resultados produzidos têm sido muito importantes”, destacou, preferindo, entretanto, não detalhar o projeto, pois pretende apresentá-lo a outras prefeituras da região e assim firmar uma parceria mais ampla. Mas adiantaram que a previsão de implantação é a partir de janeiro de 2023.
Dutra – O presidente da Câmara de Barra Mansa, Luiz Furlani, que é candidato a deputado federal pelo União Brasil, voltou a usar as redes sociais para falar de um problema sério: a Serra das Araras, na Via Dutra. “Não é de hoje que venho aqui demonstrar minha indignação por vivermos reféns da concessionária. Já disse e volto a repetir, desde a primeira concessão, estava prevista, como obrigação, a construção da alça lateral de descida, uma duplicação que resolveria diversos problemas que precisamos enfrentar diariamente nesse trecho”, comentou, referindo-se ao projeto da terceira pista sentido Rio de Janeiro, que ficou engavetado por mais de duas décadas. “São causados acidentes e congestionamentos gigantes que travam o desenvolvimento da nossa região e do nosso estado”, acrescentou, deixando uma pergunta no ar: “Até quando a Região Sul Fluminense vai sofrer com a falta de um deputado federal que lute pela duplicação da descida da Serra das Araras?”, pontuou. “Se eu for eleito, você pode ter certeza de que não irei descansar e lutarei diariamente para que se cumpra o contrato e que acabem com esse descaso!”, prometeu.
Palestra – A vice-prefeita de Barra Mansa, Fátima Lima, participou na noite de terça, 27, da palestra “O papel das escolas no combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes”, evento promovido pela 4ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, com a presença da presidente da comissão, Carolina Mayrink, da delegada da Polícia Federal, Paula Mary, e do presidente da Associação Brasileira de Direito Educacional (Abrade), Julio Cesar da Silva, além de diversos órgãos ligados à temática. “O governo municipal tem trabalhado com responsabilidade no desenvolvimento das políticas públicas de educação, saúde, assistência social, cultura, esporte, lazer e segurança para atender esse público. Porém, é necessário fazer mais. Estamos no processo de reconstrução e fortalecimento da rede de proteção para que haja interação entre os atores das políticas de garantia dos direitos da criança e adolescente”, comentou.
Educação Ambiental – A prefeitura de Barra Mansa, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Educação, está elaborando o Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA). A ideia é desenvolver a educação ambiental no município, visando, sobretudo, a conservação de seus recursos naturais e de toda a estrutura ambiental. “Os resultados desse diagnóstico socioambiental serão utilizados como base para o Programa Municipal de Educação Ambiental e, assim, vamos buscar soluções e medidas preventivas para os problemas apontados pelos moradores”, informou o titular da pasta de Meio Ambiente, Vinícius Azevedo. Os moradores de Barra Mansa podem responder o questionário até o dia 17 de outubro, por meio do link https://forms.gle/DtXzRwxhL9vhNxeP9.
Consulta pública – Até o dia 17 de outubro, estará sendo realizada uma consulta pública onde a população vai poder sugerir alterações, inclusões e exclusões de partes do texto base do Programa, de forma que o ProMEA se torne um instrumento legal dentro de Barra Mansa e surta os efeitos em todo o município. Para participar da consulta é necessário acessar: https://forms.gle/YtcPeAdL7XQdh9N6A.
Região Leste (I) – Candidato a deputado federal, o ex-vereador Ademir Melo esteve visitando a Região Leste de Barra Mansa, onde conversou com os moradores para ouvir suas necessidades. “A região é uma das mais importantes para o futuro da cidade. Precisamos realizar uma grande transformação econômica, social e cultural para que os mais de 40 mil moradores possam se orgulhar de pertencer a Barra Mansa”, destacou Ademir.
Região Leste (II) – Em relação à educação e ao mercado de trabalho, Ademir disse que lutará para implantar um polo de uma Escola Profissionalizante Federal, como o IF (Instituto Federal) na Região Leste. Com isso, os jovens terão maiores chances de alcançar o primeiro emprego, sem ter que se locomover para estudar. E, caso seja eleito, vai batalhar junto ao governo Federal para construir uma grande Estação de Tratamento de Água para abastecer a localidade. “Ao lado do prefeito Rodrigo Drable iremos inserir recursos de emendas impositivas para melhorar a infraestrutura na região”, ressaltou.
Região Leste (III) – Ademir também disse que vai levar a proposta de colocar fim aos acidentes e mortes no trecho da antiga BR-393 e na entrada do bairro Nove de Abril com a construção de dois trevos: nas proximidades da Honda Oriental, para quem entra e sai do bairro Boa Vista, e na entrada principal do bairro Nove de Abril. “O prefeito Rodrigo Drable precisa de um deputado federal para inserir emendas no Orçamento da União para executar essas obras. Temos que avançar mais na Região Leste”, destacou.