Grampos

Pré-inscrições para o Capacitar PCD CSN prorrogadas até sábado, dia 15
Seletiva – Assim, como quem não quer nada, a coleta seletiva de lixo sumiu em Volta Redonda. E a culpa não é da pandemia: desde fevereiro o serviço que recolhe lixo reciclável não é realizado em vários bairros da cidade. O detalhe é que ele faz parte do contrato com a em-presa que realiza a coleta do lixo regular, além de ser parte de lei federal e do PMGIRS (Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos). Ou seja, a prefeitura de Volta Redonda está pagando por um serviço que não está sendo realizado, descumprindo a lei e prejudicando o meio ambiente. Tudo de uma vez só.
.
Gratuito – O vereador Luciano Mineirinho – que é contador, assim como o prefeito Samuca Silva – apresentou um requerimento para que a EPD-VR (Empresa de Processamento de Dados de Volta Redonda) realize estudos técnicos para o desenvolvimento de um software gratuito para emissão de notas fiscais. Para quem não sabe, a emissão das notas era gratuita, mas a secretaria municipal de Fazenda mudou o sistema, e agora todos – de MEIs (Microempreendedores Individuais) a grandes empresas – têm que pagar por um software para realizar o serviço.
.
Ponto – A prefeitura de Volta Redonda iniciou na terça, 11, a obra de recuperação de um ponto de ônibus localizado na Avenida Lucas Evangelista, no Aterrado, em frente à Câmara de Vereadores. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em um mês. É a oitava parada de ônibus que recebe melho-rias, e o projeto foi iniciado pelo ex-secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, Maurício Batista.
.
Bairros – Uma equipe da secretaria de Esporte e Lazer (Smel) está se reunindo com representantes das Associações de Moradores de Volta Redonda para estreitar o contato com a população de cada bairro. Tem aproveitado para tratar do retorno gradual das atividades esportivas, que não acontecerão mais dentro dos ginásios, mas em locais abertos, como nas praças públicas.
.
Reaberto – O Santuário do Pai das Misericórdias, na Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), vai reabrir ao público amanhã, domingo, 16, com o limite de 348 fiéis por celebração, observando critérios e diretrizes sanitárias. Depois de quase cinco meses com suas atividades apenas transmitidas pela internet, os fiéis poderão voltar a participar das missas às 7, 9h30min, 12, 15 e 18 horas, aos domingos, e durante os outros dias da semana, conforme os horários disponíveis no site: san
tuario.cancaonova.com.
.
Desativado (I) – Desde quarta, 12, a prefeitura de Volta Redonda desativou as barreiras sanitárias que existiam nas entradas da cidade do aço. Os integrantes da GM foram deslocados para atuar nas áreas comerciais da Vila, Amaral Peixoto, Aterrado, Retiro e Santo Agostinho.
.
Desativado (II) – O comandante da GM, Dalessandro de Assis, explicou que o efetivo será usado para coibir irregularidades como o não uso de máscaras. Faz bem, desde que multe de verdade quem estiver irregular. E que os GMs possam atender mais as denúncias contra bares que estão funcionando além do horário permitido. E contra supermercados, por não cumprirem o horário das 7 às 8 para atendimento de idosos.
.
Números – As barreiras sanitárias, segundo o comando da GM, ultrapassaram a marca de um milhão de veículos abordados desde março nos acessos a Volta Redonda. “As barreiras tiveram um resultado significativo para evitar a entrada de carros de fora, diminuindo a circulação do novo coronavírus na cidade”, disse Dalessandro, alertando que o foco continua sendo a prevenção à Covid-19.

Reforma – A secretária de Saúde de Volta Redonda, Flávia Lipke, acompanhada do engenheiro José Alberto, esteve na manhã de segunda, 10, na unidade de saúde do Santa Cruz, que passa por uma reforma geral. O espaço vai ganhar um novo piso, uma pintura geral, reforma nos banheiros com acessibilidade e substituição das grades. A previsão é que as obras sejam concluídas até o final do ano.

A mil – A cabeça do ex-secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, está a mil. Não é para menos. Ele deixou a pasta para se candidatar à sucessão de Samuca, e agora, que Samuca desistiu de desistir, Alfredo não sabe se mantém sua pré-candidatura a prefeito ou não. Há quem aposte que ele pode até sair de vice de Samuca, situação que ele desconversa quando provocado.

Detalhes – Ao anunciar que desistiu de desistir, na manhã de domingo, Dia dos Pais, Samuca esqueceu de um pequeno grande detalhe: de ligar para quem é do seu grupo e sonhava em ter o seu apoio na corrida ao Palácio 17 de Julho. Alfredo Peixoto, Maurício Pessôa e Toninho Oreste só souberam ‘da novidade’ quando a notícia começou a se espalhar pelas redes sociais. Se tivessem acreditado no aQui, que divulgou que Samuca seria, sim, candidato, não teriam ficado de mau humor em pleno Dia dos Pais.

Homenagem (I) – Pelas redes sociais, Samuca desejou um feliz Dia dos Pais aos voltarredondenses, prestando uma homenagem ao seu próprio pai, já falecido. Vejam o que ele escreveu: “Não é fácil passar o Dia dos Pais sem aquele que amamos. Eu conheço essa dor e, em meio à pandemia, faço um apelo para aqueles que ainda têm os seus para que cuidem e protejam. Eu e minha família tivemos tempo de cuidar de meu pai e acredite: faça o mesmo, cuide de seu pai e família, a Covid afeta a quem mais ama a gente. Compete às autoridades manter a capacidade de atendimento e a você não pegar o vírus. Tudo isso vai passar e vocês poderão estar juntos, por muitos outros dias. Só depende de você! Feliz Dia dos Pais!”. Não é fofo?

Homenagem (II) – A postagem no Facebook rendeu 164 comentários, de voltarredondenses, com ou sem pai, todos solidários a Samuca. Um, entretanto, foi além. “Prefeito Samuca, você será um excelente papai! Não demore! É maravilhoso, é um espetáculo da vida, uma dádiva de Deus ! ABRAÇOS! Felicidades!”, escreveu a internauta que se identificou como Eliane.

Covid-19 (I) – Na segunda, 17, os voltarredondenses não terão nada para fazer nas ruas em virtude de ser feriado municipal pelo ‘Dia do Comerciário’, que foi antecipado, antes da Covid dar o ar da graça, de outubro para agosto. Que fiquem em casa!!!

Covid-19 (II) – Aliás, na quinta, 13, nenhuma morte foi registrada pelas prefeituras de Volta Redonda e Barra Mansa. Seria apenas uma coincidência ou pode mostrar que a pandemia do novo coronavírus estaria enfraquecendo? Que estaríamos ficando livres dessa desgraça?

Covid-19 (III) – Coincidência ou não, ontem, sexta, 14, uma fonte do aQui encaminhou à redação do jornal um balanço do número de óbitos no Hospital Regional. E os números nos deixam otimistas. Estão, realmente, em queda. Veja a tabela:

Óbitos de 27 a 31/03 – 01
Abril – 127
Maio – 188
Junho – 115
Julho – 67
De 01/08 a 14/08/2020 – 34

Quente (I) – Desde que deixou de ser candidata a prefeito de Volta Redonda, Márcia Cury já foi convidada para sair de vice nas chapas de Neto, Samuca, Granato, e até de Herminton, o bolsonarista.

Quente (II) – No caso do convite feito por Neto, quem deu ‘o contra’, vejam só, teria sido Antônio Furtado. Usou da prerrogativa de ser o ‘xerife do PSL’ na cidade do aço, e deu no que deu…

Quebrou – Os médicos ortopedistas que atendiam no antigo Hospital das Clínicas, hoje nas mãos do grupo ICC, do Ceará, não teriam chegado a um acordo com os novos administradores da unidade e já estariam negociando ‘o passe’, como se diz na gíria do futebol, com outro hospital de Volta Redonda.

Eita (I) – Ontem, sexta, 14, o ex-deputado estadual Nelson Gonçalves, presidente do diretório do PSD, em litígio com o Palácio 17 de Julho por conta da pré-candidatura de Baltazar, fez o que mais gosta: participar da inauguração de uma obra, daquelas que pode chamar ‘de sua’. Foi no Belmonte, bairro onde Samuca instalou uma unidade do ‘Prefeitura Mais Presente’. Nelsinho, presente estava.

Eita (II) – Vai ser engraçado, daqui em diante, Nelsinho ficar provocando Samuca a demiti-lo e Samuca fingir que não está vendo.

Eita (III) – Pelo ‘zap- zap’, os filiados ao PSD já começaram a tomar partido da briga entre Nelsinho e Maurício Pessôa. A maioria, segundo uma fonte, estaria defendendo que a legenda feche com Samuca. “Todos defendem o Samuca candidato”, contou um deles, garantindo que os pré-candidatos a vereador vão definir a questão. “Devem ficar com o prefeito, pois foi o Samuca que os colocou na nominata”, explicou, citando alguns nomes: “Maurício Pessôa, Mineirinho, Sukinho, Carlos Carvalho e Betinho Albertassi”, revelou. “Só gente de peso”, brincou. Faz sentido.

Eita (IV) – Fica o alerta: se Nelsinho e Baltazar apostam em Arolde Oliveira, Alfredo Peixoto pode apostar em Alexandre Serfiotis e Gilberto Kassab para sair como pré-candidato do PSB à sucessão de Samuca. Ex-prefeito de São Paulo, ex-deputado federal e ex-ministro, Kassab virou conselheiro do presidente Jair Bolsonaro. É o cara do PSD.

Não e não – Ontem, sexta, 14, Alfredo Peixoto desmentiu as duas viagens que teria feito, ao Rio e a São Paulo, para cuidar da sua pré-candidatura a prefeito pelo PSD.

Internado – O empresário Bruno Marini, pré-candidato a prefeito de Barra Mansa, foi internado na noite quarta 12, no Hospital Santa Maria. Segundo sua assessoria, ele passa bem e estaria se tratando de um princípio de pneumonia. Ele já fez dois testes de Covid-19, sendo que o primeiro deu negativo. O segundo ainda não saiu. “Bruno Marini passou o dia bem e continuará sob os cuidados médicos. Agradecemos todas as manifestações de carinho e solidariedade que Bruno vem recebendo. Estamos em oração!”, postou sua equipe. Melhoras!

Conquista – A prefeitura de Volta Redonda entregou na quinta, 13, o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado Almir de Carvalho Andrade, na Vila Brasília. A unidade será feita para inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. As salas, por exemplo, estão preparadas pedagogicamente para oferecer atendimento aos alunos de zero a seis anos.

Reforço – No mesmo dia, a secretaria de Saúde entregou vários equipamentos médicos – emprestados por cinco meses – ao comando do 28o Batalhão da Polícia Militar para a implantação de um consultório ginecológico no Batalhão do Aço.

Água Limpa – O prefeito Samuca Silva participou da reforma do Complexo Esportivo Paulo Henrique da Silva, na Água Limpa, onde foram realizadas diversas obras na praça, nos vestiários e no campo de futebol. Até uma pista de caminhada foi construída para a alegria dos moradores do bairro.

Reforma (I) – Para ampliar o serviço e proporcionar uma melhor assistência aos usuários, o Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop) vai ganhar novas instalações. O investimento será da ordem de R$ 500 mil e as obras devem ser concluídas em novembro. A unidade fica ao lado do Cais Aterrado.

Reforma (II) – Ao falar da reforma, o prefeito Samuca Silva destacou que o seu governo já atendeu, somente esse ano, mais de 1.200 pessoas em situação de rua. “Estamos garantindo acesso (dos que vivem em situação de risco) a um serviço de qualidade”, comentou. “O novo Centro Pop terá um espaço amplo e agradável, onde os assistidos poderão realizar suas atividades com mais conforto. Temos que destacar ainda que o local onde ele está sendo instalado vai facilitar os cuidados com esses usuários que, devido à sua vulnerabilidade, necessitam constantemente de cuidados médicos”, completou.

Visita – O deputado federal Luiz Lima (PSL) esteve ontem, 14, em Volta Redonda para se reunir com diversas lideranças do Sul Fluminenses. Ao longo do dia, Lima, que pode sair candidato a prefeito da cidade do Rio de Janeiro, se reuniu com pré-candidatos a vereador e ainda com prováveis candidatos a prefeito e vice-prefeito do PSL.

Córrego Secades – Demorou muito, mas a reforma do Córrego Secadas, na 207, ficou pronta na quinta, 13. Vale lembrar que o riacho sofreu muito nas chuvas que caíram sobre a cidade do aço tanto em 2018 quanto em 2019. Segundo Samuca, o local foi preparado para as próximas chuvas de verão.

A conferir – Em época de fake news e eleições, todo cuidado é pouco… Há quem garanta, por exemplo, que já tem candidato a prefeito saindo de casa antes das 6 da manhã, para não ser surpreendido pelos agentes da Federal. É mole?

Novidade – A secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana de Volta Redonda, comandada pelo empresário Rogério Loureiro, criou o ‘meio quebramola’, como se pode ver na foto. Ele foi colocado na Rodovia dos Metalúrgicos no sentido Centro-Dutra. Detalhe: os motoristas não aprovaram a colocação e estão massacrando Loureiro. Reclamam que está mal sinalizado e à noite, principalmente, só se percebe a existência do trambolho quando já é tarde.

Segurança – O prefeito Samuca Silva inaugurou na manhã de ontem, sexta, 14, o Centro de Inteligência e Segurança Pública (Cisp) de Volta Redonda, que passou a funcionar na antiga sede da Smel, na Ilha São João.

Tá feia (I) – Fiscais da Defesa Civil se reuniram com representantes dos moradores de uma área de risco no São Sebastião para alertar a comunidade sobre o risco eminente de um deslizamento de terra, que pode afetar cerca de 20 imóveis.

Tá feia (II) – De acordo com Leandro Rezende, o talude, de cerca de 70 metros de altura, apresenta erosão, solo desagregado, degrau de abatimento, trincas e rachaduras no solo, que não tem cobertura vegetal, além de uma parte de uma canaleta de escoamento de águas pluviais estar danificada. “Os problemas podem afetar as construções na base, que incluem lojas comerciais, igreja e casas”, informou Rezende, alertando para a chegada, em dois meses, do período de chuvas.

Deixe uma resposta