Grampos

Coisa de doido (I) – Essa está dando o que falar em Brasília. Trata-se do Projeto de Lei 159/20 que pretende alterar o Código Eleitoral para exigir que candidatos a cargos eletivos apresentem atestado de saúde física e laudo de sanidade mental antes de cada eleição. Pela proposta, os documentos deverão ser apresentados no momento do registro da candidatura, juntamente com outras exigências, como a declaração de bens e a ata da convenção partidária que aprovou a candidatura. O autor do PL, Sergio Vidigal (PDT-ES), vai além. Quer que os laudos sejam divulgados pela internet.

Coisa de doido (II) – Essa é de Volta Redonda mesmo e parece piada, mas não é. Em release aos jornais, a secretaria de Comunicação do Palácio 17 de Julho procurou encher a bola da coordenadora do projeto ‘Volta Redonda Cidade da Música’, maestrina Sarah Higino, que iria reger na noite de quinta, 5, em Montevidéu, a Orquestra Filarmônica do país vizinho. O evento seria em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Até aí, tudo bem. Ela, aliás, merece, pois é uma fera na música.

Coisa de doido (III) – O problema foi a informação extra do release oficial do Palácio 17 de Julho. A de que os ingressos para o espetáculo em Montevidéu estavam esgotados. Será que eles estavam pensando que alguém iria pegar um avião, em Volta Redonda, a tempo de ver a apresentação de Sara Higino em Montevidéu?

Vacinação – A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, com foco na população de 5 a 19 anos, só vai terminar na próxima quinta, 13.

De graça – Hoje, sábado, 8 de março, as voltarredondenses que estiverem no Rio de janeiro e forem ao Shopping Metropolitano Barra não vão precisar pagar estacionamento. A ação é uma iniciativa de todo o grupo CCP, do qual o Shopping Metropolitano Barra faz parte, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

A primeira vez (I) – O empresário Marcelo Moreira é extrovertido por natureza e se sai bem até nos piores momentos. Mas na noite de terça, 3, ele estava visivelmente nervoso ao participar da sua primeira experiência (sessão) no Parlamento da Câmara de Volta Redonda. É que, como suplente do vereador Carlinhos Santana, Marcelo assumiu a cadeira do ex-metalúrgico para votar na polêmica abertura ou não do processo de impeachment do prefeito Samuca Silva.

A primeira vez (II) – Pressionado pelos dois lados – situação e oposição –, Marcelo tentou ler a justificativa de voto que tinha preparado, mas teve que apressar a leitura do documento, o que deu a impressão de que estava mais nervoso do que deveria. Para resumir a história: votou ‘não’ contra a instalação do processo.

Vai vendo… – Na manhã de quarta, 4, na Padaria Madrigal, o ex-prefeito Paulo Baltazar estava tomando um café com o publicitário Peça O’ Hara, de Barra Mansa. Indagado se estaria bolando algum plano para ‘pôr o bloco na rua’, Baltazar desconversou. Mas não descartou a possibilidade. “Estamos vendo”, resumiu, referindo-se, obviamente, às eleições de 4 de outubro.

Opção (I) – Para muitos, os vereadores Dinho e Tigrão teriam traído o governo Samuca quando votaram pela abertura do processo de impeachment do prefeito. Não é bem assim. Tigrão, por exemplo, sonha ser vice na chapa do ex-prefeito Neto, se este conseguir ser candidato a prefeito de Volta Redonda. Dinho, por sua vez… bem, aí é outra história.

Opção (II) – O pior voto contra Samuca foi, sem dúvida, o do pastor Washington, que nos dois primeiros meses do ano foi convidado a participar de vários eventos – e ele foi em todos, bem sorridente.

Esperado – Aliás, na terça, 3, o Palácio 17 de Julho já contabilizava a traição de dois vereadores. A do pastor Washington era pule de 10. A segunda, pelo que se comentava nos corredores pala-cianos, era uma incógnita. ‘Seria surpresa’, disparou uma fonte. E foi. Ninguém, ninguém mesmo, esperava que Dinho votasse contra Samuca. ‘Votou e partiu para a oposição’, define a fonte.

Eleições (I) – O vereador Washington Granato já pode deixar o PTC, se quiser, e ir de mala e cuia para o Podemos. Carlinhos Santana também pode procurar abrigo no Pros, como andou prometendo. É que a ‘janela partidária’, que corresponde ao período em que os vereadores podem mudar de legenda sem perder o mandato, já foi aberta. O prazo termina no dia 3 de abril, seis meses antes das eleições de 4 de outubro.

PSC (I) – Com a ida de Samuca para o PSC (ver página 15), o blocão de candidatos a vereador montado pelo prefeito deverá migrar para o partido dos peixinhos. Aviso aos navegantes: Samuca quer eleger mais de cinco vereadores que saibam nadar.

PSC (II) – Se depender apenas de Samuca, o diretório do PSC em Volta Redonda vai implodir. “Não vai sobrar um”, dispara uma fonte com trânsito no Palácio 17 de Julho. Ela vai além. Aposta que Samuca, Tutuca (deputado) e Gotardo (assessor especial de Witzel) andam nadando cada qual para um lado. Não querem ser apenas peixinhos, querem ser tubarões…

Oficial – O governo Samuca Silva já tem, oficialmente, um novo líder na Câmara de Vereadores. É, conforme o aQui antecipou com absoluta exclusividade, Maurício Pessôa. E começou mostrando serviço ao encarar os vereadores da oposição – a plateia também – na sessão de terça, 3.

IPTU – A facada do IPTU, para quem optar pelo pagamento à vista, com desconto de 18% deverá ser paga na próxima terça, 10. Quem optar pelo pagamento integral, sem desconto, pode dividir a mordida em seis vezes, sendo que o vencimento da primeira cota está marcado para 31 de março.

Dia D – A prefeitura de Barra Mansa promove neste sábado, 7, das 8 às 17 horas, o Dia D de coleta de preventivo e solicitação de mamografia, nas Unidades de Saúde da cidade. A iniciativa, além de ser um fator importante na prevenção de doenças, como o câncer de mama e colo do útero, aproveita o Dia Internacional da Mulher para chamar atenção aos cuidados básicos e diagnósticos precoces. Para realizar o exame é necessário levar o cartão do SUS, RG e CPF.

Audiência – O deputado estadual Gustavo Tutuca anunciando que na segunda, 9, o seu Projeto de Lei 1524/2019, que trata do PL do Aço, será debatido em audiência pública na Comissão de Tributação da Alerj. “Estamos trabalhando na aprovação do projeto que vai permitir a atração de diversas empresas do setor metalomecânico. A região do Médio Paraíba tem mão de obra qualificada para o setor, que hoje está desempregada. Com a aprovação do projeto, vamos aquecer a economia e gerar mais de 4 mil empregos diretos”, crê o parlamentar.

Da série perguntar… – Por que será que ninguém fala mais nada das empresas que iriam se instalar em Volta Redonda, atraídas pelos incentivos do setor metalomecânico? Estão fazendo água?

Boato – Nas últimas 48 horas o que mais se ouviu foi que um caso confirmado de coronavírus teria sido detectado no Hospital Unimed em Volta Redonda. Outros dois casos suspeitos também teriam sido registrados. A assessoria de imprensa da unidade foi procurada pelo aQui. Inicialmente, negou que algum caso tivesse sido confirmado. Depois pediu tempo para contabilizar os casos suspeitos. Epa! Seriam tantos assim?

Boletim – Na tarde de ontem, sexta, 6, a secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informou que só há um caso confirmado de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19), e outros 112 casos suspeitos, que estão sendo monitorados. Os locais de residências dos pacientes suspeitos foram identificados da seguinte maneira: Rio de Janeiro (52), Niterói (15), Barra Mansa (6), Angra dos Reis (3), Maricá (3), Petrópolis (3), Duque de Caxias (2), Mendes (2), São Gonçalo (2), Volta Redonda (2), Barra do Piraí (1), Belford Roxo (1), Itaboraí (1), Macaé (1), Nova Friburgo (1), Nova Iguaçu (1), Pinheiral (1), Resende (1), Rio das Flores (1), Teresópolis (1) e Valença (1). Há ainda dez (10) casos de pacientes que residem no exterior e em outro estado brasileiro, além de outro (1) suspeito com local de residência em investigação.

Escola – A prefeitura de Volta Redonda vai anunciar, em breve, mais duas importantes obras. A primeira é a da reforma da Escola Municipal Amazonas, no Retiro. A segunda, se a chuva deixar, de recapeamento asfáltico da Avenida Paulo Erley Alves Abrantes, em Três Poços, onde serão gastos mais de R$ 3 milhões. O engraçado é que o edital da concorrência saiu e a obra, de recapeamento, já foi iniciada.

Desleixo – Maurício Ruiz, secretário de Meio Ambiente, fez ‘ouvidos de mercador’ para os problemas de poda de umas seis árvores que estão quase caindo na cabeça de quem curte a pracinha da Colina, um dos bons locais da boemia em Volta Redonda. Até se lixou para dois galhos que caíram sobre a praça na chuva do dia 8 de fevereiro e não mandou ninguém da pasta para removê-los da calçada, onde ficaram até sábado, 29. Isso mesmo. Em 21 dias, Ruiz nada fez pelo bem estar dos voltarredondenses.

Desleixo – Como é de Volta Redonda, Toninho Orestes, titular da secretaria de Infraestrutura, agiu rápido e mandou sua equipe até o local, na manhã de sábado, 29, quando o aQui foi para as bancas, para resolver o pouco caso de Ruiz. Parabéns para ele e sua equipe.

Roma – Para começar fevereiro com o pé direito e pôr fim à urucubaca que o perseguiu durante o mês passado, o prefeito Samuca Silva esteve no domingo, 1, no Roma, para anunciar a construção de uma rede de água potável de cerca de 5 mil metros para atender as famílias residentes no bairro. A obra será realizada por meio de uma parceria entre o município e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e deverá ser concluída em seis meses.

Cursos profissionalizantes – Na segunda, 2, a Fundação Beatriz Gama abriu inscrições para quem quiser preencher uma das 600 vagas para os cursos de padaria, mecânica de autos, lanternagem e pintura, informática básica, depilação, manicure, cabeleireiro, maquia-gem, eventos e organização de festas que a entidade vai realizar. “A Fundação faz um excelente trabalho capacitando essas pessoas. Desde 2017, a FBG já formou mais de 1500 profissionais”, comemorou o prefeito Samuca. Pena que a entidade não tenha revelado até quando as pessoas poderão se inscrever…

Reforma – O Centro-Dia de Atendimento à Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares passará por uma reforma geral e quando as obras forem entregues, em setembro, o serviço será ampliado em 50%.

No CTI – O ex-deputado federal Jorge de Oliveira, o Zoinho, sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) na terça de Carnaval, em Angra dos Reis, onde estava. Na quinta, 27, ele foi transferido para um hospital de Volta Redonda. Resta saber se irá manter sua disposição de concorrer a uma vaga na Câmara, onde foi vereador antes de ser eleito deputado federal.

Conchavos – A ‘Boca Maldita’, famoso ponto de encontro de políticos de Volta Redonda, que se reuniam na Vila para falar mal, e às vezes até bem, dos outros, mudou de lugar. Está lá pelas bandas da Voldac. Maycon Abrantes e Márcia Cury, por exemplo, seriam frequentadores assíduos. Gotardo & Cia também. O barzinho (com todo o respeito) é do ‘Baixinho do Estádio’, apelido do ex-vereador Simar. Tá podendo… Pode tanto que na semana passada recebeu a visita de dois pesos pesados da política local: o ex-prefeito Neto e seu irmão, Munir Francisco.

Bares – A fama do barzinho de Simar já bate, em popularidade, a do barzinho de Paulinho Geléia, frequentado por Neto & Cia, especialmente nas noites de quinta. Só falta Samuca passar a frequentar algum barzinho popular na cidade do aço. Poderia, por exemplo, ser assíduo do Bracarense, na Colina. Aliás, quem é da vida noturna garante: os três bares são excelentes. Cerveja gelada, bons tira-gostos e ótimo custo-benefício. E muita política entre um gole e outro.

Lar dos Velhinhos (I) – Essa é difícil de acreditar: foi preciso que um político de Valença se elegesse para a Câmara – o deputado federal Luiz Antônio (PP) – para que o Lar dos Velhinhos, entidade que cuida de idosos em Volta Redonda, fosse contemplado com uma emenda parlamentar – de R$ 150 mil – para poder investir em sua sede no Monte Castelo. Prova que santo de casa não faz milagre.

Lar dos Velhinhos (II) – Deve-se registrar ainda que a verba foi incluída no orçamento da União a pedido de Marcelo Moreira, suplente de vereador na cidade do aço e que já foi presidente do Lar. Palmas para Luiz Antônio! E para Marcelo Moreira.

Pule de 10 – Há quem garanta que Antônio Furtado não será candidato a prefeito em Volta Redonda. Vai preferir apostar em algum azarão… ou azarona.

Da série perguntar não ofende – Quem será o vice na chapa do prefeito Samuca Silva para as eleições de 4 de outubro?

Bomba, bomba, bomba

Ontem, sexta, 6, enquanto Samuca se filiava ao PSC, uma fonte do aQui ligou para a redação para detonar uma bomba de 50 megaton. Capaz de jogar pelos ares o próprio Palácio 17 de Julho. “O PSC rachou. O pastor Everaldo é o avalista da filiação do prefeito Samu-ca. O governador Wilson Witzel não se fez presente por não concordar com a ida do prefeito para o partido dos peixinhos’, disparou.
A fonte jura que o racha vai influir nas eleições de 4 de outubro. “O pastor vai apoiar Samuca; Witzel vai apostar em Márcia Cury”, revela a fonte, pedindo anonimato.
Presente ao evento de filiação de Samuca ao PSC, a fonte confidencia: “A Márcia já tem um grupo forte atrás dela. Inclui até Maurinho, ex-assessor e financiador da campanha de Samuca em 2016”.
Como diz Sérgio Luiz, colunista esportivo do aQui, quem viver verá!

Barra Mansa (I) – Após a confirmação do primeiro caso do novo coronavírus (Covid-19) em Barra Mansa, uma equipe da prefeitura local se reuniu ontem, sexta, 6, com representantes da secretaria estadual de Saúde para montar uma força–tarefa a fim de evitar a propagação da doença e tranquilizar a população em relação a um possível surto epidemiológico. Durante o encontro foram entregues os kits para detecção da doença e definidas as próximas ações, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde. Dentre elas, a realização de exames em pessoas que tiveram convívio com a paciente e apresentaram sintomas do vírus. Também passarão por triagens aqueles que tiveram contato com a mulher, porém não apresentam nenhuma característica da doença.

Barra Mansa (II) – “O momento atual não é de desespero, mas sim de cuidado redobrado. É preciso estarmos atentos aos sintomas, para evitar que esse problema se agrave. Reforço que não há necessidade de entrarmos em pânico. Pacientes com sintomas de gripe, incluindo febre alta, procurem uma unidade de saúde, principalmente se estiverem inseridos no grupo de risco e contato com pessoas que vieram de países que são regiões endêmicas. Todos os protocolos de saúde para esses casos serão adotados. Eu peço que todos estejam engajados a identificar os casos de riscos”, ponderou o prefeito Rodrigo Drable.
O secretário de Saúde de Barra Mansa, Sérgio Gomes, foi além. Garante que não há motivos para pânico. “O vírus em si não representa uma ameaça à vida das pessoas. Se alguém tiver o diagnóstico da doença e seguir as ordens médicas, se mantendo em isolamento nos primeiros 14 dias, terá grandes chances de regressão do caso. Estamos com os hospitais da cidade preparados para receber os pacientes com suspeita do Covid-19. A Santa Casa, por exemplo, conta com leito de isolamento exclusivo para possíveis casos de internação. Neste local também são feitas as coletas dos materiais que posteriormente são enviados para o Lacen”, explicou.

Obra – Na terça, 3, o prefeito Samuca Silva entregou mais uma obra do seu projeto ‘Orgulho de Volta’. A de mais uma parada de ônibus, a sétima, feita com piso de concreto armado na Avenida Paulo de Frontin, no Aterrado.

Concurso público – O prazo para quem quiser se inscrever para o concurso público do Saae-BM termina às 23h59min da próxima quinta, 12. Existem apenas 32 vagas, sendo que cinco delas são destinadas aos profissionais das áreas de saneamento básico e 27 para auxiliares de serviços gerais. As contratações serão em regime estatutário e o concurso será realizado pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam). A inscrição deve ser feita no site ibam-concur-sos.org.br e será validada após o pagamento de uma taxa (argh) no valor de R$ 40, que deverá ser paga até às 21 horas do dia 13. Os interessados deverão ter, no mínimo, o nível fundamental e o salário será de R$1.045 para uma jornada de 40 horas.


 
Leilão – A Justiça do Trabalho de Barra Mansa, em conjunto com o leiloeiro oficial Fábio Guimarães, promove um leilão presencial e eletrônico na próxima terça, 10, a partir das 13 horas, na Justiça do Trabalho e pelo site www.leiloesjudiciais.com.br/rj. No evento, serão leiloados imóveis urbanos, comercial e rural localizados em Barra Mansa, Angra dos Reis, Resende e Rio Claro.

Deixe um comentário