Grampos

0
366
Screenshot

Saia de aço

A CSN alcançou, em 2025, um marco relevante em sua trajetória, ao dobrar a representatividade feminina em seu quadro de empregados. O percentual passou de 14%, registrado em 2020, para 28%, cumprindo integralmente a meta pública estabelecida pela empresa. Na mineração, o crescimento também foi expressivo. A CSN Mineração registrou mais de 27% de mulheres em seu quadro, frente aos 13% apurados em 2019, consolidando uma evolução consistente em um setor historicamente marcado pela predominância masculina.

PLR (I)

O Sindicato dos Metalúrgicos divulgou nota oficial para alertar quem trabalha ou trabalhou na Usina Presidente Vargas a respeito de informações falsas que circulam nas redes sociais sobre os processos de PLR (Participação nos Lucros e Resultados) da CSN referentes aos anos de 1997 a 1999. Segundo Odair Mariano, realmente existem vários processos em andamento, mas, devido ao grande número de trabalhadores envolvidos, foi necessário redistribuir os casos em grupos de 10 nomes, em diversas varas de primeira instância. “Alguns processos tiveram êxito; outros, não”, informou, adiantando que há recursos em andamento nas instâncias superiores, incluindo o STF.

PLR (II)

O diretor jurídico do órgão, Leandro Vaz, pede que “os trabalhadores não se deixem levar por notícias falsas”. O sindicato, segundo ele, está responsável por entrar em contato com os beneficiários “sempre que houver decisões favoráveis e necessidade de expedição de documentos ou alvarás”, destaca. E pede que os trabalhadores procurem diretamente o departamento jurídico do Sindicato para obter informações seguras e atualizadas sobre os processos. 

Screenshot


Futuro (I)

Se as eleições para o governo do estado do Rio de Janeiro fossem hoje, Eduardo Paes, prefeito da cidade do Rio, ganharia a disputa, conforme pesquisa feita pela Futura Inteligência, instituto de pesquisa da Apex Partners. O levantamento ouviu 1.000 eleitores fluminenses entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro. Em um dos cenários do primeiro turno, Paes aparece com 42,5% das intenções de voto, liderando com folga a corrida ao Palácio Guanabara. 

Futuro (II)

Atrás de Paes, aparece até quem não é candidato. Garotinho, por exemplo, vem em segundo lugar, com 14,2%. Na sequência, aparecem Washington Reis (5,7%), Wilson Witzel (3,5%), Glauber Braga (3,3%), Bombeiro Rafa Luz (3,1%), Douglas Ruas (1,6%) e Ítalo Marsili (0,6%), todos com percentuais mais baixos.

Futuro (III)

Nas simulações de segundo turno, Eduardo Paes ampliou sua vantagem e venceria todos os adversários testados. Em um confronto direto com Washington Reis, o prefeito lidera com 57,5% das intenções de voto, contra 19,8% do improvável adversário. Diante de Garotinho, Paes mantém ampla dianteira, com 55,9%, frente a 21,1%.  

Futuro (IV)

Para presidente, a pesquisa aponta entre os eleitores fluminenses, vejam só, em um cenário de primeiro turno, Flávio Bolsonaro com 41,0% das intenções de voto, enquanto Lula registra 35,0%, Ratinho Júnior, 3,2%, Ronaldo Caiado, 2,4%, Aldo Rebelo, 1,7%, Renan Santos, 1,0% e Romeu Zema, 0,9%.
 
Futuro (V)

O levantamento também traz a avaliação do governo entre os eleitores fluminenses. De acordo com a pesquisa, 54,1% dos entrevistados desaprovam a atuação do presidente Lula, enquanto 41,4% afirmam aprovar o governo federal.

Granato (I)

As intenções do ex-vereador Granato de voltar à política lançando-se como pré-candidato à Alerj, mas já pensando em sair candidato a prefeito de Volta Redonda em 2028, mexeu com a política local. Até ontem, sexta, 13, a reportagem tinha sido lida por mais de 50 mil internautas. Entre eles, Hermiton Moura, político de direita, que não concordou com a informação de que Granato teria seu apoio nas eleições de 2026 e 2028.

Granato (II)

Em mensagem ao aQui, Hermiton foi taxativo. ?“Agradeço ao Jornal Aqui pelo espaço e, em respeito aos leitores, solicito respeitosamente a publicação desta retificação. Embora nutra amizade e respeito pela trajetória de Washington Granato, meu apoio político e compromisso hoje são à reeleição do Deputado Estadual Alan Lopes”, destacou, aproveitando para fazer em seguida uma série de elogios ao seu candidato, o que não vem ao caso. 

Granato (III)

Em contato com o aQui, Granato confirmou que Hermiton e ele podem fechar um acordo sim, mas apenas para 2028. “Estamos conversando para 28”, disparou.  

2028

O ex-deputado estadual Nelson Gonçalves, hoje diretor da UPA Santo Agostinho, já tomou duas decisões: a primeira é que não vai tentar retornar à Alerj nas eleições de outubro. Em compensação, está decidido a disputar o pleito de 2028 para prefeito de Volta Redonda. 

Menos, companheiro (I)

No final de mais um vídeo que postou para atacar o prefeito Neto e o deputado estadual Munir Neto, o vereador Raone, do PSB – quase no PT – tentou se gabar dizendo que teve “uma das maiores votações da história da cidade do aço, com 4.474 votos”. O recorde pertence a Marino Clinger, eleito vereador em 1982, com a marca histórica de 6.988 votos (2.514 votos a mais do que Raone), não foi batido até hoje e dificilmente será ultrapassado, pelo nível dos políticos locais, com raras exceções. 

Menos, companheiro (II)

Só por curiosidade: Renan Cury, eleito no mesmo ano de Raone, foi quem teve mais votos à época: 5.059. Se formos um pouco mais longe, Paulo Conrado obteve um número bem expressivo em 2004: 5.045 votos, seguido, no mesmo ano, por Granato, com 4.941. Buscando um pouco mais, em 2008, Carlos Roberto Paiva, pelo PT, conquistou o voto de 4.694 volta-redondenses. 

Enem

A Prefeitura de Volta Redonda está com inscrições abertas para a criação de uma nova turma do Passaporte Universitário, programa que oferece curso extensivo gratuito de preparação para o Enem. Existem 120 vagas, e os interessados têm até o dia 6 de março para se inscrever pelo link https://forms.gle/zkatYAB8LqZ9sSdc6.

Árvores

Vários leitores do aQui não entendem como a Prefeitura de Volta Redonda prega a defesa do meio ambiente, por exemplo, enquanto, na prática, adota posturas do “quanto pior, melhor”. Um deles, que mora na região do Santa Cruz, encaminhou a foto para provar, na versão dele, que o Palácio 17 de Julho “segue em sua jornada de reduzir as árvores da cidade do aço”. A foto foi feita na terça, 10, na Avenida Benedito Vitalino. Detalhe: o local já perdeu várias árvores por conta da construção de uma base do Samu. “Em outros pontos da avenida estão concretando áreas verdes para fazer um calçadão. Estão acabando com um pomar”, denunciou, querendo saber que secretaria do governo Neto é responsável pela ‘sacanagem’. Ah, ele denunciou tudo à Ouvidoria da Prefeitura, sob o protocolo 2025.11.25/10.45-109. “Desconhecem”, responderam. Tá bom! 

Vacina

A Secretaria de Saúde de Volta Redonda recebeu as primeiras doses da vacina Nirsevimabe, destinada à prevenção da bronquiolite em recém-nascidos prematuros. Elas foram entregues na maternidade do Hospital São João Batista (HJSB), única unidade pública referência no atendimento para gestantes de alto risco.

Pipódromo

A Prefeitura de Volta Redonda firmou parceria com o Clube de Aeromodelismo Volta Redonda para o uso compartilhado do Pipódromo, localizado na Rodovia dos Metalúrgicos. A ideia é construir uma pista específica para a prática do aeromodelismo no local. Em contrapartida, os membros do clube irão oferecer aulas e oficinas gratuitas de aeromodelismo para alunos da rede municipal. Poderão aprender, de forma prática, a pilotagem de aviões, além de noções de manutenção, manuseio correto e cuidados com os equipamentos utilizados na prática do aeromodelismo.

Sangue

Na semana do Carnaval, o Hemonúcleo de Volta Redonda intensificou a campanha de doação de sangue com o objetivo de reforçar os estoques, que costumam registrar queda no número de doadores e aumento da demanda durante os períodos de feriado prolongado. A unidade, que funciona no Hospital São João Batista, não exige agendamento prévio. Os voluntários podem comparecer de segunda a sexta, das 7 às 13 horas, exceto em feriados.

‘Bairro Presente’

Na quarta, 11, a Prefeitura de Volta Redonda, em parceria com o Governo do Estado, reforçou o policiamento comunitário em seis novos bairros: Vila Americana, Santo Agostinho e Volta Grande I, II, III e IV. Com a ampliação, o programa – que já atende a São João, Laranjal, São Geraldo, Monte Castelo e Colina – passa, em tese, a beneficiar mais de 80 mil pessoas no município.
O comandante do Batalhão do Aço, coronel Moisés Sardemberg, detalhou a atuação das equipes. “Serão 10 policiais militares capacitados para atuar com foco no policiamento de proximidade, sete dias por semana, 24 horas por dia, em duas viaturas”, detalhou. A implantação do programa na Vila Americana, Santo Agostinho e Volta Grande atende a uma solicitação do deputado estadual Munir Neto.

Ciosp

O prefeito Neto promoveu a reinauguração do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) na Ilha São João, que passou a levar o nome do ex-comandante da GM Paulo Henrique Dalboni de Souza, falecido em março de 2025. A solenidade contou com a presença de familiares do homenageado e foi marcada por emoção e reconhecimento ao legado deixado pelo ex-comandante, cuja atuação foi destacada como fundamental para o fortalecimento institucional da segurança pública em Volta Redonda.

Mais um

O prefeito Neto anunciou na manhã de quinta, 12, na sua entrevista semanal ao programa Dário de Paula, que Volta Redonda vai sediar uma unidade do Regimento de Polícia Montada, que irá funcionar na Ilha São João. Além do policiamento ostensivo montado, a unidade realiza escoltas a cavalo, guarda-lanceiros e atividades de cunho sociocomunitário como a equoterapia, que atende crianças portadoras de necessidades especiais, dependentes dos policiais militares e oriundas da sociedade civil com baixa disponibilidade de recursos.

Policiamento Ambiental

Neto também confirmou a localização do futuro Batalhão de Policiamento Ambiental da Polícia Militar no Sul Fluminense. Será no terreno onde funcionava a Feema, entre o Belmonte e a Ponte Alta. O Batalhão de Ações com Cães vai ficar no Roma, em uma área cedida pela Prefeitura próxima à Via Dutra.  Já a futura sede da Polícia Federal será construída na Casa de Pedra, em um terreno doado pelo município.

Correios

Enquanto isso, a antiga sede dos Correios na Vila continua abandonada às moscas, e o órgão vai jogando dinheiro fora pagando aluguel em um imóvel adaptado para receber e despachar as encomendas de Volta Redonda.