Sancionada
O prefeito Neto sancionou o Projeto de Lei 039/2025, do vereador Renan Cury, que, como o aQui revelou, tomba como Patrimônio Cultural de Volta Redonda o calçamento em pedras portuguesas das Praças Sávio Gama, no Aterrado, e Juarez Antunes, na Vila. O tombamento assegura a preservação do calçamento, garantindo a manutenção de sua identidade visual. Não é nada, não é nada, já é alguma coisa. Pena que o PL de Renan não tenha tombado as calçadas do antigo Escritório Central da CSN, originais, por sinal, e ainda em várias ruas da Vila.
Armas
Os guardas municipais de Volta Redonda, queandam reclamando do sucateamento da corporação, agora vão trabalhar portando armas não-letais que podem imobilizar suspeitos de forma temporária,aquelas de choque, capazesde jogar a pessoa ao chão. O diretor de Operações da GM, Cláudio Márcio, e o chefe da Seção de Armamento, inspetor Miguel Rodrigues, participaram deuma visita técnica à fábrica da Condor, em Nova Iguaçu, que seria referência em tecnologias não letais.
Atraso
A Ômega, empresa terceirizada que fornece merenda escolar em Volta Redonda, estaria mal das pernas. É que, após atrasar por dias os salários das merendeiras, agora estaria atrasando a entrega do vale-alimentação. Detalhe: a Prefeitura estaria em dia com os pagamentos à empresa.
Menos, menos
Depois de chamar o bicho de ‘delinquente’ por estar danificando o patrimônio público, o prefeito Luiz Furlani vai construir uma estátua de uma capivara para homenagear o animal que ele tornou símbolo de Barra Mansa.
Homenagem
O ministro André Mendonça, do STF, acabou recebendo seu título de cidadão volta-redondense bem longe da cidade do aço. Foi durante um evento no Rio de Janeiro, pois a palestra que ele iria proferir na segunda, 15, na UFF, em Volta Redonda, foiadiada, sem justificativa. A homenagem foi concedida pelo vereador Edson Quinto, do PL de Jair Bolsonaro. “Um gesto simbólico, mas cheio de significado, reconhecendo a trajetória de um brasileiro que muito contribui para o nosso país”, destacou Edson Quinto ao entregar o título e uma camisa do Voltaço ao ministro do STF.
Desafinou (I)
A inauguração do monumento a Nossa Senhora da Conceição, na Vila, atrás do antigo Escritório Central da CSN, na noite de segunda, 8, provocou um racha musical entre o prefeito Neto e a maestrina Sarah Higino. É que o bispo D. Luiz Henrique queria que os alunos do projeto ‘VR Cidade da Música’ fizessem uma apresentação no local, e Sarah Higino não aceitou o convite do líder católico.
Desafinou (II)
O incidente foi confirmado por Neto durante entrevista concedida a Dário de Paula na manhã de quinta, 18. “A Sarah perdeu uma grande oportunidade quando nós lançamos a nossa santa, lá na noite de segunda-feira. Eu só descobri depois que ela se recusou a fazer a apresentação em frente ao Escritório Central. E lamentei profundamente”, contou, acrescentando. “Se eu soubesse antes, ela teria ido de qual- quer maneira”, disse, sem explicar o que teria feito. “Eu fiquei profundamente triste, pois era uma oportunidade de as pessoas verem a beleza que é o trabalho que ela faz, com a nossa orquestra”, disparou. “Vida que segue”, finalizou.
Humor (I)
Aliás, na entrevista a Dário de Paula, que estava de volta ao comando do programa, Neto chegou, segundo o jornalista, de cara feia. “Você está com cara de poucos amigos, o que está acontecendo, Neto? Está P da vida com alguma coisa?”, indagou Dário. “Não, Dário, eu tô bem, graças a Deus”, respondeu o prefeito, que continuou com cara amarrada.
Humor (II)
Para desconversar sobre o seu humor, que, pelo que o aQui descobriu, tem nomes e sobrenomes, Neto anunciou que no dia 30 de outubro vai inaugurar o Hospital de Olhos de Volta Redonda. Quanto aos responsáveis pela cara feia de Neto, eles seriam Cláudio Franco, secretário de Administração, e Edvaldo Silva, da EPD. Tudo porque eles não conseguem implantar o sistema de biometria – controle de ponto eletrônico – para os funcionário da Educação.
Humor (III)
Uma fonte do Palácio 17 de Julho, entretanto, nega que Franco e Edvaldo sejam os responsáveis pelo mau humor de Neto. Segundo ela, o prefeito briga e ‘desbriga’ todo dia com um ou outro, garante. “Todo dia ele pega um pra Cristo”, acrescentou, indo além. “Ele fica puto com todo mundo que enche o saco dele”, alertou.
Dinheiro
A fonte também negou as informações divulgadas pelo aQui dando conta que Neto teria perdido o tesão para governar Volta Redonda. “Vocês falaram que ele está sem ânimo. A fonte errou. Ânimo, ele tem. Tá trabalhando como nunca”, disparou, explicando o que poderia estar irritando o prefeito. “O problema do Neto é (a falta) dinheiro. Isso deixa ele muito irritado.Muito mesmo”, completou. “O que aborrece de verdade o prefeito é a queda na arrecadação”, resumiu, fazendo uma análise rápida do momento atual. “A cidade está indo bem, as coisas estão andando. A Saúde tá bem, Segurança e Economia indo bem e, o que émelhor, a avaliação do governo segue em alta”, detalhou.
Secretariado
A fonte contestou ainda a necessidade das reuniões mensais de secretariado para manter a equipe unida. “Não adianta nada, não resolve nada. Reunião geral vira bagunça”, garante, acrescentando um detalhe bem importante. “O gabinete do Neto, que antes vivia cheio, hoje virou um campo deserto”, sentencia. “Todos (andam) com medo de levar uma lambada”, disse, lembrando que apenas duas pessoas continuam com acesso fácil ao prefeito: Rafael Paiva, secretário de Comunicação, e Thiago Martins, assessor especial.
‘Pedalada da Memória’ (I)
A Prefeitura de Volta Redonda promove amanhã, domingo, 21, o evento ‘Pedalada da Memória: Celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Alzheimer’, em parceria com o projeto Alzheimer . A iniciativa visa divulgar os benefícios do ciclismo para a saúde mental e a memória em doenças como a demência e o Alzheimer, e tem base em uma pesquisa científica que indica que esse tipo de atividade libera no cérebro uma substância chamada erizima, que pode ajudar na prevenção ou no desenvolvimento da doença de Alzheimer. A pedalada começa às 8h30min, com concentração à Rua 12 de Outubro, em frente ao Centro-Dia do Idoso, no Aterrado.
‘Pedalada da Memória’ (II)
Após o encerramento da pedalada, um grupo de idosos servirá lanches aos ciclistas, inspirados em um projeto japonês chamado ‘Pedido Errado’, em que um restaurante tem apenas pessoas que apresentam a doença de Alzheimer trabalhando como garçons – o que pode, em teoria, resultar na entrega de pedidos diferentes dos que foram feitos. A iniciativa tem por finalidade aproximar a sociedade da realidade da doença, promovendo empatia e desmistificação.
Saae-VR
O programa de parcelamento de débitos do Saae-VR vai até o próximo dia 6 de outubro. O objetivo é que pessoas físicas e jurídicas – com dívidas até 31 de dezembro de 2024 – tenham a oportunidade de regularizar suas pendências com a autarquia, aproveitando desconto em multas e juros. Os débitos podem ser pagos à vista ou parcelados, em cotas mensais, com descontos no abatimento de multas e juros. Para os contribuintem que desejam pagar à vista ou parcelado em 12 meses, o desconto das multas e juros é de 100%; para quem optar por parcelar em 24 vezes, o abatimento será de 70%; e no parcelamento em 36 meses, o desconto é de 50%.
Crianças
Já pensando no Dia das Crianças, a Prefeitura de Volta Redonda vai promover uma apresentação de Gabi Gabizoca, a boneca YouTuber mais badalada de todos os tempos, na cidade do aço. Será no domingo, 28, com o espetáculo “As aventuras do bambolê do tempo”, às 17 horas, no Teatro da Fevre, no Laranjal. O ingresso será solidário e pode ser trocado por 1 litro de leite a partir de terça, 23, às 8 horas, na Biblioteca Municipal, na Vila.
Detran
Rodrigo Dias Coelho, delegado da Polícia Civil, foi nomeado presidente do Detran-RJ. Ela é natural de Volta Redonda e ocupava o cargo de corregedor da presidência do órgão. Ele substitui Vinicius Farah, que reassume a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços.