Encontro
O bispo D. Francisco Biasin teve um breve encontro com o Papa Leão XIV, em Roma. Foi durante a Audiência Geral, na Praça São Pedro.
Rua de Compras
O bairro Água Limpa recebe hoje, sábado, 13, mais uma edição do ?‘Rua de Compras 2025’, evento promovido pela prefeitura local, Aciap-VR, Sicomércio e CDL-VR. Será das 9 às 18 horas, na Rua Rio Negro. Haverá brinquedos gratuitos, praça de alimentação, Feira de Artesanato, exposição de motos e carros antigos, além de apresentação da Banda e do Coral Municipal. “A ‘Rua de Compras’ já é tradição em Volta Redonda. Esse evento fomenta o comércio e tem papel fundamental no desenvolvimento econômico da nossa cidade”, destaca o assessor especial do Palácio 17 de Julho, Rogério Loureiro.
Merenda (I)
Boa parte dos alunos da rede pública de Volta Redonda ficou sem lanche e almoço na terça, 9, por conta de uma paralisação das merendeiras. O motivo: atraso no pagamento de salário por parte da empresa Ômega, responsável pelo serviço. Segundo elas, os atrasos são constantes. Detalhe: a prefeitura está em dia com o repasse de recursos para empresa.
Merenda (II)
Na manhã daquele dia, dezenas de merendeiras estiveram na Praça Sávio Gama para fazer uma manifestação, se encontraram com alguns vereadores e foram dialogar com a Secretaria de Educação. Após uma reunião com Osvaldir Denadai, secretário da pasta, a Ômega fez o pagamento.
Sancionado
O prefeito Neto sancionou o projeto de lei que autoriza a Prefeitura de Volta Redonda a criar uma Capela Mortuária no Santo Agostinho, proposta do vereador Simar (PSD). Que saia do túmulo (papel).
Adiado
O Serviço Autônomo Hospitalar de Volta Redonda adiou, sem novo prazo, a licitação para a contratação de uma empresa privada para terceirizar a contratação de médicos para o Hospital São João Batista. O motivo é… Não sabemos.
Cidadão
Quem deverá vir a Volta Redonda em breve é o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), mais do que nunca pré-candidato ao Governo do Estado. Ele receberá o título de cidadão volta-redondense da Câmara de Vereadores.
Diretório
O PT realizou na noite de terça, 9, o Encontro Municipal que oficializou a posse do novo diretório e da executiva eleita no Processo de Eleições Diretas (PED) de 2025. Marcos Araújo afirmou que assume o cargo com orgulho e responsabilidade. Filiado ao partido há 42 anos, ele destacou o desafio de fortalecer a militância e enfrentar a extrema direita.
Sumido
O coronel Luiz Henrique, secretário de Ordem Pública de Volta Redonda, está de férias. Tirou uns dias de descanso para, entre outras, esfriar a cabeça. Vale lembrar que ele está sumido dos holofotes desde que foi alvo de busca e apreensão por parte do Ministério Público, em uma ação que investiga uma quadrilha suspeita de venda de Carteira de Motorista. Henrique nega qualquer envolvimento.
Audiência
A Câmara de Volta Redonda vai realizar, na próxima quinta, 18, às 15 horas, uma audiência pública para debater o Plano Plurianual 2026-2029. O PPA, como é chamado, é um instrumento de planejamento de médio prazo, com vigência de quatro anos, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas da administração pública para esse período.
Veto
O prefeito Neto vetou integralmente o Projeto de Lei 024/25, que previa a distribuição de água pela prefeitura em áreas de grande circulação de pessoas em Volta Redonda durante períodos de ondas de calor. Agora, o veto será avaliado pelos vereadores e tem tudo para ser derrubado. O projeto é do vereador Rodrigo Duarte.
Informação
O vereador Paulinho do Raio-X quer saber detalhes da compra de materiais natalinos por parte do Palácio 17 de Julho, da ordem de R$ 1,3 milhão. Quer, inclusive, cópia integral do processo de compra. Neto tem 30 dias para encaminhar a documentação.
Cidade
O Conforto receberá a próxima edição do ‘Deputado na sua Cidade’, projeto do deputado Jari Oliveira (PSB) para aproximar seu mandato da população. Será na segunda, 15, às 8 horas, na Rua 4, ao lado do posto de saúde.
Quiosque
O Mercado Popular que liga a Avenida Amaral Peixoto ao Aterrado vai ganhar um quiosque novo! As obras estão quase prontas, como mostra a foto feita embaixo do Viaduto Nossa Senhora das Graças.
Suicídios (I)
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio pode aprovar, ainda em setembro, projeto de lei que obriga a instalação de equipamentos de segurança contínuos em passarelas, pontes e viadutos. O objetivo é reduzir tentativas de suicídios, e ocorrências de menor gravidade em acidentes nesses locais. Autor do PL, o deputado Rosenverg Reis defende a instalação de telas ou redes de proteção nas laterais de passarelas, pontes e viadutos no estado do Rio de Janeiro. Se aprovado, as prefeituras da região terão de se adequar à norma. Ou seja, que a prefeitura de Volta Redonda estude logo a instalação das telas nos viadutos da cidade do aço.
Suicídios (II)
Dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontam que a taxa de suicídio entre jovens cresceu 6% ao ano no Brasil entre 2011 e 2022. Já as taxas de notificações por autolesões na faixa etária de 10 a 24 aumentaram 29% a cada ano nesse mesmo período. O número foi maior que na população em geral, cuja taxa de suicídio teve crescimento médio de 3,7% ao ano e a de autolesão 21% ao ano, neste mesmo período.
Asfalto
A Secretaria de Obras de Volta Redonda terminou os serviços de troca do calçamento de parte de algumas vias dos bairros Village Santa Helena e São Geraldo. O antigo calçamento, feito com blocos intertravados, foi substituído, com a aplicação de asfalto. Jerônimo Telles, titular da pasta, lembra que a obra foi feita com recursos próprios da prefeitura. Merece nota 10.
Fanfarra de ex-alunos da ETPC
A Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei do deputado estadual Jari Oliveira que declara a Fanfarra de ex-alunos da Escola Técnica Pandiá Calógeras (ETPC), de Volta Redonda, como Patrimônio Histórico Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. Com nove títulos nacionais conquistados entre as décadas de 1970 e 1990, a fanfarra se tornou hors-concours em campeonatos nacionais e, desde a retomada, em 2021, voltou a ser símbolo de tradição e memória musical da região.
“A vitoriosa Fanfarra de ex-alunos da ETPC é motivo de orgulho para todo o estado, especialmente para Volta Redonda. O retorno das atividades, marcado pela dedicação e entusiasmo dos músicos, reforça ainda mais o merecimento dessa honraria”, destacou Jari.
Saúde
A secretária de Saúde de Volta Redonda, Márcia Cury, a subsecretária Sheila Rodrigues Dias Filgueiras e a coordenadora de Saúde Mental do município, Suely Pinto, se reuniram com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, graças a um pedido feito pelo deputado federal Lindbergh Farias. Na pauta, o aumento do teto financeiro destinado aos procedimentos de Média e Alta Complexidade (teto MAC), com o objetivo de reduzir o déficit atual e ampliar a capacidade de oferta dos serviços especializados à população de Volta Redonda. Foi a deixa para Neto passar a encher a bola do ministro e do presidente Lula. “É fundamental buscar recursos e apoio para Volta Redonda, garantindo melhores condições de atendimento e mais qualidade de vida para nossa população. Estamos no caminho certo para tornar a saúde pública da nossa cidade a melhor do país”, afirmou Neto.
Centro de Imagem
A Prefeitura de Volta Redonda já iniciou as obras para reforma geral do Centro de Imagem Gecy Vieira Gonçalves, que fica no Estádio Raulino de Oliveira. A obra, estimada em torno de R$ 2 milhões, tem o objetivo de melhorar o atendimento aos usuários do SUS. “A Saúde vem adquirindo equipamentos novos e alguns deles vão ser alocados no Centro de Imagem após a reforma, modernizando ainda mais o local e melhorando o atendimento aos pacientes do SUS”, explicou Márcia Cury. No período das obras, o atendimento está sendo realizado na Clínica Radiovida, na Vila, ao lado do Shopping 33.