Grampos

0
818

Escória (I) – O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado do Rio, Flávio Campos, e o presidente da Pesagro-Rio, Paulo Renato Marques, estiveram na CSN para conhecer o projeto de aproveitamento da escória como corretivo agrícola. A iniciativa já recebeu aval do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), como o aQui divulgou, com exclusividade na edição 1470, e agora aguarda apenasanálise do Ministério da Agricultura. “Estamos firmando um acordo de cooperação técnica com a Secretaria de Agricultura do Estado, que, a partir das análises laboratoriais, definirá como os produtos poderão ser aplicados ao solo com segurança. Vejo essa iniciativa com otimismo e acredito que trará excelentes resultados”, avaliou Flávio Campos.

Escória (II) – De agosto de 2020 a julho de 2025, a CSN, vejam só, movimentou 4,5 milhões de toneladas de escória (agregado siderúrgico) no Pátio de Beneficiamento da Volta Grande. Do total, cerca de 895 mil toneladas foram efetivamente reutilizadas em aplicações como pavimentação, terraplanagem e lastro ferroviário. Ou seja, se a escória for aprovada como corretivo agrícola, não vai faltar matéria prima.

Escória (III) – Marcio Lins, em nome da CSN, defendeu o uso da escória na agricultura por representar um passo importante na união entre sustentabilidade e agricultura. “Vamos apoiar os produtores rurais e fortalecer a economia do estado. A CSN tem orgulho de transformar inovação em benefícios reais para a sociedade”, pontuou.

Escória (IV) – Segundo os estudos do Inea, a escória não é classificada como resíduo tóxico e pode ser empregada em soluções sustentáveis — entre elas, a correção do pH do solo e aplicações agrícolas inovadoras.

Mulheres – A CSN, em parceria com a ETPC, começou mais uma turma do Programa Capacitar, que é voltado à formação de mulheres para atuação no setor industrial. Das mais de 9 mil inscrições, foram selecionadas 75participantes que, durante um mês, vão fazer o curso em formato híbrido, combinando aulas teóricas e práticas nas instalações da UPV. Em até seis meses, elas poderão ser promovidas a cargos técnicos de maior responsabilidade. “Quem se forma em ponte rolante, por exemplo, pode ser efetivada como operadora. Já na mecânica e elétrica, há possibilidade de progressão de nível”, explica uma das responsáveis pelo Capacitar. Tem mais. O projeto prevê a contratação imediata das alunas selecionadas.

Nissan – Os alunos do curso de formação profissional de ‘Operador Geral’ do Sindicato dos Metalúrgicos iniciaram as atividades práticas na Nissan, em Resende.  O projeto prevê a formação de até 400 pessoas da região.  “Ver esses jovens dentro da fábrica, vivenciando o dia a dia da produção, é motivo de orgulho. O Sindicato acredita na formação como instrumento de transformação social e profissional”, pontuou Odair Mariano, presidente do Sindicato.

Esqueceu? – Na sua entrevista semanal ao programa Dário de Paula, na quinta, 11, comandada por Douglas…, já que o titular estava acamado, o prefeito Neto falou vários minutos sobre a visita que Márcia Cury, secretária de Saúde, fez ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. E, como sempre, se preocupou mais em agradecer aos amigos de sempre, Dr. Luizinho, Cláudio Castro e ao próprio ministro. E nem citou o nome do deputado federal Lindbergh Faria (PT), que teria agendado o encontro em Brasília. Lindinho, como o petista é conhecido, não vai gostar…

Batendo cabeças (I) – Essa é de quem convive ou conviveu com Neto no Palácio 17 de Julho. Dá conta que a saúde do prefeito não anda boa e que, por conta disso, ele teria perdido o ‘tesão’ de governar. “Os problemas de saúde o levaram a faltar ao trabalho por dias seguidos. Ele não queria, mas foi obrigado a parar e cuidar da própria saúde e ir mais devagar”, pontua um deles, pedindo anonimato.

Batendo cabeças (II) – Ele vai além. Diz que o ‘desinteresse’ de Neto tem deixado seus auxiliares (secretários) perdidos em campo. “A falta de reuniões para avaliação de desempenho que o prefeito fazia, quando todos falavam o que estavam realizando e as dificuldades que tinham, deixou o governo à deriva”, pontua. “Todos ouviam as dificuldades dos outros e viam onde poderiam ajudar. Essas reuniões acabaram e os secretários desafinaram, perderam o ritmo da música”, avalia. “Atualmente estão batendo cabeça nos corredores”, dispara.

Batendo cabeças (III) – Para a fonte, o time de Neto ficou muito individualista. “Rende muito pouco no coletivo sem ter o comandante no leme do navio para mudar o rumo da embarcação e direcioná-la para o seu destino certo”, compara, pedindo a volta das reuniões de Neto & Cia. “Isso tem que ser urgente!”, encerra.

Cidadão ilustre – O ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça, vai se tornar Cidadão Volta-redondense. Ele vai receber a honraria, uma das principais do Poder Legislativo da cidade do aço, pelas mãos do presidente da Câmara, vereador Edson Quinto (PL). Ele será o primeiro ministro do STF a receber a homenagem. A proposta foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares. A entrega da honraria deverá acontecer durante evento na UFF, em Volta Redonda.
O ministro será o preletor da Aula Magna do grupo de Pesquisa em Direitos Humanos, Comunicação e Mídia, da UFF em Volta Redonda, marcada para a próxima segunda, 15, às 14 horas, no campus Aterrado. A mesa será presidida pelo professor Marcus Wagner de Seixas e o evento será aberto ao público. Tema: O Poder Judiciário no Brasil. Bem atual, né?

Pressão – Um abaixo assinado de moradores da Vila, pedindo que os ônibus voltem a circular pela Rua 33, ainda em obras, parece que deu resultado. O anuncio foi divulgado pelo grupo nas redes sociais anunciando que a volta dos ônibus será a partir já desde sábado, 13. O abaixo assinado contabilizou 809 assinaturas. Deve ser a primeira vez que Barenco, que comanda a secretaria de Transportes, cedeu a algum pedido. Não atendia nem ao prefeito Neto. Será que está tomando juízo?