Grampos

0
849

 CIMA (I) – Na terça, 13, a CSN inaugurou o seu Centro Integrado de Monitoramento de Ativos (CIMA). O novoespaço representa um marco para a companhia, trazendo um modelo inovador de acompanhamento de ativos críticos e colocando a empresa de forma definitiva na era da Indústria 4.0.

O CIMA integra tecnologias avançadas de monitoramento on-line e técnicas preditivas que permitem identificar, em tempo real, alterações no funcionamento dos equipamentos. Isso significa antecipar falhas, aumentar a confiabilidade e, ao mesmo tempo, reforçar a segurança das operações.

CIMA (II) – Atualmente, já são monitorados 83 equipamentos de grande porte por meio de 174 sensores, número que deve mais que dobrar nos próximos meses, chegando a 171 ativos acompanhados e 424 sensores instalados. A expansão vai garantir maior eficiência e disponibilidade dos ativos, reduzindo custos de manutenção e aumentando a produtividade da usina.

CIMA (III) – Para o diretor executivo de Produção da Siderurgia, Márcio Lins, o CIMA inaugura uma nova etapa na história da empresa: “Com o CIMA, entramos de forma definitiva na Indústria 4.0. Estamos conectando tecnologia, inovação e pessoas para operações mais inteligentes e seguras. Esse é um passo estratégico para a competitividade da CSN e motivo de orgulho para todos nós.”

Luto – Conforme o aQui noticiou, com exclusividade nas redes sociais, o empresário Henrique Coimbra Valle, presidente do Grupo Valle Sul, morreu na manhã de terça, 19, vitima, segundo informações extraoficiais, de um infarto. O seu corpo foi velado em Rio Claro e o corpo foi cremado em Angra dos Reis. Henrique Valle era um dos principais nomes do setor empresarial da Costa Verde, com forte penetração no meio político do Sul Fluminense. Tinha 77 anos e aversão a ser fotografado. Suas empresas, com cerca de 750 funcionários, já vinham sendo administradas pelos filhos – Emilio e Luiza.

AposentadoO advogado Eduardo Prado, presidente da FOA, entrou para o quadro de associados da AAPVR – Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (ver foto). Ele foi funcionário da instituição há 30 anos, quando fez parte do Departamento Jurídico da entidade. Para o presidente da AAPVR, Geraldo Vida, a adesão de Eduardo Prado será muito benéfica para os associados e comunidade em geral. “Nós já temos alinhavado alguns projetos que deverão ser anunciados em breve. Tenho certeza de que, em pouco tempo, esses projetos poderão ser postos em prática”, disse Vida.

Pesquisa (I) – Uma pesquisa do Instituto Prefab Future, realizada no período de 12 e 16 de agosto, mostra que o prefeito Eduardo Paes, tem tudo para vencer as eleições para o governo do Estado em 2026. O levantamento foi feito com 1.001 pessoas fluminenses e mostra que Paes teria 35,5% das intenções de voto se a eleição fosse hoje. Os principais adversários aparecem com percentuais bem menores: Wladimir Garotinho (5,5%), Washington Reis (4,7%), Rodrigo Bacellar (4%), Fabiano Horta (2,5%), Wilson Witzel (2,3%) e Monica Benício (1,8%). Brancos e nulos somam 21%, e 22,7% não souberam responder.

Pesquisa (II) – Na rejeição, o ex-governador Witzel lidera com 21,1%, seguido por Paes (18,6%). Para João Nonato, diretor de análise de dados da Prefab Future, os números reforçam a força de Paes, mas também mostram um eleitorado fragmentado, com muitos indecisos. “Ainda há espaço para movimentação política até 2026”, afirma.

Senado (I) – Na corrida pelo Senado, Flávio Bolsonaro lidera com 22,2% das intenções de voto. Em seguida aparecem Cláudio Castro (11,2%), Marcelo Freixo (9,9%), Benedita da Silva (6,6%), Anielle Franco (5,2%). Hélio Lopes – 4,0%, Clarissa Garotinho – 3,8%, Alessandro Molon – 2,4%, Pedro Paulo – 2,1%, Fernando Jordão – 1,5% e Portinho – 1,1% Brancos e nulos somam 15,9% e 14,1% não souberam responder.

Senado (II) – Em termos de rejeição, Flávio Bolsonaro encabeça a lista, com 21,5%, seguido por Benedita (10,2%), Cláudio Castro (8,4%) e Marcelo Freixo (8,4%).

Castro – A pesquisa também avaliou a percepção da população em relação aos governos estadual e federal. No caso de Cláudio Castro, apenas 30,3% dos entrevistados aprovam a sua gestão, enquanto 37,1% afirmaram desaprovar e 32,6% não souberam avaliar. Com relação a Lula, 25,5% aprovam o governo, 61,1% desaprovam e 13,4% não souberam responder. Ou seja, Castro e Lula estão mal…  

Detran – O deputado estadual Jari Oliveira continua brigando pela descentralização do serviço de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Identidade Civil pelo Detran em Volta Redonda. O parlamentar quer, entre outras, que o órgão crie novos postos de atendimento na cidade do aço. Ele está certo. “O posto do Detran funciona em um shopping, em local de difícil acesso e com cobrança de estacionamento aos usuários”, justificou. Só não lembrou que o estacionamento é dos mais caros, na base de R$ 15,00 a hora. Tem mais. Quem vai de ônibus tem que atravessar a rodovia dos metalúrgicos, debaixo de sol e chuva.

Sugestão – Se depender de Jari, o Detran deveria criar mais três novos postos em Volta Redonda. “Na região dos bairros Retiro e Santo Agostinho, além da reativação do antigo posto do Detran, no Centro, por conta da facilidade de acesso para moradores de todo o município”, explicou. Que o Detran se pronuncie…

No shopping – Jari também poderia questionar o Detran a respeito da limitação do número de senhas que são distribuídas – 15 por dia – para os idosos que procuram atendimento no posto do shopping Park Sul.

Academia da Vida – Os cerca de 280 alunos da Academia da Vida, voltada para maiores de 60 anos, vão ganhar uma escola totalmente reformada na próxima segunda, 25. A sede, no acesso Laranja no Raulino de Oliveira, passou por obras de infraestrutura e reconfiguração do espaço para receber os alunos e profissionais com mais conforto e funcionalidade.

Tablets – A Secretaria de Saúde de Volta Redonda, comandada por Márcia Cury, entregou tablets e crachás de identificação para os 141 Agentes Comunitários de Saúde que atuam no Programa de Saúde da Família do município. O equipamento vai facilitar o trabalho desses profissionais, que são o elo entre a população e os serviços de Saúde. “São os Agentes Comunitários de Saúde que estão no dia a dia dentro da casa das pessoas. Mais que um equipamento tecnológico, os tablets significam mais qualidade no atendimento”, pontuou. “Vamos investir muito na Atenção Primária para garantir a prevenção e a promoção à saúde. E vamos trabalhar para transformar as UBSs do município em Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs); hoje são 46 unidades da Atenção Primária, sendo 38 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) e oito Unidades Básicas de Família (UBSFs)”,completou Márcia Cury, noticiando que a prefeitura vai preparar um novo concurso público para ampliar o número de ACS no município.

Foto de Adriana Cópio.