Grampos

0
148
Screenshot

Jovem Sangue Bom’ (I)

A Secretaria da Juventude e o Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda são parceiros no projeto ‘Jovem Sangue Bom’, que tem o objetivo de engajar estudantes como doadores voluntários. Para divulgar a iniciativa, as equipes da Sejuv e do Hemonúcleo fazem palestras em colégios, voltadas para alunos a partir dos 16 anos, e estudantes do Ensino Superior. Na segunda, 24, elas estiveram no campus da UFF, na Vila, durante a recepção dos calouros. Resultado: 14 alunos da instituição foram doar sangue ao Hemonúcleo de Volta Redonda.

‘Jovem Sangue Bom’ (II)

O secretário da Juventude, Munir Filho, é um entusiasta da campanha. “Sabemos que a juventude de Volta Redonda é atuante e queremos reforçar esse papel de protagonismo dos jovens na sociedade. Com a campanha ‘Jovem Sangue Bom’, mostramos que a juventude unida pode fazer a diferença, pode garantir o estoque do nosso Hemonúcleo”, pontuou Munir, lembrando que uma doação pode salvar até quatro vidas

STF

Essa vai doer no bolso dos fluminenses: o STF confirmou a constitucionalidade da Taxa de Incêndio, o famigerado tributo que só o governo do Estado do Rio vinha cobrando dos seus contribuintes sob o argumento de que servia para financiar as atividades de prevenção e combate a incêndios realizadas pelo Corpo de Bombeiros. Por 9 votos a 2, os ministros mantiveram a contribuição anual, que a partir de agora tem que ser paga e ponto- final… Quem não estiver satisfeito que se mude para outro estado da federação. Vale lembrar que a Taxa de Incêndio foi instituída em 1982. Até então, era só uma obrigação do estado.

Reforma

A construção da nova Escola Municipal Especializada Dr. Hilton Rocha, na Voldac, que atende cerca de 70 alunos cegos, segue a mil por hora. Quase todas as estruturas já foram finalizadas, e os trabalhos atualmente estão na fase da pintura interna e aplicação de pisos, entre outras. O investimento é da ordem de R$ 4,1 milhões. “Essa é mais uma obra que deixará um legado para a população, especialmente para pessoas com deficiência visual. Será uma escola mais acolhedora, espaçosa e bem equipada para atender alunos e professores”, avalia o prefeito Neto. Detalhe importante: a unidade atende estudantes de Volta Redonda e de cidades vizinhas, incluindo crianças, adolescentes e adultos que recebem Atendimento Educacional Especializado (AEE) no contraturno, além de suporte para pessoas em processo de perda de visão.

Dá pra copiar?

A Câmara do Rio de Janeiro está prestes a tornar lei um projeto da vereadora Talita Galhardo que pretende regulamentar a cobrança nos estacionamentos rotativos privados, como os de shoppings e hipermercados da cidade maravilhosa. Passa por garantir a gratuidade para clientes que comprovarem gastos em compras equivalentes a 20 vezes o valor cobrado pelo estacionamento. Para usufruir do benefício, os consumidores deverão apresentar notas fiscais das compras realizadas no mesmo dia, acompanhadas do bilhete do estacionamento. A gratuidade será válida para permanência de até três horas. O tempo mínimo para garantir o direito à isenção será de quinze minutos. Em Volta Redonda, onde existem três shoppings e dezenas de supermercados, qual vereador vai copiar o PL?

Multa (I)

A Comissão de Constituição e Justiça da Alerj aprovou um projeto de lei que obriga as concessionárias a pagar uma multa ao consumidor em caso de interrupção nos serviços de água e esgoto, com valor de até cinco vezes a média das últimas seis faturas de quem foi prejudicado. O PL 3594/ 2024 é de autoria do deputado estadual Vinicius Cozzolino. Pena que não incluiu as concessionárias de energia elétrica, né?!

Multa (II)

Pelo PL de Cozzolino, o valor da multa deverá ser creditado automaticamente na fatura do usuário, sem necessidade de solicitação, garantindo mais agilidade e menos burocracia para o consumidor. O projeto ainda será votado em plenário. Detalhe: a multa só deixará de ser aplicada em casos de força maior, como desastres naturais, ou quando a interrupção ocorrer por problemas técnicos dentro da pro- priedade do consumidor.

Eletrosolidário

Preocupada com a preservação da Natureza, a Legião da Boa Vontade (LBV) lançou o projeto Eletrosolidário, que tem o objetivo de promover o descarte correto de eletro- domésticos e eletroeletrônicos, transformando- os em recursos em prol de crianças e adolescentes de famílias em vulnerabilidade social. Para participar, basta depositar  voluntariamente os eletroeletrônicos e eletrodomésticos que você não usa mais ou que iriam para o lixo na caixa coletora instalada na unidade da LBV na Avenida Nossa Senhora do Amparo, 5079 – Santa Rita do Zarur, em Volta Redonda, das 8 às 17 horas. O valor da reciclagem será revertido para os projetos sociais oferecidos pela Instituição. Informações pelo telefone (24) 3344-2100.

Cidade da Música

O projeto ‘Volta Redonda, Cidade da Música’ foi um dos destaques do Iberorquestras Juvenis – Prática Musical Inclusiva, realizado na cidade portuguesa de Arronches, que reuniu especialistas de Portugal, Brasil e Chile. Na terça, 25, a maestra Sarah Higino, coordenadora do trabalho, representou o Brasil apresentando o tema ‘Música e Educação: o impacto do projeto ‘Volta Redonda, Cidade da Música’. “Eu me sinto honrada por representar o Brasil neste encontro, enfatizando as ações educativas, sociais e musicais do nosso projeto. O evento comprova o poder extraordinário da música de transformar vidas, com profissionais apresentando suas experiências no Iberorquestras Juvenis”, afirmou Sarah. “Mais do que nunca, observamos que os países participantes reconhecem o impacto positivo da música nas pessoas. O evento não só celebra a arte, mas promove a inclusão e igualdade de oportunidades através das ex- periências compartilhadas”, complementou.