Grampos

0
347

Pedras portuguesas

O vereador Renan Cury está preparando um projeto de lei para apresentar na Câmara propondo o tombamento das pedras portuguesas na cidade do aço. Ele está certo em querer preservar a história de Volta Redonda e, no caso das pedras, vale lembrar que elas já foram arrancadas da Rua 33, de outras vias na Vila e só um PL como o de Renan pode impedir que o Governo do Estado apareça querendo arrancar também as pedras portuguesas do Palácio 17 de Julho, na Praça Sávio Gama. Ou na calçada da CSN

Rua 33

Como o aQui antecipou, na manhã de segunda, 10, a Prefeitura de Volta Redonda reiniciou as obras da Rua 33, com a previsão de embutir toda a fiação de energia elétrica que passa pela via. O projeto prevê, nesta primeira fase, a interdição provisória da Rua 60 para quem sai da Vila, passando pelo antigo Recreio da CSN, com destino ao bairro Sessenta, onde está sendo construído um gabinete central na Praça da ETPC com a instalação de um painel que irá receber e distribuir energia para os fios que serão embutidos em tubos ao longo da via, até outra caixa que será construída nas proximidades da Rua 18, no início da 33.

É Carnaval (I)

O Governo do Estado do Rio de Janeiro decretou ponto facultativo nas repartições públicas estaduais nos dias 28 de fevereiro, 3 e 5 de março, em razão das festividades de Carnaval e da Quarta-Feira de Cinzas. “O Carnaval é uma das festas mais importantes do nosso estado, movimenta a economia e atrai turistas do mundo inteiro. Com essa medida, garantimos mais organização e segurança durante um período de muito movimento nas ruas, sem comprometer os serviços essenciais”, justifica o governador Cláudio Castro. É Brasil!

É Carnaval (II)

Os prefeitos das cidades da região deverão adotar o mesmo feriadão dado por Castro. É Brasil!

 

Santo Agostinho

Nomeado subprefeito do Santo Agostinho, Ednilson Vampirinho iniciou os trabalhos fazendo uma campanha para que os comerciantes do bairro se regularizem junto ao Palácio 17 de Julho. Que todos, incluindo as igrejas, tirem alvarás. Inclusive quem tem comércio em áreas de posse. “Temos uma legislação que permite a regularização de comércios em terrenos de posse, mesmo que a área não seja formalmente regular. Com o apoio de engenheiros e arquitetos da prefeitura, podemos garantir a viabilidade da estrutura e emitir os alvarás de funcionamento”, garante Vampirinho.

‘Piloto Cidadão’

O Palácio 17 de Julho lançou na segunda, 10, o projeto ‘Piloto Cidadão’, em parceria com o Kartódromo Internacional de Volta Redonda, voltado para adolescentes de 14 a 17 anos. As atividades vão acontecer sempre às quartas e quintas, das 14 às 16h30min, e a previsão é de que o projeto tenha início nos dias 12 e 13 de março. A parceria foi firmada entre o prefeito Neto e o empresário José Fardim, proprietário do Kartódromo. As inscrições podem ser feitas nas secretarias de Ordem Pública, Juventude e de Assistência Social. O Centro Oportunizar, na Rua 16, nº 245, na Vila, também receberá inscrições.

Infantil

O deputado estadual Munir Netto surpreendeu todos da vida política volta-redondense ao entrar em uma briga cujo final já foi praticamente sacramentado. Detalhe: a favor do lado que ele escolheu. Ninguém entendeu nada. Nem o prefeito Neto, seu irmão.

Essa é difícil de engolir

A Prefeitura de Volta Redonda vai contratar uma empresa especializada na prestação de serviços de poda. Isso mesmo: poda de árvores, que hoje é feita pela poderosa Secretaria de Ordem Pública. E, quando a Semop, comandada pelo coronel Luiz Henrique, permite, pela Secretaria de Serviços Públicos e pela Secretaria de Meio Ambiente. O pregão está marcado para o dia 6 de março, às 9 horas.

Notebooks

Na segunda, 17, às 9 horas, a Prefeitura de Volta Redonda promoverá um leilão interessante: para a compra de note books. A quantidade não foi informada na publicação, feita em um jornal da capital, referente ao pregão 90013/2025.

Vaga garantida

Cerca de 20 familiares de pessoas com deficiência (PCDs) têm vagas garantidas nos cursos profissionalizantes da Fundação Beatriz Gama no primeiro semestre de 2025. A oportunidade surgiu por meio de parceria da Secretaria da Pessoa com Deficiência e da FBG com a Associação ArfloreSer – Autismo em Rede Volta Redonda. A ideia é estimular o empreendedorismo em famílias com filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperativi- dade (TDAH). Importante: a Fundação vai abrir as inscrições para a comunidade na próxima terça, 18.

Escolas

A Secretaria de Educação de Volta Redonda está cuidando da adequação da infraestrutura elétrica em mais dez escolas da rede municipal de ensino, que vão receber aparelhos de ar-condicionado. No total, 25 escolas já estão podendo enfrentar o calor infernal da cidade do aço. A expectativa é de que todas as 100 escolas existentes na rede municipal possam contar com ar-condicionado, beneficiando os cerca de 35 mil alunos, além dos profissionais da Educação, com espaços mais confortáveis.

Campo (I)

A comunidade do Açude II ganhou a reforma do campo de grama sintética da Praça Professor José Belmonte na Rua 6. A obra foi custeada pelo projeto ‘Jogando Junto’, do Governo do Estado e coube à prefeitura trocar a iluminação do campo por lâmpadas de LED, para facilitar o uso noturno do espaço. Na inauguração, Neto entregou uma placa com o nome do ex-presidente da Alerj, Jorge Picciani, ao secretário de Estado, Rafael Picciani, que, segundo ele, carrega a determinação, sabedoria e lealdade do pai. “Esse legado o levará para um futuro com ainda mais conquistas. E conte com a nossa cidade para perpetuar esse sobrenome que tanto faz e fez pelo Sul Fluminense”, dizia a placa.

Campo (II)

Rafael Picciani mostrou que é um bom filho e saiu prometendo novos projetos para Volta Redonda. “Vamos trabalhar para trazer um projeto de ginástica artística e outro de karatê para o município”, disse, bem ao estilo do pai.