CSN e UFF (I)
Diretores da CSN e gestores acadêmicos da Escola de Engenharia da UFF em Volta Redonda se reuniram para tratar de pôr em prática algumas ações visando o bem comum. A diretora de Sustentabilidade, Helena Guerra, e o diretor executivo de Siderurgia, Alexandre Lyra, apresentaram diversos projetos em andamento na Usina Presidente Vargas, além de compartilharem perspectivas para a área de produção. A questão ambiental foi o ponto alto do encontro, que reuniu coordenadores dos cursos de engenharia de graduação e pós-graduação da UFF, chefes de departamentos e o diretor da Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica da UFF, professor Afonso de Carvalho Peres. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Volta Redonda, Sérgio Sodré, também participou do encontro. Helena Guerra apresentou os investimentos da CSN em projetos ambientais, com foco na redução de emissões na UPV, compartilhando com o corpo docente da Escola de Engenharia informações detalhadas sobre as iniciativas.
CSN e UFF (II)
O encontro, no Hotel Bela Vista, teve um simbolismo especial: no mesmo salão, em 17 de junho de 1961, foi comemorada a criação da Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica em Volta Redonda, em um banquete que contou com a presença do então presidente Jânio Quadros, que ministrou a aula inaugural. A história da criação da faculdade em Volta Redonda também foi relembrada durante o encontro, reforçando os laços históricos entre a universidade, a CSN e a comunidade local.
DPVAT
Na segunda, 28, os fluminenses foram surpreendidos com o anúncio, feito por Cláudio Castro, de que o governo do Rio de Janeiro não cobrará dos motoristas o Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT), o novo DPVAT. A cobrança havia sido extinta em 2020, pelo governo Federal. “Quero garantir para você, morador do Rio, que aqui não terá DPVAT. A população já paga uma alta carga tributária, e nós não temos que criar mais nada que gere custo na vida do cidadão. Nós não assinaremos o convênio proposto pelo governo Federal, de embutir a cobrança juntamente com o IPVA”, declarou o governador. Será que vai manter a promessa?
2028
Mais um nome começou a circular como provável candidato à sucessão de Neto nas eleições de 2028. O de Paulinho AP, ainda vereador e futuro secretário de uma secretaria que ainda não existe, a da causa animal. Dizem até que o rapaz teria apoio do próprio prefeito para atuar nos bastidores para ir plantando seu nome no meio político local. O problema é que ele primeiro terá que encontrar a paz nos negócios.
Luz
A prefeitura de Volta Redonda vai executar obras de infraestrutura elétrica em 10 unidades educacionais do município Valor do investimento: R$ 603 mil.
Asfalto
A reforma da Praça da ETPC, destruída com as obras da Rua 33, na Vila, vai entrar na etapa de pavimentação asfáltica no entorno da que já foi a mais bonita praça de Volta Redonda. Pelo andar da carruagem, com o corte e poda de dezenas de árvores, criação de pista de caminhada e fim de áreas gramadas, todas sendo cimentadas, há quem tema pelo pior: que vire apenas mais uma pracinha da cidade do aço. Quanto à reforma da pista de skate, por enquanto, nada. Só foi destruída. As quadras de basquete também não saíram do papel.
Pinguinho de gente
Mais uma obra do Palácio 17 de Julho sendo engatilhada: a da reforma do Centro Municipal de Educação Infantil Pinguinho de Gente. A concorrência está marcada para o dia 18 de novembro. Ah, a Escola Municipal Dr. João Paulo Pio de Abreu também será reformada. A concorrência acontece no dia 14 de novembro; a da Escola Pará será no dia anterior, 13. O bom é que todas deverão ser realizadas no período das férias estudantis. Quem assim seja.
Saúde
O prefeito Neto voltou a revelar, em sua entrevista ao Programa Dário de Paula, que ainda não tem substituto para Conceição Souza, atual secretária de Saúde e que vai assumir a pasta em Piraí no governo Pezão. “Mas vou encontrar alguém”, disse. Neto descartou duas sugestões feitas pela equipe do programa: o médico Waldir Roma e Thiago Martins, assessor especial do prefeito. Serviços “Ela continua”. Foi que o prefeito Neto respondeu sobre a possibilidade de Poliana Moreira, secretária de Serviços Públicos, deixar o governo a partir do ano que vem. A saída da moça, tão criticada, era dada como certa no meio político. Quem andou plantando a queda da moça quebrou a cara.
Pasta
Por falar em plantar espaços, Neto anda com dificuldade para colocar seus aliados que foram derrotados na eleição para a Câmara. Fábio Buchecha, por exemplo, ainda não foi chamado por Neto para conversar a respeito, apesar de o prefeito já ter anunciado que o parlamentar fará parte de sua equipe.
A conferir
A CSN poderá apoiar o time do Audax no Campeonato Carioca de 2025. A informação foi divulgada por Renato Azevedo, diretor do clube.
Elétrica
O vereador Lela, que não foi reeleito, deverá reassumir o DEIP (Departamento de Iluminação Pública), posto que já ocupou em administrações anteriores do prefeito Neto. O atual diretor, Edmar Borges, será realocado dentro do governo. Detalhe: há quem não concorde com o ‘troca-troca’ iluminado.
Férias
O diretor-presidente do Saae-VR, Paulo Cezar de Souza, o PC, está de férias. Em seu lugar, ficou o engenheiro Silvano Bouzan. Detalhe: Neto já confirmou que PC continua no cargo em 2025.
Alerta
Na entrevista a Dário de Paula, Neto deixou claro que alguns secretários poderão perder seus cargos. “Haverá algumas mudanças, mas poucas”, disse sem dar ‘nome aos bois’.
Ambiente (I)
Um dos nomes pode ser o do secretário do Meio Ambiente, Anderson Silva de Azevedo.
Ambiente (II)
Entre os motivos para a futura queda de Anderson estaria o projeto de construção de um grande centro de logística na cidade do aço. O moço não teria visto algumas irregularidades envolvendo a localização do empreendimento em área ambiental. A
polêmica sobre a tentativa de aterro da lagoa do Belvedere, a que não foi aterrada por obras da família Campos Pereira, também. Se bem que, nesse caso, a culpa não seria totalmente dele.
Pendurando
O ex-vereador Maurício Batista, conhecido como homem-bomba da política volta-redondense, já anunciou a amigos e eleitores que vai pendurar as chuteiras. Deve lançar o filho como candidato a vereador nas próximas eleições municipais. Até lá, espera fazer parte de alguma secretaria do prefeito Neto.
Projeto
O projeto de lei para criar a secretaria da Juventude de Volta Redonda será enviado à Câmara ainda este ano. A pasta, como disse o prefeito a Dário de Paula, será ocupada pelo filho do deputado estadual Munir Neto, o Munirzinho. Será conhecido pelo apelido carinhoso de ‘meu sobrinho’. A vaga de subsecretário será dada a Serginho Loureiro, filho do megaempresário Sérgio Loureiro. “Tenho certeza que a Câmara irá aprovar”, aposta Neto. Ele tem razão. A tendência é que a pasta seja aprovada por 20 dos 21 vereadores.
Já esperado
Quem deixou de fazer oposição ao prefeito Neto foi o vereador Rodrigo Furtado, reeleito pelo PL. Ele teria tido um encontro com o prefeito no final da semana passada, marcado graças à intervenção do secretário de Comunicação, Rafael Paiva. No papo, o prefeito e o vereador acertaram os ponteiros.
Apoio
A vereadora eleita Carla Duarte já teria fechado acordo para as eleições para a Câmara Federal em 2026. Detalhe: não será para ninguém do Sul Fluminense. Deverá se engajar na campanha de Laura Carneiro para deputada federal. Para estadual, Carla, é claro, vai caminhar com seu guru político, Munir Neto. Será mais uma a apoiar candidatos de fora.
Obras (I)
A Câmara de Volta Redonda derrubou, na sessão de quinta, 31, o veto do prefeito Neto ao Projeto de Lei 136/24, que em tese proibiria a construção de um condomínio do ‘Minha Casa, Minha Vida’ no Belmonte, em um terreno onde seria erguida uma creche. O projeto foi apresentado pelos 21 vereadores e acabou aprovado antes das eleições de outubro. Na época, Neto chegou a suspender as obras de construção do condomínio.
Obras (II)
A revolta dos vereadores é que após as eleições, as obras foram retomadas. “É muito triste ver que agora, passando as eleições, elas voltaram. Quando me contaram que tinham retomado a construção eu não acreditei, tive que ir lá ver com meus olhos”, disse o presidente da Casa, Edson Quinto (PL). “E vou ser sincero: acredito que esse caso vai acabar se tornando uma briga judicial”, prevê.
Obras (III)
A principal preocupação dos vereadores ao criticarem a construção do ‘Minha Casa, Minha Vida’ no Belmonte seria a falta de estrutura do bairro para receber mais 100 novas
famílias. Além de, é claro, a questão da segurança pública. “A gente sabe que todo condomínio desse tem atualmente um tráfico de drogas comandando”, criticou o vereador Sidney Dinho, policial reformado.
Crítica
Quem também criticou a construção do condomínio foi o vereador Neném, um dos principais aliados de Neto. Mas ele aproveitou para cutucar o empresário Mauro Campos, que foi candidato pelo Novo – e derrotado – ao Palácio 17 de Julho. “Esses condomínios precisam ter critérios para serem construídos. Você vê aquele condomínio feito pelo Mauro Campos, que tem milhares de moradores (na Rodovia do Contorno), e ele não doou um espaço para a prefeitura construir uma creche, uma escola, unidade saúde… Nada. Nem espaço para as pessoas esperarem ônibus tem direito”, criticou.
Privilégio (I)
Os vereadores também aprovaram um projeto de lei que prevê privilégios aos corretores de imóveis de Volta Redonda. Trata-se do PL 147/24, de autoria do petista Walmir Vitor, que quer que os corretores tenham atendimento prioritário em todos os órgãos públicos da cidade do aço. Foi aprovado por unanimidade.
Privilégio (II)
Vale lembrar que essa não seria a única categoria profissional a ter privilégios. É que a Casa já havia aprovado um projeto semelhante para garantir atendimento prioritário aos contadores. A proposta, é claro, foi de Luciano Mineirinho, que é profissional da área. Tem mais. Agora o advogado e vereador Rodrigo Furtado já anunciou que irá apresentar um projeto com o mesmo teor para os profissionais do direito. Tá virando lugar-comum.
Trânsito
O vereador Betinho Albertassi não aguenta mais receber reclamação de trânsito na Ponte Alta, principalmente próximo ao terminal rodoviário. Acabou apresentando pedido à Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana pedindo que seja elaborado um estudo de viabilidade técnica para mudanças no trânsito do local. O ideal, na verdade, seria acabar com o terminal, garantem alguns especialistas.
Cirurgia
A Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda informa que D. Luiz Henrique da Silva Brito, bispo diocesano, foi submetido a um procedimento cirúrgico de colectomia na quinta, 31. A cirurgia teria sido bem-sucedida e D. Luiz Henrique encontra-se em recuperação.